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Navegando por Orientadores "Salviano, Kaline Maria Tenório"

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    Análise das práticas comportamentais dos discentes de administração pública da UFRPE sob a ótica do consumo consciente
    (2021-02-27) Coelho, Franciely Marques; Salviano, Kaline Maria Tenório; http://lattes.cnpq.br/5540784406933121
    O consumo consciente é um caminho para uma percepção ampla, por parte do consumidor sobre os impactos de suas ações de consumo como um todo, preocupando-se com o desenvolvimento sustentável e a sobrevivência das futuras gerações. Dessa forma, o presente estudo teve o intuito de analisar as práticas comportamentais de consumo consciente dos discentes do curso de Administração Pública da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A metodologia utilizada nesta pesquisa foi descritiva com abordagem quantitativa. Os dados foram obtidos através de questionário a partir da adaptação da Escala de Consumo Sustentável proposta por Ribeiro e Veiga (2011) e do Teste do Consumo Consciente (TCC) do Instituto Akatu (2003), aplicado de modo virtual aos estudantes do curso de Administração Pública nos polos de Afrânio, Carpina, Limoeiro, Pesqueira e Recife. Os resultados apontam que a maior parte (45%) dos estudantes foram classificados como consumidores em nível iniciante, logo, os discentes reconhecem que suas práticas comportamentais geram impactos positivos e negativos ao meio ambiente, assim como, a maioria deles praticam o consumo consciente de forma a pensar apenas nas soluções para evitar desperdícios. Esses fatos demonstram a necessidade da constante discussão em torno do tema em questão e a realização de trabalhos futuros sobre novas metodologias de avaliação quanto ao consumo consciente ou aprimoramento da avaliação realizada atualmente.
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    Gestão escolar : ações e desafios para a implantação dos objetivos de desenvolvimento sustentável no contexto de uma escola estadual
    (2024-05-12) Cavalcante, Adriana Maria da Silva; Salviano, Kaline Maria Tenório; http://lattes.cnpq.br/5540784406933121; http://lattes.cnpq.br/7702407159041326
    Este trabalho teve como objetivo analisar as ações e desafios da gestão escolar na EREM Manoel Gonçalves de Lima, em Cumaru-PE, em relação ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4) e ao Plano Estadual de Educação de Pernambuco (PEE). Buscou-se identificar as metas do PEE que se relacionam com o ODS 4, bem como as ações que estão sendo implementadas pela escola. A metodologia utilizada foi a descritiva, documental e bibliográfica, com uma abordagem quantitativa. A coleta de dados se deu por meio de questionário aplicado à equipe gestora e aos professores. Os resultados demonstraram que a escola está empenhada em desenvolver ações para promover uma educação de qualidade e inclusiva. No entanto, ainda enfrenta alguns desafios para atingir esse objetivo, como a evasão escolar, melhorias na infraestrutura para atender às necessidades dos alunos e a implementação de ações de gestão democrática.
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    O papel do controle interno municipal : desafios e perspectivas
    (2024-12-07) Sousa, Jucimara Xavier Santos; Salviano, Kaline Maria Tenório; http://lattes.cnpq.br/5540784406933121; http://lattes.cnpq.br/2690542092501023
    Esse trabalho aborda o papel do controle interno na Prefeitura de Lagoa Grande - PE, analisando sua conformidade com as diretrizes do modelo estabelecido pela Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores (INTOSAI). A metodologia adotada foi descritiva, bibliográfica e documental, com uma abordagem quantitativa. Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado aplicado aos gestores da Prefeitura, baseado nos componentes e diretrizes da literatura, como o modelo INTOSAI, e analisados por meio de estatística descritiva. Os resultados indicam que o sistema de controle interno está parcialmente em conformidade com as diretrizes, sendo reconhecido como essencial para alcançar os objetivos institucionais, com o suporte adequado da alta administração. No entanto, foram identificadas fragilidades, como a necessidade de aprimorar a comunicação interna e formalizar o código de ética. Apesar dessas limitações, observa-se um esforço contínuo da Prefeitura para fortalecer o controle interno, visando à boa gestão dos recursos públicos e o aumento da transparência administrativa.
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    O processo de avaliação de desempenho na UFPE sob a ótica dos servidores técnico-administrativos do Centro de Ciências da Saúde
    (2020-10-07) Santos, Jennifer Guedes de Lira; Salviano, Kaline Maria Tenório; http://lattes.cnpq.br/5540784406933121; http://lattes.cnpq.br/8156733591789996
    Este trabalho teve o intuito de analisar a percepção dos servidores técnico-administrativos em educação do Centro de Ciências da Saúde (CCS) sobre o processo de avaliação de desempenho na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Além disso, ressalta a importância em discutir o formato utilizado pela instituição, descrevendo o processo de avaliação de desempenho, com o propósito de elucidar práticas que tornem o serviço público mais eficiente, através de melhores práticas na área de gestão de pessoas. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi descritiva e a abordagem da pesquisa, dos tipos quantitativa e qualitativa. Os dados foram obtidos através de questionários aplicados junto aos servidores técnico-administrativos que compõem o CCS. Os resultados apontam que a maior parte dos servidores não receberam orientações ou treinamentos sobre o processo de avaliação de desempenho da UFPE e de como realizá-lo, assim como, na maioria das vezes, não recebem feedback das suas avaliações. Esses fatos demonstram a necessidade da constante discussão em torno do tema em questão e a realização de trabalhos futuros sobre novas metodologias de avaliação ou aprimoramento da avaliação realizada atualmente.
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    Políticas públicas municipais e desenvolvimento sustentável: o papel do PPA 2022-2025 de Carpina no fomento ao ODS 4
    (2024-12-05) Santana, Deivson Lucas Fonseca de; Salviano, Kaline Maria Tenório; http://lattes.cnpq.br/5540784406933121; http://lattes.cnpq.br/4152491138274850
    Tendo em vista a crescente importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em nível global, a presente pesquisa tem como finalidade abordar as políticas públicas municipais relacionadas à educação em Carpina e sua associação com o desenvolvimento sustentável, a fim de se identificar, por meio do Plano Plurianual (PPA) 2022- 2025, como as políticas públicas educacionais do município contribuem para o fomento do ODS 4. Optou-se, então, por realizar uma pesquisa qualitativa, utilizando de entrevistas e levantamento documental, para a coleta de dados. Diante disso, verifica-se que as políticas públicas existentes no PPA do município são direcionadas ao ODS 4, as legislações municipais são orientadas para a implementação dessas políticas e os desafios apresentados pelos gestores revelam que as dificuldades enfrentadas são específicas a cada unidade escolar
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    Qualidade de vida no trabalho dos agentes comunitários de saúde do município de Afrânio-PE
    (2021-02-27) Soares, Samara da Silva; Salviano, Kaline Maria Tenório; http://lattes.cnpq.br/5540784406933121
    Este trabalho teve o objetivo de analisar a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município de Afrânio-PE. Posto isto, buscou-se conhecer as atividades desenvolvidas pelos ACS e identificar a QVT sob a ótica dos ACS. Além disso, foi realizado um estudo sobre as origens do tema, seus diversos conceitos e modelos desenvolvidos nas organizações desde a Revolução Industrial até os dias atuais. A metodologia utilizada no estudo foi descritiva e exploratória, além de ser documental e bibliográfica e a abordagem de pesquisa, dos tipos quantitativa e qualitativa. Os dados foram obtidos por meio do formulário aplicado diretamente aos ACS do município de Afrânio, sendo desenvolvido a partir de indicadores retirados de modelos da literatura sobre QVT. Os resultados demonstraram que a Secretaria de Saúde juntamente com os órgãos responsáveis desenvolvem ações relacionadas às condições de trabalho, ao uso e desenvolvimento de capacidades, a integração social na organização e ao trabalho e espaço total de vida que promovem a QVT dos ACS no decorrer das suas atividades laborais, contribuindo de maneira positiva em seu trabalho.
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    Um estudo das práticas cotidianas de consumo consciente professores da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
    (2021-08-26) Carvalho, Márcia Maria Coelho; Salviano, Kaline Maria Tenório; http://lattes.cnpq.br/5540784406933121
    Este trabalho teve como objetivo analisar o comportamento dos professores da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTEC) da Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em relação às práticas de consumo consciente disso, buscou-se conhecer o contexto da sociedade de consumo e o seu comportamento, com também o consumo consciente e seus métodos de avaliação. A metodologia utilizada foi a descritiva, bibliográfica e quantitativa. A coleta de dados foi realizada através de um questionário aplicado de forma virtual aos professores da UAEADTec da UFRPE, que foi desenvolvido através da Escala do Consumo Sustentável de Ribeiro e Veiga (2011) e do Teste do Consumo Consciente do Instituto Akatu (2003). Os resultados demonstram que os professores estão praticando ações positivas a respeito do consumo consciente, que essas ações contribuem para a diminuição da poluição, do desperdício e para o uso racional dos recursos naturais que estão ficando cada vez mais escassos.
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