Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Orientador

Navegando por Orientadores "Tassitano, Rafael Miranda"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Associação entre a prática de atividades físicas, fatores sociodemográficos e psicossociais relacionados à escola: estudo de base populacional
    (2019-02-07) Oliveira, Tuillamys Virgínio de; Tassitano, Rafael Miranda; http://lattes.cnpq.br/8162584900913172; http://lattes.cnpq.br/5951436478319151
    As Doenças Crônicas Não Transmissíveis – DCNT são um mal que vem crescendo a cada ano, sendo responsável por 63% das 36 milhões de mortes ao redor do mundo. Pensando em diminuir os números alarmantes de mortes causadas pelas DCNT, a OMS divulgou um relatório com medidas para a prevenção e diminuição no número de mortes causadas pelas principais DCNT, cardiopatias, acidentes cardio-vasculares, pneumopatias, câncer, diabetes e o sedentarismo. Existem estudos que comprovam que a atividade física está diretamente relacionada com a diminuição da contração dessas doenças. Por tanto, ações devem ser desenvolvidas para o incentivo da pratica de atividade física focando no individuo e no seu meio, sobretudo no período da infância e da adolescência. Estudos baseados em teorias de mudança de comportamento se mostram mais eficazes para o entendimento e intervenção nas populações de risco. Para esse estudo foi utilizado o modelo Transteorético que procura explicar como indivíduos adotam novos comportamentos, divido em cinco etapas (1) Pré-Contemplação, (2) Contemplação, (3) Preparação, (4) Ação, (5) Manutenção. O objetivo do presente estudo foi associar os determinantes sociodemográficos e psicossociais em relação à prática de atividades físicas entre adolescentes estudantes do ensino médio da rede pública estadual de Pernambuco. Através de um estudo epidemiológico de base escolar e abrangência estadual, a população abrangeu adolescentes de 14 a 19 anos de ambos os sexos, matriculados nas escolas públicas de ensino médio, ao todo foram 734 escolas distribuídas nas 16 Gerências Regionais de Educação (GREs) nas cinco regiões do estado de Pernambuco. Os resultados mostraram um alto índice de estudantes do sexo feminino no estágio de Pré-Contemplação (65,6%), e um baixo percentual no estágio de Manutenção (32%), diferente dos estudantes masculinos que apresentaram baixo percentual no estágio de Pré-Contemplação (34,4%), e um alto percentual no estágio de Manutenção (68%), mostrando-se mais ativos. Porém, de forma geral foi possível observar um grande percentual de alunos matriculados no ensino médio no estágio de Pré-Contemplação, mostrando-se inativos fisicamente e sem intenção de mudar seu comportamento. Com isso, é preciso que se criem politicas que favoreçam o acesso desses estudantes a locais propícios para a prática de atividades físicas, além do uso da educação física escolar como ferramenta de conscientização crítica da adoção de um estivo de vida ativo e saudável.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Modificações no consumo alimentar, na atividade física e comportamento sedentário em crianças em idade escolar no período de isolamento social da pandemia de COVID-19
    (2022-12-05) Lessa, Lorena Liandra Emídio; Tassitano, Rafael Miranda; http://lattes.cnpq.br/8162584900913172; http://lattes.cnpq.br/3532218757424078
    O isolamento social foi usado como tática para retardar a propagação da síndrome respiratória grave causada pelo coronavírus tipo 2 (SARS -CoV-2) em vários países do mundo, incluindo o Brasil. Como resultado, as escolas foram fechadas e os horários das crianças foram alterados, o que repercutiu na alimentação, no comportamento sedentário e na atividade física. O objetivo do estudo é analisar mudanças na alimentação, comportamento sedentário e atividade física entre crianças em idade escolar durante a pandemia de COVID-19. Foi realizado um estudo transversal com metodologia quanti-qualitativa com 120 pais, mães ou outros responsáveis por crianças de 5 a 10 anos matriculadas em cinco escolas de tempo integral de Arapiraca, Alagoas, Brasil. Foi realizado um estudo transversal com metodologia quanti-qualitativa com 120 pais, mães ou outros responsáveis por crianças de 5 a 10 anos matriculadas em cinco escolas de tempo integral de Arapiraca, Alagoas, Brasil. Para atingir o objetivo da pesquisa, foram realizadas duas entrevistas entre os dias 27 de maio e 5 de junho, abordando temas como comportamento sedentário, atividade física e alimentação antes e durante isolamento social. Foram encontradas diferenças significativas (p < 0,05) na rotina e no tempo de sono (aumento de 10%), no tempo de tela (aumento de 36%) antes vs durante a pandemia de COVID-19, em dias de semana e finais de semana, que envolve o comportamento sedentário. Foi observada também uma redução na prática de atividade física (54%) e piora na alimentação (66,7%). Portanto, os resultados apontam para comportamentos pandêmicos de COVID-19 que podem ser prejudiciais à saúde das crianças, e as escolas podem ser um ambiente social fundamental para a proteção contra a exposição a tais comportamentos.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Ter ou não ter acesso, eis a questão: acesso à natação entre estudantes do ensino médio de escolas públicas de Pernambuco
    (2021-07-15) Melo, Périclis Alves de; Tassitano, Rafael Miranda; http://lattes.cnpq.br/8162584900913172; http://lattes.cnpq.br/4824242129323473
    Pernambuco conta uma privilegiada hidrografia composta por mares, rios, lagos e lagoas que cortam todo o estado. Saber se deslocar em meio líquido de forma autônoma e segura é, além de um direito, no que diz respeito à função social do componente curricular Educação Física, uma habilidade que pode salvar vidas. A natação se apresenta como uma prática corporal situada dentro dos esportes individuais e é tratada enquanto conteúdo da Educação Física. O presente trabalho tem como objetivo analisar se estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais de Pernambuco têm acesso à prática da natação, seja em ambiente escolar ou como lazer e ainda identificar se fatores como as regiões do estado e infraestrutura interferem no acesso à natação. A metodologia utilizada foi uma análise secundária do banco de dados do projeto de pesquisa Prática de Atividades Físicas e Comportamentos de Risco à Saúde em Estudantes do Ensino Médio de Pernambuco - Estudo de tendência Temporal (2016) que abrangeu todo estado de Pernambuco entrevistando estudantes de 14 a 19 anos matriculados na rede estadual de ensino, com o intuito de analisar comportamentos de risco nos adolescentes. Trouxemos como hipótese que os estudantes da rede pública do estado têm pouco acesso à natação e como resultado, a pesquisa encontrou que apenas 2,3% dos estudantes de Pernambuco relataram a natação como atividade preferencial. Concluímos assim que a natação é preterida, visto a falta de estrutura específica para realização desta.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão