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Navegando por Autor "Câmara, Maria Suely Costa da"

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    Análise da III Feira de Ciências e Mostra Científica de Serra Talhada - PE e seus impactos na aprendizagem e divulgação científica
    (2019) Siqueira, Francisca Suene Alcântara; Bezerra, Bruna Herculano da Silva; Câmara, Maria Suely Costa da; http://lattes.cnpq.br/9163311260887432; http://lattes.cnpq.br/1039531472437739; http://lattes.cnpq.br/4198097343466398
    As feiras de ciências que se constituem em ambientes não formais de aprendizagem, são locais que proporcionam a exposição pública de trabalhos científicos desenvolvidos por estudantes e professores. O principal objetivo deste trabalho foi analisara produção científica e o papel da feira de ciências e mostra científica na concepção dos estudantes apresentadores, professores orientadores e seus impactos em relação à aprendizagem e à divulgação da ciência no município de Serra Talhada-PE. Utilizamos como instrumento para a coleta de dados: as fichas de inscrição dos trabalhos, fichas de avaliação preenchidas pela pesquisadora na ocasião da apresentação dos trabalhos e entrevistas estruturadas realizadas com alguns professores e estudantes envolvidos no evento.Na análise, buscamos elementos quantitativos e qualitativos que nos permitissem compreender o evento como um todo e a produção científica deste. Para isso, analisamos: a distribuição de trabalhos por escolas participantes; áreas do conhecimento, aproximação com o tema central da mostra científica.Assim como as categorias nas quais os trabalhos foram desenvolvidos- tomando como referência as ideias de Mancuso(1993)- e asprincipais perspectivas de ensino que caracterizavam os trabalhos científicos do evento, delimitando a análise as perspectivasmais conhecidas e que norteiam também os documentos oficiais sobre currículo do país.Entre os principais resultados, observamos que houve uma quantidade significativa de escolas participantes, e muitos trabalhos na área de conhecimento Ciências da Natureza e suas Tecnologias,sendo os trabalhos informativos e a perspectiva construtivista de maiorexpressividadena feira em estudo. Quanto às entrevistas realizadas com os principais atores sociais envolvidos: observamos um conhecimento superficial e fragilizado sobre o conceito de feiras de ciências e outros aspectos relacionados, bem com acerca da noção de divulgação científica. Os resultados reafirmam a importância do trabalho com feiras e mostras científicas no nosso país, e, sobretudo, no município de Serra Talhada-PE. Apontam importância da feira de ciências para a cidade e circunvizinhanças. No entanto, entre os desafios de trabalhos dessa natureza ressaltamos para a necessidade da compreensão do que são as feiras e mostras científicas pelos atores sociais envolvidos nesse processo e seu papel para a aprendizagem e divulgação científica.
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    Síntese do pigmento CoCr2O4 pelo método de gelatina comercial
    (2018) Sousa, Tassia Pereira de; Câmara, Maria Suely Costa da; http://lattes.cnpq.br/9163311260887432; http://lattes.cnpq.br/7879045291487919
    Há um crescente interesse das indústrias cerâmicas em desenvolver pigmentos mais estáveis que sejam de baixo custo e poucos danos ambientais. As industrias cerâmicas utilizam em sua maioria pigmentos de natureza predominantemente inorgânicos, tais pigmentos são os mais utilizados por apresentarem uma excelente estabilidade química e térmica além de uma menor toxicidade ao homem e poucos danos ambientais.Os pigmentos inorgânicos aplicados em cerâmicos mais utilizados são os óxidos mistos com estrutura espinélio é AB2O4. Os espinélios são uma das estruturas cristalinas mais interessantes no desenvolvimento de pigmentos estáveis e quimicamente inertes. Nesta estrutura, íons de diferentes estados de oxidação estão presentes tanto em sítios tetraédricos quanto em octaédricos. Além disso, existem diversas formas de se arranjar os cátions nesses sítios (espinélio normal e inverso). Essas características levaram ao desenvolvimento de diferentes cores, sendo estas intensas e estáveis, adequadas ao uso como pigmentos.Dentre os compostos usados como pigmentos cerâmicos, vem se destacando oCoCr2O4 que é um óxido mineral pertencente ao grupo dos espinélios, tais estruturas abrangem um grupo de materiais magnéticos bem estabelecidos que podem apresentar uma coloração verde.O presente trabalho teve como objetivo sintetizar opigmento CoCr2O4 usando gelatinacomercial como precursor e caracterizar utilizando as seguintes técnicas: Análise termogravimétrica(TG), difração de raiosX (DRX), área superficial (BET), Microscopia eletrônica de varredura (MEV), espectroscopia naregião de infravermelho (FTIR),e medidas colorimétricas pelo método CIEL*a*b*. A rota de síntese utilizada foi confirmada viável a partir dos resultados. Obteve-se compostos cristalinos, monofásicos e com alta área superficial.Os pós apresentaram coloração verdecom fase obtida apartir de 500 ºC.
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    Webqnano: estratégia de promoção do ensino por investigação num curso de formação de professores de química
    (2019-12-06) Silva, José Lucena Nunes da; Câmara, Maria Suely Costa da; Nascimento, Hemerson Henrique Ferreira do; http://lattes.cnpq.br/5532203781894397; http://lattes.cnpq.br/9163311260887432; http://lattes.cnpq.br/4579019874007933
    Estamos vivendo em uma época marcada por rápidas transformações; o surgimento das novas tecnologias possibilitou o acesso à informação de maneira instantânea. Essas tecnologias tem ganhado cada vez mais espaço na sociedade e no ambiente escolar não poderia ser diferente; é notória a sua importância na facilitação do aces-so à informação e como ferramenta dinamizadora dos processos de ensino-aprendi-zagem. Com o surgimento das novas tecnologias digitais da informação e comunica-ção (TDIC), propostas de estratégias pautadas na utilização desses recursos são ca-da vez mais frequentes nos diversos níveis e modalidades de ensino. Diante disso, a WebQuest (WQ) surge como meio de o professor organizar as informações confiá-veis da Internet e orientar os estudantes na realização de atividades investigativas. Estabelecido esse cenário, no presente trabalho, buscamos elaborar, implementar e avaliar a potencialidade de uma WebQuest sobre o tema Nanociência e Nanotecno-logia na formação inicial de professores de Química; a escolha do tema é devida à importância das articulações ciência-tecnologia para a área, bem como em razão da sua influência na sociedade contemporânea. As atividades que constituem o proces-so de pesquisa foram realizadas com uma turma do curso de Licenciatura em Quími-ca da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), campus de Serra Ta-lhada (UAST), numa abordagem qualitativa; com base nos objetivos, do tipo explora-tória e, quanto aos procedimentos, configura-se como pesquisa avaliativa. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário, dos trabalhos elaborados pelos alu-nos e audiogravação/transcrição das apresentações daqueles, tendo a intervenção ocorrido ao longo de 08 (oito) aulas. Para análise dos dados, optamos pela Análise Textual Discursiva (ATD), Moraes e Galiazzi (2006), e pela taxonomia de Bloom apli-cada à WebQuest, em Rocha (2014). A partir das análises dos resultados, concluí-mos que a mídia produzida teve uma boa aceitação por parte dos alunos, mostrando -se uma ferramenta pedagogia adequada para mobilizar recursos disponíveis na re-de e estimular a aprendizagem por meio de investigação. Nesses termos, a WQ tam-bém mostrou-se um ambiente que permite grande interação entre os licenciandos e tem um significativo potencial para a construção do conhecimento
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