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Navegando por Orientadores "Silva, Flávia Carolina Lins da"

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    A residência pedagógica na formação de professores de Biologia: relato de experiência
    (2021-03-03) Silva, Mirelle Pereira da; Silva, Flávia Carolina Lins da; Silva, Marliete Maria Soares da; http://lattes.cnpq.br/6064066939275575; http://lattes.cnpq.br/7547725170997480; http://lattes.cnpq.br/1088480075725469
    O Programa Residência Pedagógica (PRP) foi criado para aprimorar as práticas docentes dos licenciandos e consequentemente melhorar o processo de construção no ensino. Os residentes por meio do programa tiveram contato com a educação básica ainda na graduação, a partir da segunda metade do curso, proporcionando experiências docentes por meio do cotidiano escolar e colaborando com seu o desenvolvimento profissional. O presente trabalho teve como objetivo descrever as vivências de uma estudante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), durante o período de participação no Programa Residência Pedagógica, atuando na Escola Antônio Correia de Araújo, na cidade de Camaragibe (PE). Desta maneira, o relato de experiência abordou as vivências de uma residente, desde a introdução ao programa até o período de imersão na escola, descrevendo as atividades realizadas e suas percepções a partir do primeiro contato no ensino básico, além de retratar sobre a importância do PRP para formação docente. O programa colaborou para fortalecer alguns pontos da docência, bem como associação da prática e teoria, desenvolvimento de formato dinâmico de aprendizagem, proporcionou conhecimento sobre os processos pedagógicos e uma vivência mais profunda, para além dos estágios obrigatórios. Diante das situações vivenciadas pela residente, o programa acrescentou de maneira significativa para sua formação, pois possibilitou conhecer e experenciar o cotidiano da profissão desejada, antes do início da carreira.
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    As influências das metodologias ativas para o ensino de Citologia na Educação Básica
    (2019-12-03) Siqueira, Jessiklécia Josinalva de; Silva, Flávia Carolina Lins da; http://lattes.cnpq.br/7547725170997480; http://lattes.cnpq.br/5668313589226017
    O presente estudo se insere na perspectiva de articulações de ferramentas que mobilizem os estudantes a buscarem e construírem o conhecimento, com a mediação do professor nesse processo e não mais como sendo a fonte única de conhecimento e informações. Contudo, o objetivo do presente estudo foi analisar as percepções dos estudantes de ensino médio concomitante com o técnico do Instituto Federal de Pernambuco sobre os conteúdos de citologia a partir de uma intervenção pedagógica com metodologias ativas acerca do assunto. A pesquisa foi desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE, campus Recife) com a participação de estudantes da instituição. Os dados foram coletados a partir de um questionário socioeconômico dos estudantes e suas perspectivas sobre os conteúdos e o ensino de biologia, em paralelo a uma intervenção pedagógica, utilizando os mapas conceituais como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de citologia. Para a análise estatística dos resultados foi utilizado o programa Bioestat® 5.3, avaliando-se os dados obtidos com o uso do teste de Qui-Quadrado (p<0,05) e realizando uma análise descritiva dos dados coletados. Os resultados apontam que há níveis consideráveis de dificuldade atrelados aos conteúdos de biologia e que são necessárias ferramentas diversas para que essas dificuldades sejam reduzidas e que cada vez mais os estudantes consigam aplicar determinados conteúdos em algum momento da vida, principalmente em questões corriqueiras, assim como apontam que a utilização de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem ajuda a minimizar tais dificuldades.
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    Diagnóstico da saúde mental e bem-estar de estudantes do IFPE-Campus Recife sob influência do ensino de biologia
    (2019-12-03) Carvalho, Isabela Vieira de; Silva, Flávia Carolina Lins da; http://lattes.cnpq.br/7547725170997480; http://lattes.cnpq.br/6131401598981466
    Muitos estudos acerca da saúde mental dos estudantes universitários são realizados devido ao sistema sobrecarregado de ensino que eles são expostos. No entanto há uma lacuna da academia acerca desses parâmetros na educação básica, principalmente quando se trata de uma instituição não convencional como os institutos federais que possuem uma modalidade de ensino que integra o ensino médio ao técnico submetendo os alunos a uma realidade igual ou ainda mais sobrecarregada do que a das universidades. Com isso, o presente trabalho visou realizar um diagnostico acerca da saúde mental e bem estar dos estudantes dos módulos iniciais para sondagem de parâmetros como sono e alimentação, e a exposição aos gatilhos de estresse e ansiedade, contribuindo com dados desse tema para academia e propor propostas pedagógicas de intervenção para essas questões. O estudo revelou que mais de 60% da população estudada alegou se deparar com gatilhos de estresse extremo e depressão, além da queda da qualidade do sono e alimentação em mais de 20% após o ingresso no IFPE- Campus Recife. Além disso, o questionário aplicado auxiliou a traçar os pontos positivos e negativos da instituição para que as propostas de intervenção fossem personalizadas para se adequar a realidade do Campus.
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    Influência dos ciclos de rega na anatomia e metabolismo bioquímico foliar de Cenostigma pyramidale (Fabaceae)
    (2022-10-04) Alves, Jakelline Santos; Silva, Flávia Carolina Lins da; http://lattes.cnpq.br/7547725170997480; http://lattes.cnpq.br/8593632087425943
    A espécie Cenostigma pyramidale é especialmente importante no aspecto ecológico e pouco explorada no âmbito econômico e ambiental, tendo em vista seu grande potencial, além ser utilizada com fins madeireiros e medicinais é uma espécie pioneira com alto potencial para recuperação de áreas degradadas. Esse trabalho tem como objetivo avaliar as respostas fisiológicas e anatômicas da folha de uma dessas espécies, Cenostigma pyramidale sob ciclos de rega e submetidas ao déficit hídrico. As plantas foram submetidas a quatro grupos de experimento, durante o tempo de crescimento, contabilizando dez indivíduos por tratamento: Controle - rega diária; RD - rega diária; R7 - rega 1x em 7 dias; R14 - rega 1x em 14 dias. Após cinco meses de crescimento em casa de vegetação, os indivíduos foram submetidos a um período de déficit hídrico, onde houve suspensão completa de água, e posteriormente passaram pela recuperação, das quais foram coletados cinco indivíduos de cada tratamento ao final de cada período para, análises bioquímicas e anatomia foliar. Para determinar os períodos foram feitas análise de conteúdo relativo de água nas folhas (CRA) e umidade do solo. Foi observado que as plantas de tratamentos mais severos se demonstraram mais resistentes, de forma geral, ao máximo estresse, anatomicamente e bioquimicamente, investindo em adaptações como taninos, cristais e câmaras estomáticas, ainda apresentando expressivas taxas fotossintéticas, indicando que o pré contato com pequenos intervalos de falta de água afeta a respostas do armazenamento da folha durante uma falta de água prolongada. O uso mais eficiente dos recursos foi visto no tratamento que foi submetido a rega a cada quatorze dias (R14), esse apresentou alta taxa de aminoácidos livres totais, proteínas, maior taxa de pigmentos fotossintéticos, presença de um parênquima paliçádico abundante, enquanto mostrou tendência a diminuição do volume do mesofilo, entre outras adaptações. Dessa forma, com este trabalho foi possível concluir que o contato prévio com falta de água afeta positivamente a espécie Cenostigma pyramidale gera respostas mais eficientes e proporciona mudanças anatômicas e bioquímicas importantes em suas folhas.
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    O impacto do Programa Residência Pedagógica na formação inicial dos licenciandos em Ciências Biológicas
    (2019-12-03) Oliveira, Keila Pessoa de; Silva, Flávia Carolina Lins da; http://lattes.cnpq.br/7547725170997480; http://lattes.cnpq.br/4134052613145535
    A formação inicial e continuada de professores e professoras da Educação Básica tem sido alvo de agendas políticas nas diferentes esferas administrativas em todo país. A Residência Pedagógica (R.P.) consiste em um programa para a iniciação à docência, para os estudantes de licenciatura, possibilitando a parceria entre as instituições de Ensino Superior e as redes públicas de ensino. Seu intuito é minimizar a desarticulação entre a teoria e a prática escolar. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva-exploratória com abordagem qualitativa-quantitativa, aplicando o método misto. Foi realizada com os licenciandos do núcleo de ciências biológicas da R.P. da Universidade Federal Rural de Pernambuco. O presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições desse programa na percepção dos residentes. Analisando se de fato nas perspectivas deles essa estratégia contribuiu na sua formação do ser docente.
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