Navegando por Orientadores "Silva, Karla Carolina Alves da"
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Item Aplicação do SMED em uma linha de embalagem de medicamentos sólidos de uma indústria farmacêutica de Pernambuco(2022-03-25) Nascimento, Yasmim Liandra da Silva; Silva, Karla Carolina Alves da; http://lattes.cnpq.br/6261877082189807; http://lattes.cnpq.br/5401086442553854Atualmente, todas as indústrias estão sujeitas à concorrência empresarial, especialmente a indústria farmacêutica, que procura competir com preços baixos, tornando necessário a redução dos seus custos. A metodologia SMED, é uma grande aliada na busca da melhoria contínua dos processos e métodos, seu principal objetivo é reduzir os tempos de troca de ferramentais. Neste estudo, que tem como objetivo analisar o desempenho da aplicação do SMED, o método foi aplicado através da execução dos quatro estágios (Inicial, Separando SETUP interno e externo, Convertendo SETUP interno em externo e Melhoria sistemática) propostos por Shingo, o criador do método. A aplicação se comprovou eficaz para conquista dos objetivos e como resultados foram obtidos a redução do tempo de SETUP, o aumento de disponibilidade e da capacidade produtiva da linha de embalagem.Item Desenvolvimento de programa para verificação de paquímetros do Laboratório de Metrologia da UACSA(2023-04-28) Andrade, Luca Lima da Silva Pires de; Silva, Karla Carolina Alves da; Silva, Rogério Soares da; http://lattes.cnpq.br/5570338185824272; http://lattes.cnpq.br/6261877082189807; http://lattes.cnpq.br/9828015547946019A confiabilidade das medições em instrumentos de medições é crucial para o desempenho orga- nizacional. Apesar deste tema ser abordado em diversas menções nacionais e internacionais, o mesmo carece de orientação para realização de verificações de instrumentos de forma assertiva. Este estudo tem como objetivo contribuir para o aumento da qualidade das medições realizadas nos paquímetros, desenvolvendo um programa, na linguagem Python, que realiza os cálculos necessários para a verificação e no fim gera um relatório de verificação. Garantindo um controle de qualidade interno destes instrumentos de medição pertencentes ao laboratório de metrologia da Unidade Acadêmica da UFRPE-UACSA. Foi desenvolvido um estudo de caso em que foram confrontados os cálculos, correspondentes as fontes de incerteza, realizados de forma manual com os obtidos pelo programa. Além do mais, foi gerado uma curva de erro que permite analisar, de forma visual, o comportamento do instrumento em operação entre as verificações e determinar um fator temporal de correção. A aplicação do programa se comprovou eficaz, facilitando na construção de relatórios de verificação, com redução de tempo drástica, comparado ao gasto para elaborar um relatório manual. E possibilitou a validação do seu funcionamento. Este trabalho poderá contribuir em aplicações nos ambientes acadêmicos e profissionais, permitindo uma ma- neira simples de verificar e mensura a incerteza de medição de paquímetros.Item Desenvolvimento de um aplicativo para gestão de treinamentos do time de manutenção em uma indústria metalúrgica do Polo Industrial de SUAPE – Cabo de Santo Agostinho(2024-09-24) Santos, Gustavo Felix dos; Silva, Karla Carolina Alves da; http://lattes.cnpq.br/6261877082189807; http://lattes.cnpq.br/1876824907649818Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um aplicativo destinado a complementar os métodos tradicionais de gestão de treinamentos em uma organização. O aplicativo, desenvolvido na plataforma PowerApps utilizando uma abordagem Low Code, visa facilitar o acompanhamento e gerenciamento dos treinamentos dos funcionários do setor de manutenção de uma empresa no polo industrial de Suape, Cabo de Santo Agostinho. Seu principal objetivo é oferecer uma plataforma digital que permita verificar o status dos treinamentos dos técnicos de manutenção, identificando quais estão em situação de "Atenção", "Vencido" e/ou "OK". Tradicionalmente, esses dados são gerenciados manualmente, em um processo demorado e propenso a erros. A transição para um sistema digital garante a precisão dos dados, reduz o tempo para acessar e atualizar informações e melhora a eficiência geral do processo de programação de atividades do setor. Durante a fase de testes, realizada entre janeiro e agosto de 2024, foram levantados dados comparativos sobre o processo de consulta de treinamentos, antes e depois da implementação do aplicativo. Os resultados preliminares indicaram uma melhoria significativa na eficiência e produtividade do setor de manutenção, comparável a outros trabalhos que utilizaram PowerApps como solução rápida e de baixo custo.Item Planejamento da manutenção do maquinário da oficina mecânica da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho-UACSA(2019-07-09) Assis, Lilian Kássia Cavalcante da Silva de; Silva, Karla Carolina Alves da; http://lattes.cnpq.br/6261877082189807; http://lattes.cnpq.br/0782464542495200A adequada realização da manutenção, nos mais variados equipamentos e serviços, nos diver- sos setores, têm como algumas das consequências obtidas à conservação, a eficiência e a lu- cratividade envolvidas. Dessa forma, foi elaborada uma rotina de manutenção para a oficina mecânica da UACSA, baseada nos conceitos gerados pela estratégia de Planejamento e Con- trole da Manutenção (PCM). Através do estudo do campo em análise, pôde ser definido o método preventivo para elaboração dos planos de manutenção, devido às condições físicas observadas no local e nos equipamentos da referida oficina. Foi elaborado também um aco m- panhamento de execução dos planos de manutenção, tendo por objetivo secundário a avalia- ção da eficiência dos planos elaborados com a implantação de um indicador de manutenção. Devido às circunstâncias analisadas, acredita-se que o trabalho realizado suprirá as necessida- des da referida oficina, bem como alcançará as expectativas mediante sua execução, percebi- das a partir da avaliação de seus registros temporais.Item Planejamento estratégico da manutenção preventiva das centrais de ar condicionado e do elevador de passageiros da sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia em Pernambuco (CREA-PE)(2023-04-25) Silva, Lo-ami Gonçalves da; Silva, Karla Carolina Alves da; http://lattes.cnpq.br/6261877082189807; http://lattes.cnpq.br/2683192683411103Este trabalho tem por finalidade mostrar as causas principais de interrupção de dois sistemas de fundamental importância para o prédio sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia em Pernambuco (CREA-PE), sendo eles representados pela central de ar condicionado do 4° pavimento, bem como o elevador de passageiros com quatro paradas. A Coordenação de Manutenção e Serviços (CMS), em comum acordo com a atual gestão do CREA-PE, constatou a necessidade da mudança de paradigmas e de comunicação entre o Conselho e as empresas terceirizadas responsáveis por executar as manutenções. Para tal intuito, elaborou-se um plano de ação e controle estratégico específico para os dois cenários demonstrados, obedecendo à metodologia pré- estabelecida a fim de exemplificar as melhorias a serem alcançadas com determinadas mudanças, demonstrando resultados em caso de aplicação e explicando a justificativa em caso de não execução em virtude dos processos burocráticos envolvidos.
