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Navegando por Orientadores "Silva, Filipe Lima"

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    A transversalidade da educação para as relações étnicos-raciais: a história de vida da professora Joana Dias em sua incursão em escolas municipais da rede pública de Pernambuco
    (2021-02-10) Mota, Letícia Lopes; Silva, Filipe Lima; http://lattes.cnpq.br/0793640526993320; http://lattes.cnpq.br/5724898559647481
    Propõe-se neste trabalho de conclusão de curso analisar aspectos de inovação com articulações de ferramentas metodológicas (história de vida e estudo de caso) para trazer à baila discussões que afirmam as educações para as relações étnicos-raciais. Nos defrontamos com o material didático da professora Joana Dias e de seu amplo espectro de ações antirracistas e, sem se perder dos elementos de uma educação crítica, propõe-se numa construção dialógica e lúdica. O trabalho se descortina inicialmente em três capítulos bem estruturados que nos trazem elementos de ordem teórica, metodológica e de análise de dados com narrativas de sua história de vida em articulação ao processo educacional. Encontramos a paixão e a construção acadêmica da docente em articulação às necessidades científicas e educacionais a que suas atividades didáticas se propõem e que são ainda mais relevantes, sobretudo, por trazer a temática através de práticas exitosas de combate ao racismo. O problema nos leva a questionar as possibilidades de se fazer educação através de práticas pedagógicas que transformem a sociedade, em especial quanto a desmobilização do racismo estrutural. O objetivo geral é analisar as atividades docentes de afirmação da identidade negra e da cultura afro-brasileira por meio de práticas pedagógicas de combate ao racismo estrutural, apresentaremos a descrição do material didático criado e usado pela professora o que nos indica mudanças de paradigma e desacomodação dos modos convencionais de analisar os espaços de ensino/aprendizagem.
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    Economia pluriativa e geração de renda da agricultura familiar Quilombo Cavalhada - Flores-PE
    (2019) Silva, Hedvyrgens Monteiro da; Silva, Filipe Lima; http://lattes.cnpq.br/0793640526993320; http://lattes.cnpq.br/7631372735627085
    O presente trabalho busca mostrar como é gerada a renda do Quilombo Cavalhada que é situada na área rural do município de Flores-PE, haja vista que a comunidade se articula da produção para autoconsumo e, que a partir da economia pluriativa é possível alavancar o mercado interno e expandir para além do município de origem. Assim, justifica-se a importância para os estudos de novas ruralidades, partindo de um objeto da Economia Rural e da Economia Ambiental. Partindo disso, procuramos responder à pergunta: Quais as articulações e como se dá a organização interna dos quilombolas de Cavalhada-PE quanto as questões de trabalho e renda. A presente metodologia é fruto da construção conjunta elaborada no Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Extensão Rural em Assentamentos com produção de instrumento de pesquisa, coleta e análise de dados realizados de forma coletiva e supervisionada. O trabalho tem cunho qualitativo e foi utilizada pesquisa bibliográfica como ferramenta de pesquisa. A comunidade conta com uma pequena produção agrícola de alimentação familiar de milho e feijão e com a produção de artesanato com insumos que seriam descartados. Porém, a comunidade se identifica como agricultores devido a maior parte de sua renda ser proveniente do plantio; entretanto, apresenta-se um grande potencial para o artesanato agroecológico, que consequentemente geraria mais renda, conservação da natureza e seria uma opção mais sustentável. Isso também faria com que o mercado local fosse fortalecido, contribuindo para o desenvolvimento tanto da comunidade como da região em que estão inseridos e não dependeria exclusivamente da agricultura e da ajuda do Programa Bolsa Família.
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    Estudo comparativo dos preceitos propostos por duas correntes de pensamento: o caso da economia verde e agroecologia
    (2019) Silva, Mariany Barbosa da; Silva, Filipe Lima; http://lattes.cnpq.br/0793640526993320
    Observa-se neste trabalho a discussão que envolve duas correntes de pensamento ou concepções de análise sobre o desenvolvimento sustentável catalogados a partir de suas referências a modelos econômicos aparentemente distintos, mas inseridos no mesmo sistema econômico, os quais apresentam discrepâncias mediatas entre seus conceitos, à saber, a agroecologia e a economia verde. A partir de tal problemática surge-nos como objetivo geral: Analisar as discrepâncias e convergências entre os conceitos trazidos pelos princípios da agroecologia e da economia verde nos processos produtivos que envolvem pluriatividade, multifuncionalidade e produção de subsistência da agricultura familiar. E enquanto objetivos Específicos: 1) Mapear a estrutura discursiva dos conceitos clássicos de economia verde e agroecologia; 2) Estruturar um marco comparativo sobre sustentabilidade ante aos projetos agroecológicos e da economia verde. As principais características da economia verde são a baixa emissão de carbono, eficiência no uso de recursos e busca pela inclusão social. Paralelamente a esta citada tem-se a agroecologia, uma ciência (e filosofia de vida) cuja principal característica é a produção de alimentos saudáveis e naturais. Tanto a economia verde quanto a produção agroecológica visam práticas que levam ao desenvolvimento sustentável, o que se explana em uma melhor qualidade de vida.
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