Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Andrade, Mariel José Pimentel de"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A customização de atividades do gcompris utilizando o design participativo com crianças: um estudo de caso
    (2019-12-20) Pereira, Naira Lucia Torres; Andrade, Mariel José Pimentel de; http://lattes.cnpq.br/3111765717865989; http://lattes.cnpq.br/7764394313394810
    Diversos sistemas de software são desenvolvidos atualmente a partir da visão dos desenvolvedores que, nem sempre, compreendem a visão do seu público-alvo, influenciando o modo como os usuários interagem com o sistema. Com o crescimento do desenvolvimento de sistemas de software focados na educação, surge a demanda de compreender o universo dos usuários, suas visões e expectativas; em especial, as crianças. Este trabalho tem como principal objetivo avaliar o uso de Design Thinking com crianças, numa perspectiva do Design Participativo, para customização e desenvolvimento de uma atividade no software GCompris. Para isto, realizou-se um estudo de caso com um grupo de crianças, na perspectiva de método qualitativo de observação participante, na busca pela compreensão de quais dificuldades são encontradas neste tipo de processo. A aplicação do Design Participativo permitiu enxergar a necessidade do envolvimento de potenciais usuários no processo de criação, pois levou em consideração suas opiniões e questionamentos sobre o produto que está sendo desenvolvido. O uso das técnicas de Design Thinking contribuíram para a percepção destas necessidades, visto que orientam de modo eficiente esta construção.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Conectaee: sistema de fomento à comunicação multidisciplinar na perspectiva da educação especial
    (2019-12-13) Santos, Eberson Nascimento; Vanderlei, Igor Medeiros; Andrade, Mariel José Pimentel de; http://lattes.cnpq.br/3111765717865989; http://lattes.cnpq.br/7448139435512224; http://lattes.cnpq.br/0397394471678923
    Alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento ou superdotação têm o direito, previsto na legislação, de receber Atendimento Educacional Especializado em complemento às aulas regulares. Este acompanhamento específico deve ser realizado por professores capacitados, de forma a contribuir no processo educacional, assim como inserção na sociedade. Esta perspectiva, no entanto, desencadeia dificuldades no que se refere a comunicação com outros agentes que estão envolvidos na educação dos discentes, tais como professores do ensino regular, pais ou responsáveis e profissionais de saúde. Assim, esta pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento do ConectAEE, que é um sistema de informação Web que busca promover a comunicação desses sujeitos, permitindo o atendimento dos estudantes de forma compartilhada. Para tanto, utilizou-se da metodologia de desenvolvimento de software ágil denominada Scrum, sendo realizado um estudo bibliográfico e entrevistas para fundamentar e modelar o sistema. A solução apresentada foi avaliada através da realização de entrevista de grupo focal com especialistas no tema e permitiu concluir que o sistema tem o potencial de se tornar um grande aliado para ações multidisciplinares no contexto da Educação Especial.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Desenvolvendo atividade de ensino do pensamento computacional para o gcompris
    (2019-12-20) Pereira, Naira Lucia Torres; Andrade, Mariel José Pimentel de; http://lattes.cnpq.br/3111765717865989; http://lattes.cnpq.br/7764394313394810
    Com o crescimento do desenvolvimento de sistemas de software focados na educação surge a demanda de compreender o universo dos usuários, suas visões expectativas, e em especial, as crianças; e de contribuir significativamente para a evolução de softwares que proporcionam esta experiência aos usuários. Neste relatório estão apresentadas as atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado Obrigatório, que teve como principal elemento contribuir e explorar o software GCompris, resultando em um roteiro de customização do ambiente de desenvolvimento do GCompris; na implementação de nova atividade de Pensamento Computacional; e na customização do design de uma atividade de pensamento computacional já existente no GCompris a partir da perspectiva dos usuários finais.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Produção e utilização de objetos de aprendizagem por professores de Ciência da rede pública de Garanhuns
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco(UAG); Administração., 2011) Andrade, Mariel José Pimentel de
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Professores autores: auxiliando professores na construção de conteúdos digitais educacionais
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco(UAG); Administração., 2011) Andrade, Mariel José Pimentel de
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão