Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Andrade, Juliana Alves de"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 15 de 15
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    As implicações da BNCC no livro didático de História do 2º ano ensino fundamental-anos iniciais: um estudo comparativo sobre obras do Programa Nacional do Livro Didático editais 2016 e 2019
    (2025-02-17) Holanda Júnior, Valmério Cirilo de; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/9606938847498302
    Nas etapas iniciais de escolarização, o conteúdo histórico é de suma importância para a aquisição de um pensamento crítico por parte das crianças o que faz com que o livro didático seja um dos principais materiais de trabalho utilizados no cotidiano escolar. Posto isso, este trabalho teve como objetivo analisar os efeitos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC-2018) nos livros didáticos de História do 2º ano do ensino fundamental-anos iniciais. Para tanto, analisamos os volumes do 2º ano da coleção Projeto Buriti-História selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático na edição antes da BNCC (2016) e pós-BNCC (2019). Neste estudo, de natureza qualitativa e quantitativa, foi utilizado como método para coleta de dados a pesquisa documental e a análise de conteúdo (BARDIN, 2002). O estudo se amparou teoricamente em Choppin (2004), Bittencourt (2009), Sacristán (1988), Arroyo(2014). A partir dessa análise pode-se concluir que as normativas curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), trouxeram mudanças significativas no que se refere a presença de narrativas regionais e locais no livro. Ou seja, a valorização da formação cidadã e o aprendizado significativo dos conteúdos históricos ganham contornos nacionais, distanciando-se de experiências fora do eixo sul-sudeste. Entretanto, verificamos que a abordagem de História no livro didático do Ensino Fundamental Anos Iniciais pós BNCC, não se dá de maneira articulada com as concepções atuais sobre o Ensino de História.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Caiu na Olimpíada de História e agora uso nas minhas aulas!: os debates envolvendo as questões de gênero na ONHB (2015-2017)
    (2021-03-04) Vieira, Maria Eduarda; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/4838349970389030
    Knowing the importance of the act of evaluating in the school routine and the challenges imposed by the process, this article seeks to reflect on the impact of the National Olympics in Brazilian History (ONHB) in the way the field of History Teaching thinks about the evaluation of learning. Through a brief historiographic panorama on the meanings of teaching and learning history, and by analyzing the evaluation process at ONHB, we problematized gender issues in the tests. In view of the growing numbers of gender-based violence in the country and the negative repercussions on the cultural practices of children and adolescents, it was intended to observe how gender issues are mobilized in the Olympics. To this end, we selected some questions that were asked in the tests of the first, second and third phases, from the 2015 to 2017 editions, in addition to the bibliographical survey about the evaluation of learning, the Olympics and gender studies. In a preliminary way, we can affirm from this study, that the ONHB allows / the teacher / the expansion of the way of thinking the evaluation and progression of historical knowledge and the students the exercise of thinking historically about gender issues of the present time.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O currículo de história no 9º do ensino fundamental e a prática do olhar interseccional
    (2023-09-20) Germano, Alyce Joyce Dias; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/7936682472913931
    This article aims to analyze how the National Common Curricular Base (BNCC) and the Pernambuco Curriculum enable the history curriculum to take on an intersectional character. Therefore, from the content analysis, it was observed how the themes/verbs linked to the categories class, race and gender were addressed in the objects of knowledge and skills proposed by the two documents. Therefore, distinctions and similarities were observed, in the proposals of both, in relation to the articulation of historical content. Furthermore, after the analysis proposed by the article, a higher rate of use and articulation of these categories by the Pernambuco Curriculum was indicated.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Da escola para a vida: como o ensino de História contribui no enfrentamento das desigualdades sociais
    (2020-10-21) Santos, Danielly de França; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/5792085381186542
    El ensayo presentado aquí busca esclarecer las preguntas sobre la enseñanza de la historia, sus prácticas y su función ante la sociedad. Basándonos en el análisis de la oficina del historiador, proponemos una reflexión sobre cómo los profesores de la zona deben actuar ante las demandas sociales que cambian o permanecen ante las discrepancias derivadas de la estratificación de la sociedad. Los paradigmas enumerados en la investigación en cuestión se basaron en acontecimientos teóricos, bajo el ensayo de estudiosos de los campos de la historia, la educación y las ciencias sociales, y prácticos, con la observación de la vida cotidiana de una institución pública de referencia en la escuela secundaria en las afueras de la zona recifense norte. Fue al unir los aspectos de ambos campos que llegamos a la conclusión de que para que las consecuencias de las desigualdades sociales sean superadas es necesario que los jóvenes hayan despertado un pensamiento crítico que les haga darse cuenta de su lugar en la sociedad a la que pertenecen, y así desarrollar sus impulsos de lucha a favor de sus derechos básicos, transformándolos así en ciudadanos activos , con conciencia de clase y propiedad en las causas y movimientos que los rodean. Con el establecimiento de estas acciones tendremos la consolidación de la función de la disciplina escolar de la historia y la búsqueda de la igualdad social.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Os desafios de ensinar história em tempos de conteúdos atualistas
    (2023-09-19) Souza, Ariadyne Lúcia de; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/7746329437428824
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Ensino de História na educação infantil: uma análise crítica
    (2021-12-15) Barbosa, Nathália Niédja da Costa; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/6577805049941234
    The History teaching in childhood education, in general, is not debated from the perspective of the historian professional. Even Pedagogy itself is not so concerned with this subject, limiting itself to commemorative dates many times, under technical approaches and disconnected from school experience. Until, using practices who diverges from the guidelines of educational policies to approach the issues.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Internet, revisionismo e ditadura: uma breve análise da produção audiovisual ‘1964 – Entre armas e livros’ - tortura
    (2025-08-01) Melo Filho, Claudio Augusto Varela Ayres de; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/8306040271464153
    O presente trabalho visa analisar sobre a produção audiovisual da plataforma Brasil Paralelo no contexto do fenômeno está sendo nomeado de “pós-verdade. Neste sentido, discursos ideológicos revisionistas encontram mais um espaço para se propagar, aqueles com amplos fundos monetários, são capazes de realizar diversas produções e ter prioridade de divulgação no espaço digital na disputa pela memória. A nossa intenção é problematizar como o discurso revisionista explora o tema da tortura durante a ditadura Empresarial-Civil-Militar. Para isso, usaremos como fonte as narrativas do episódio intitulado “1964 - entre armas e livros”, analisadas a partir da Análise de Conteúdo. Ao analisar essas narrativas, concluímos que, a metologia revisionista não passou por alterações em sua essência, mas diante dos avanços tecnológicos adquiriu uma nova forma, focada nos estímulos sensórias com a permanência dos apelos morais, voltados para a emoção dos indivíduos, em especial o medo, no intuito de relativizar, ocultar ou minimizar as fontes que invalidam as suas afirmações, no intuito de que sua narrativa ideológica prevaleça.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O lugar da história das mulheres nos itens das Ciências Humanas e suas tecnologias no ENEM (2016-2018)
    (2021-12-14) Martins, Stéphane de Souza; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/5867289847610043
    This text deals with the analysis of the social place of women in the items of History in the area of Human Sciences and its Technologies in the National Secondary School Examination (known as ENEM) between the years 2016 to 2018. The referrals are given from the production of an evaluation context at the national level through the Admission Exams, or the so-called Vestibular Tests, permeating the foundation of ENEM and placing it in issues of social importance, such as the disparity of women participating in the test. Furthermore, the text is part of a complaint of the historiographical silencing of women in the active participation of ENEM's History, items and Reference Matrix. The documents used in the analyzes consisted of the tests of the first application of the mentioned years, the Reference Matrix and the synopses given by the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Mais uma competência? O lugar da atitude historiadora na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
    (2023-09-20) Souza, João Lucas dos Santos; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/2616563452996011; http://lattes.cnpq.br/2616563452996011
    The present work aims to investigate how the National Common Curricular Base (BNCC) deals throughout the document with the concept of historian attitude. Our intention is to show the epistemological foundations that surround the term and situations in the curriculum in which this action is mobilized. To this end, methodologically we used Bardin's (2011) Content Analysis strategy, and, as it is an unknown term in school culture, the research proposed to survey academic and school historiographical production to find out how the concept historian attitude appear in publications developed between 2013 and 2023; then, after this search for the expression historian attitude, the movement was one of comparison, seeking to identify existing relationships between the historiographical definition and the school/curricular definition in the National Common Curricular Base (BNCC). The work was anchored in the reflections of “teaching and learning in History” by Circe Bittencourt (2008), in the “analysis and history of concepts” by Reinhart Koselleck (1992), and in the concept of “competence” presented by Philippe Perrenoud (2000) and Thomas Durand (2000). The results of the research show us that it is the intention of the BNCC to simplify the meaning of attitudes – designated as identity, behaviors and will to do –, as referring only to the action of putting the skills developed into practice, and to favor a technical reading of its contents.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Memórias silenciadas: o “não-lugar” da cultura negra na Coleção ‘Casarão e a Cidade - usos e costumes’ do Museu do Estado de Pernambuco
    (2024-10-02) Andrade, Maiara Lima de; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/8195581717973809
    O presente artigo tem como objetivo problematizar o “não-lugar” da cultura negra dentro da exposição “O Casarão e a Cidade - usos e costumes”, visto que não há elementos expográficos que contribuam na construção da memória desses povos. Por ser um ambiente propício para a prática do ensino e aprendizagem da História, os museus podem oferecer uma perspectiva prática e viva do passado. Sendo assim, buscamos refletir sobre os possíveis impactos, positivos ou negativos, do Ensino da História para o grande público a partir da linguagem museológica, uma vez que ao oferecer um vasto conjunto de fontes materiais e visuais - objetos, artefatos, documentos, exibições interativas e até recriações de ambientes históricos - os museus enriquecem o estudo da história.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Mulheres fantásticas no contexto neomedieval: uma análise sobre a representação do feminino na série Cursed - lenda do lago
    (2022-06-01) Aquino, Allana Carolyne Silva de; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288
    The series have the potential to contribute to the historical formation of subjects outside the school space. They are audiovisual productions that, through representations of a past, explore cultural and social experiences of children, young people and the elderly. That said, this work aims to analyze the representations of the feminine made by the 2020 series "Cursed - the legend of the lake", produced and distributed by the streaming service Netflix. To this end, we use Content Analysis according to Laurence Bardin (2011) to understand the concepts of series, neomedievalism, medievalism and genre described, respectively, by Arlindo Machado (1999), Nadia Altschul and Lukas Grzybowski (2020) and Joan Scott ( 1991). The result of this analysis allows us to observe the expansion of the debate on the representation of the feminine in different historical contexts.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O que isso tem a ver comigo? Professores (as) de história frente aos casos de violação de direitos da criança e do adolescente no contexto escolar
    (2025-08-01) Silva, Carlos Wellington Nascimento; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/4611848956404156
    Situações de violação de direitos contra crianças e adolescentes no contexto escolar não é um acontecimento incomum. Na maior parte do tempo, a escola é cenário de gestos, narrativas e práticas racistas, homofóbicas, gordofóbicas, sexistas, xenófobas, misóginas e algumas vezes espaço de violência física. O presente trabalho busca analisar a percepção de três professores de História da rede pública de ensino diante de situações de violação dos direitos de crianças e adolescentes. Para tal, usamos a metodologia teoria da repesentação social (Moscovici, 2007), onde apresentamos três situações em que professores de história demonstram suas percepções ao serem indagados sobre como resolvem situações relativas a violência sexual de menores, racismo recreativo e agressões físicas. Como fonte para análise, utilizamos as narrativas dos professores e as matérias de jornais que retratam a violação do direito da criança e do adolescente nesse espaço. Dessa forma, discutiremos o conceito de violação de direitos (Miranda, 2018), direitos das crianças e dos adolescentes (Brasil, 1990), saberes profissionais dos professores (Tardif, 2000), Ética (Foucault, 1998) e ideia de educação combativa e emancipatória (Freire, 1996). Após análise dos dados, identificamos que os professores possuem condutas de combate e prevenção com relação às violações, centrados na perspectiva da educação emancipatória baseados no diálogo com os estudantes, familiares e sociedade.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A progressão do conhecimento histórico no livro didático: o caso da aprendizagem da história africana na obra "História, Sociedade e Cidadania"
    (2023-09-20) Leitão, Yasmin Christine Coutinho de Sá; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/5774549955948393
    This article aims to present indicator data on the progression of learning in the Teaching of African History in the review activities of the textbook of the 8th year of the collection 'History, Society and Citizenship' (2018), written by Alfredo Boulos Júnior. For this, It was observed from the Content Analysis, how the themes/problems linked to the History of Africa were addressed in the session dedicated to exercises, review activities and evaluation items. Throughout the text, we look at the fundamentals of legal provisions and bibliographical references.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Qual é o lugar da história local no Ensino Médio? O caso da Escola Francisco de Paula Corrêa de Araújo - Camaragibe/PE
    (2021-12-15) Fonseca, Kerolayne Gomes da; Andrade, Juliana Alves de; Bandeira, Élcia de Torres; http://lattes.cnpq.br/4669638328828195; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/4148170431364464
    The use of local history presents itself as a tool that promotes the debate of historical identity, providing students with an approximation of their realities with the historiographical debate. Thus, this qualitative work aims to investigate the contents of the History of Camaragibe that are discussed during classes, and the pedagogical practices of History teachers who work in High School at Francisco de Paula Corrêa de Araújo School, establishment belonging to the Pernambuco State Education Network, located in the municipality of Camaragibe, Metropolitan Region of Recife. We seek to understand how the teaching of local history in High School offers assistance in the process of recognizing these individuals as historical subjects capable of realizing that history is not finished, but is in permanent construction.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O que é fundamental para o ensino de História nos anos finais (6º ao 9 º ano)? Reflexões sobre Avaliação de Aprendizagem no cotidiano escolar
    (2021-12-14) Umbelino, Vívian Barros; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/9064194771192345
    On the basic educational level, the evaluation of learning stands out as a way of keeping track of the student's accomplishments, with it's results being determinant of the educational success or failure. Taking that in consideration, we have the objective of investigate the process of evaluation of learning in History on schools. We analyze the narrative from teachers that work in middle school (from 6º to 9º grade) in Pernambuco, reflecting about their practices throught the method of Oral History, and relating the narratives with the most used evaluation instruments. We are aligned to the post-critic perspective of evaluation of learning, in which one observes the authoritary and assimetrical relationship estabilished with knowledge on schools, that is, evaluates the relationship power/knowledge (FOUCAULT, 1998) in the process of validating knowledge.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão