Navegando por Orientadores "Silva, Uiran Gebara da"
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Item O impacto da adoração a Dionísio na sociedade grega arcaica: o deus do delírio(2025-08-04) Cruz, João Vinicius Dionísio Brito da; Silva, Uiran Gebara da; http://lattes.cnpq.br/6424766542330590; http://lattes.cnpq.br/2863821629084937Este artigo investiga o culto ao deus Dionísio na Grécia Antiga, analisando sua importância simbólica, política e social no contexto da pólis. Longe de ser uma manifestação religiosa isolada, o dionisismo é abordado como elemento estrutural das práticas sociais, pedagógicas e cívicas gregas, revelando-se tanto na esfera rural quanto urbana, com destaque para os ritos públicos, como as Dionisíacas. A pesquisa parte da análise dos Hinos Homéricos a Dionísio e de autores como Jean-Pierre Vernant,José Antonio Dabdab Trabulsi, Paul Veyne, entre outros, para compreender as dualidades presentes no deus e em seu culto, e seu papel central na formação da identidade coletiva. Ao explorar a relação entre mito, rito e organização social, o estudo contribui para uma leitura crítica da religião como linguagem de poder, educação e pertencimento na Antiguidade. Também propõe reflexões sobre o lugar da História das religiões no ensino, valorizando a religiosidade como fenômeno simbólico e histórico.Item Sobre foggaras no deserto: os Garamantes na História Natural de Plínio, o Velho (séc. I d.C.) e a construção da África romanizada(2025-07-21) Araújo, Willams Clark Gonçalves de; Silva, Uiran Gebara da; http://lattes.cnpq.br/6424766542330590; http://lattes.cnpq.br/5414236535252308Este artigo tem como objetivo examinar as dinâmicas de produção e reprodução de identidades no Norte da África antiga presentes no livro V da obra História Natural de Plínio, o Velho (séc. I d.C.), bem como suas reverberações na produção historiográfica dos séculos XIX e XX, tendo como recorte os Garamantes do Fazzan. Considerando os diferentes contextos sócio específicos de produção e suas óticas coloniais distintas, o texto analisa o locus literário comum a um corpo historiográfico que reitera lógicas de dominação e destitui a agência de grupos autóctones. Corpo este que não encontra lastro na materialidade quando confrontado com as contribuições arqueológicas da passagem do século XX ao XXI e quando questionado das pretensas origens romanas da cultura material de uma África romanizada.Item Surgimento e manutenção da cena metal underground em Caruaru: o metal na capital do forró(2025-07-25) Oliveira, Diogo Gabriel Moura; Silva, Uiran Gebara da; http://lattes.cnpq.br/6424766542330590; http://lattes.cnpq.br/8283259715335410O artigo em questão investiga o surgimento e a consolidação da cena metal underground em Caruaru, em Pernambuco. A cidade se destaca no âmbito nacional como a capital do forró, mas que foi um berço para o surgimento de uma cultura alternativa. Tendo a década de 1980 como ponto de partida, e o emblemático show do Sepultura no ano de 1987, que impulsionou a abertura de lojas especializadas, fundação de bandas e locais de encontro para os headbangers da cidade. A pesquisa se deu principalmente em base documentais, análises de entrevistas e relatos e registros audiovisuais, revelando como personagens como Moisés Discos e Erivaldo da Metalmorphose, e bandas como a Storms, Nekrófago,Extreme Death e Psych Acid foram responsáveis por construir uma identidade contracultural no interior de Pernambuco. Foi possível compreender a formação dessa identidade através da indumentária produzida pelos membros como forma de se expressar. Com um mapeamento da cena, pode-se notar como o underground é um ambiente rico em cultura, solidamente estruturado e historicamente importante no cenário nacional e regional.Item Uma análise hermenêutica da subalternização da experiência fatímida na Tārīkh do historiador Abássida al-Ṭabarī (séc. X)(2025-08-06) Barbosa, Vitor Matheus de Araújo; Silva, Uiran Gebara da; http://lattes.cnpq.br/6424766542330590; http://lattes.cnpq.br/2995970252346689A presente monografia apresenta os resultados de uma análise acerca do apagamento da experiência fatímida em um trecho da Tarikh al-Rusul wa'l-Muluk, do historiador abássida Al-Tabari (839-923), entre o fim do século IX e o início do século X. A pesquisa investigou os mecanismos historiográficos empregados pelo cronista em seu processo de escrita, assim como o significado político-ideológico da ausência de eventos relevantes relacionados aos fatímidas. A metodologia utilizada foi a Análise Hermenêutica da Narrativa proposta por Paul Ricoeur (1913-2005), especialmente a partir do seu conceito central, “configuração narrativa” (Ricoeur, 2011). Do ponto de vista teórico, a ausência fatímida na narrativa foi compreendida a partir do conceito de “esquecimento” (Ricoeur, 2008). Os resultados identificaram um uso operacionalizado do esquecimento enquanto prática discursiva do autor em sua obra, manifestando-se parcialmente em algumas passagens e plenamente em outras. Ao mobilizar uma análise hermenêutica dessa narrativa histórica, o trabalho propõe contribuir com uma nova perspectiva acerca de uma das mais relevantes fontes históricas islâmicas dos séculos IX e X, adentrando em detalhes ainda pouco explorados deste documento. Trata-se, portanto, de uma investigação que amplia o debate sobre a história árabe-islâmica e as suas dinâmicas internas.
