Navegando por Orientadores "Silva, Thiago Dias Oliveira"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Ensino e aprendizagem dos polígonos regulares: uma abordagem lúdica sobre os movimentos de simetria no ensino fundamental(2022-10-19) Amorim, Welisson de Almeida; Silva, Thiago Dias Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7439995985621562; http://lattes.cnpq.br/3297151195837218O ensino da geometria no ensino fundamental está atrelado à visualização do objeto geométrico e a noções matemáticas essenciais. Quando possível, deve-se co-relacionar objetos físicos com a teoria, a fim de estabelecer um melhor entendimento para com os estudantes. Dessa forma, esse trabalho usa desse argumento para sua construção e aborda uma relação íntima com o uso de objetos físicos e a teoria. Este trabalho tem como foco apresentar processo de ensino e aprendizagem dos polígonos regulares sobre os seus movimentos de simetria. Dado de forma sistemática, esse processo é dado através da relação com a teoria de grupos diedrais e o uso de materiais lúdicos que permeiam o cotidiano infantil. Em especial, tais materiais são relacionados com o personagem “Patrick Estrela” do seriado infantil “Bob Esponja” e um jogo infantil de tabuleiro chamado de “Tábua geométrica”. Afim de que sua utilização esteja relacionada não só aos polígonos regulares, mas também as suas características. Falando nisso, uma característica muito importante dos polígonos regulares é sua forma invariante quando aplicados movimentos de rotação e reflexão. Daí, este trabalho utiliza dessa propriedade e dos objetos físicos/lúdicos já citados para estabelecer uma melhor assimilação no ensino e aprendizagem sobre os polígonos regulares. Quando formuladas, tais relações serão aplicadas em uma turma do 6° ano do ensino fundamental, explanando ao final, todos os resultados da intervenção.Item Espaços de Chu: um modelo para lógica linear multiplicativa(2021-07-29) Santos, Jhonata Avelar dos; Silva, Thiago Dias Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7439995985621562; http://lattes.cnpq.br/1576320990018768Neste trabalho, discutiremos sobre as propriedades de algumas estruturas, sendo elas: Teoria das categorias; espaços de Chu; Lógica Linear Multiplicativa(MLL Sigla em inglês), mais especificamente iremos percorrer brevemente as propriedades sobre essas estruturas, como definições e algumas construções derivadas, afim de exibir a Categoria dos espaços de Chu e todas as suas operações e partindo desses conhecimento modelar a MLL utilizando alguns sistemas de axiomas apropriados.Item Uma jornada aos sistemas inversos de Macaulay, anéis Gorenstein e às propriedades de Lefschetz(2025-02-10) Chagas, Henrique Bernardino das; Silva, Thiago Dias Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7439995985621562; http://lattes.cnpq.br/0484636024237139Este trabalho apresenta um estudo sobre anéis artinianos Gorenstein e suas propriedades, com foco nas conexões com a Propriedade de Lefschetz e os Sistemas Inversos de Macaulay. Inicialmente, são introduzidas as teorias dos anéis, álgebras e módulos, fundamentais para a compreensão dos resultados mais avançados. Em seguida, é discutida a construção dos sistemas inversos de Macaulay, ferramenta chave para o desenvolvimento da teoria dos anéis Gorenstein. O trabalho culmina com a exploração das Propriedades de Lefschetz, tanto em sua forma fraca quanto forte, enfatizando suas características singulares. Os resultados obtidos contribuem para uma melhor compreensão da álgebra comutativa.Item Uma sequência didática para introduzir a eoria dos grafos no Ensino Médio: teoria matemática e prática docente(2019-12-18) Silva, Yasmim Eduarda Santiago da; Silva, Thiago Dias Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7439995985621562; http://lattes.cnpq.br/2861415243055101Este trabalho aborda os conceitos básicos para a fundamentação do estudo da Teoria dos Grafos. Estudamos classes especiais de grafos como árvores, grafos Eulerianos e grafos planares. Em seguida aplicamos estes conceitos para estudar dois problemas: Coloração de Grafos e o Problema do Carteiro Chinês. Por fim apresentamos uma sequência didática que tem por objetivo ensinar teoria de Grafos para estudantes do ensino médio.Item Uma sequência didática para o ensino de frações geratrizes utilizando jogos virtuais(2021-08-03) Venceslau, Anna Karolyne Barcelos; Silva, Thiago Dias Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7439995985621562Neste trabalho discutiremos sobre as frações geratrizes. Mais especificamente, iremos discutir uma sequência didática virtual utilizando recursos tecnológicos, tais como a plataforma de aprendizagem Kahoot e a plataforma de recursos didáticos Wordwall. Essa sequência foi criada tanto para apresentação do conteúdo como resolução de problemas utilizando as ferramentas digitais, e serve de apoio para outros professores.
