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Navegando por Autor "Cardoso, Maria Grazia Cribari"

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    Cultura, saúde e entretenimento: transtorno de personalidade antissocial nas histórias em quadrinho de terror
    (2024-03-06) Santos, Thalyta Raquel dos; Cardoso, Maria Grazia Cribari; http://lattes.cnpq.br/2450643941158970; http://lattes.cnpq.br/8371225928184514
    The article aims to study the concepts of health and disease, culture and entertainment within the scope of Social Sciences and their epistemological value when applied to anthropology with a certain level of complexity. The concepts of normality and abnormality and social psychopathy are developed based on the studies of François Laplantine, Victora Ceres, Cecília Hellman, Clifford Geertz, etc. and there is also the relationship established by Laplantine between Ethnopsychiatry and (ASPD). The work analyzes horror comics from Calafrio magazine in issues 65, 72 and 74 based on bibliographical research. The possible contributions of the social environment to the phenomenon are categorically addressed. The concept of Normality and Abnormality and their relationships with Social Psychopathy are analyzed. It concludes with an analysis of the implications and challenges of Social Psychopathy in supporting the creation of entertainment media, specifically horror comics in Brazil.
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    A emoção na música pernambucana e periférica: o amor nos tempos do brega romântico
    (2024-02-29) Santos, Maria Cecília Duran Correia; Cardoso, Maria Grazia Cribari; http://lattes.cnpq.br/2450643941158970; http://lattes.cnpq.br/9308546036230827
    Emotions are culturally constructed and historically shaped by the context in which they are embedded, manifesting symbolically through cultural, social, and artistic expressions. Emotions, especially love, are influenced by the cultural context of the society in which they exist, such as gender performance and classes. The article aims to study emotions and analyze the expression of love found in romantic brega music produced in the state of Pernambuco. The study process was conducted through qualitative research, drawing on classical and contemporary theorists of the Anthropology of Emotions. Field research was carried out at brega shows and carnival events. Interviews with listeners were conducted, and some songs were analyzed using interpretative methods. Through this musical style, it is possible to envision a specific cultural field with social and emotional factors embedded in the construction of lyrics, which relate to the perceived meaning of love by both listeners and music producers.
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    As influências da matriz africana na culinária pernambucana
    (Departamento de Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Ciências Humanas, 2011) Cardoso, Maria Grazia Cribari
    O alimento é mundialmente considerado como uma fonte de informações culturais, históricas e econômicas de um povo, entretanto encontra-se sempre ligado ao prazer e às sensações provocadas pelo seu consumo. Nos países de intensa miscigenação, como o Brasil, a gastronomia diversificada é resultado das influências sofridas e da diversidade de produtos naturais disponibilizados, incentivando principalmente a trocas de elementos nas preparações. Esta pluralidade encontra-se evidenciada na região Nordeste e representada na culinária regional. No presente projeto abordaremos a relevância e influência do povo africano nas preparações tipicamente pernambucanas por meio de levantamento bibliográfico dos ingredientes utilizados, métodos de cocção, apresentação das preparações e busca por variações em “receitas” tradicionais e posteriormente a realização de oficinas. Os resultados irão contribuir para uma maior afirmação cultural, com o resgate das “receitas” e apresentação das mesmas ao público acadêmico.
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    labassês: saber e trabalho feminino na cozinha dos terreiros de matriz africana nas cidades do Recife e Olinda
    (Departamento de Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Ciências Sociais, 2011) Cardoso, Maria Grazia Cribari
    Pretende-se fazer inventário do trabalho e do saber das cozinheiras (Iabassês) de terreiros de Xangô em Recife e Olinda a fim de organizar um original de sobre os conhecimentos tradicionais dessas mulheres. Iabassês são as cozinheiras do terreiro. No Xangô estas ocupam um lugar de prestígio na organização social. São filhas de santo que executam a tarefa de cuidar da cozinha, sob a supervisão da mãe ou do pai de santo. Muito se tem escrito sobre o prestígio das mulheres no candomblé e a função que elas exercem na preparação das comidas sagradas. Em geral, as Iabassês são escolhidas entre as filhas de santo mais velhas. O conhecimento rico e diversificado que possuem sobre as comidas de santo, acrescidos os tabus em relação ao sangue menstrual das mulheres, possivelmente herdados da África, jogam um papel importante nessa escolha. Em geral elas são nascidas e criadas em família de religião afro : Sistematizam seus saberes das comidas de santo através de uma vivência desde a infância nos terreiros e do qual recebem os ensinamentos culinários mágicos e ritualizados da cozinha de santo. Pretendemos reunir e inventariar o ofício e o conhecimento tradicional das cozinheiras a fim de organizar um original de livro.
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    "A mulher que fica": os desdobramentos socioeconômicos do estigma de cortesia e encarceramento na unidade familiar
    (2024-10-03) Silva, Yara Joyce Soares da; Cardoso, Maria Grazia Cribari; http://lattes.cnpq.br/2450643941158970; http://lattes.cnpq.br/3696120266098343
    The aim of this scientific contribution is to discuss the social and economic consequences of the courtesy stigma of imprisonment on the family unit of convicts. To this end, the concept of courtesy stigma will be discussed initially, based on a bibliographical survey, with the aim of not only bringing the literature and the empirical closer together, but also amplifying the voices and experiences of those families who, like mine, have dealt with stigma and its perversity. Next, the notion of public policies will be addressed, as well as the importance of formulating social policies aimed at protecting the family of the incarcerated. In this way, a reading of these families will be glimpsed beyond the imagery of the "prisoner's family, taking into account authentic testimonies from interviewees - classified below as 'the woman who stays" - who bring to light the main implications of the socio-economic consequences of imprisonment on their lives, as well as the overload of care work and material responsibility. Interviews were therefore carried out in the Metropolitan Region of Recife, with women who are part of families in which one of the family members was imprisoned by the justice system at some point. From this survey, it was possible to identify that the stigma of courtesy functions as a hegemonic mode of individuation, constructing the social identity of the undesirable - family members of prisoners - with the main results being a reduction in family income, intensification of care work, social vulnerability, female loneliness and other prejudices relating to the unit.
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    Mulheres, cuidado e cozinhas solidárias: ressignificações das práticas domésticas em âmbito coletivo?
    (2025-03-17) Calonio, Paola Giulia Spenillo; Cardoso, Maria Grazia Cribari; http://lattes.cnpq.br/2450643941158970; http://lattes.cnpq.br/6027613797674195
    O chavão popular "lugar de mulher é na cozinha" reflete a forma como o ato de cozinhar tem sido historicamente associado a uma tarefa feminina e individualizada. Essa associação é fruto da divisão sexual do trabalho, construção histórica que delegou às mulheres responsabilidades ligadas às esferas doméstica, reprodutiva e de cuidado, restringindo-as, muitas vezes, ao âmbito privado. No entanto, cozinhas coletivas, organizadas por movimentos sociais e outros grupos diversos, têm ganhado crescente relevância no cenário contemporâneo. Protagonizadas majoritariamente por mulheres, essas iniciativas vêm desempenhando um papel importante em contextos de grande vulnerabilidade social, onde o acesso digno e regular à alimentação ainda é uma luta diária para muitas pessoas. Diante desse cenário, o trabalho propôs-se a investigar a potência dessas cozinhas coletivas enquanto espaços de articulação social, política e afetiva para essas mulheres, buscando compreender se elas provocam uma ressignificação das dinâmicas tradicionalmente relacionadas à esfera doméstica e de cuidado, ao serem transpostas para um contexto coletivo. A metodologia, de abordagem qualitativa, combinou três eixos principais: o estudo teórico das transformações na lógica do trabalho produtivo e reprodutivo, com ênfase em suas divisões de gênero e espaços; a análise da insegurança alimentar enquanto um desafio global e brasileiro; e a exploração de narrativas de mulheres que mantêm uma cozinha solidária na Vila dos Milagres, localizada no Ibura, na Região Metropolitana do Recife, integrante da Campanha Mãos Solidárias. Os dados coletados apontam que o cuidado coletivizado pode ser uma ferramenta significativa para a auto-organização de mulheres, fomentando sua resistência e transformação social frente a um cenário de diversas injustiças sociais.
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