Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.
  1. Início
  2. Pesquisar por Orientador

Navegando por Orientadores "Levay, Paula Basto"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise das atividades de interpretação textual no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental
    (2020-09-11) Santos, Maria Isabel Afonso Ferreira da Silva; Levay, Paula Basto; http://lattes.cnpq.br/6421376400928529; http://lattes.cnpq.br/2085134828641901
    Atualmente existe a necessidade de apresentarem-se habilidades de leitura e de escrita para uma melhor prática social por parte dos alunos. Nota-se, entretanto, uma lacuna entre essas práticas trabalhadas em sala de aula e seu real uso na sociedade. Nesse trabalho, investigamos a prática da leitura explorada em dois livros didáticos de língua portuguesa (LD), do ensino fundamental II – da coleção Singular e plural – 7º e 9º anos de Laura Figueiredo, Marisa Balthazar e Shirley Goulart (2015), adotados pela rede pública do estado de Pernambuco. Para isso, foram considerados os exercícios de interpretação e compreensão textual presentes nas obras, contidos no capítulo: caderno de leitura e produção. Realizando a análise foi construído um gráfico classificando a tipologia das questões, utilizando como norte, a pesquisa de Marcuschi a respeito do assunto aqui discutido. Como resultado da pesquisa temos a predominância das questões objetivas e subjetivas que estimulam a identificação das informações explícitas no texto. Concluindo assim que os LD’s analisados não trabalham efetivamente a leitura para o mundo, para a prática social. Na maioria das questões, pretende-se que o aluno copie as informações contidas nos textos.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Biblioteca escolar: espaço para construção de aprendizado
    (2019) Silva, Dímitra Santos de Almeida; Levay, Paula Basto; http://lattes.cnpq.br/6421376400928529
    O artigo levanta uma pesquisa aplicada numa biblioteca,comprovando que sua utilização pode ser um espaço para construção de aprendizagem para os estudantes. Nesse contexto, todos ossujeitos envolvidos no ambienteescolar devem conhecer a importância e o potencial da biblioteca e incentivar a utilização desseespaço. Neste estudo, foi realizada uma pesquisa de campo na qual participaram professores, funcionários da biblioteca e estudantes. Buscamos verificar a percepção desses sujeitos acerca da importância da biblioteca e a sua utilização. Foram elaborados dois questionários: um para aplicação junto aos professores e aos funcionários da bibliotecae outro para ser aplicadoaos alunos. Após a análise dos dados, foi possível observar que a biblioteca é pouco explorada por todos os sujeitos envolvidos na comunidade escolar. Desse modo, esperamos que os resultados obtidos nesse estudo possam incentivar a criação deprojetos que busquem melhorasà utilização da biblioteca e que apresentem as contribuições desse espaço para o processo de ensino-aprendizagem e para a potencialização da prática de leitura pelos estudantes.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Tecnologias no ensino fundamental: dialogando com os nativos digitais no ensino da língua portuguesa
    (2018) Souza, Evandro Batista de; Levay, Paula Basto; http://lattes.cnpq.br/6421376400928529; http://lattes.cnpq.br/8723440314550332
    As tecnologias fazem parte do cotidiano, especialmente das crianças e adolescentes que nasceram em meio a elas. São eles os estudantes do Ensino Fundamental, jovens que não concebem o mundo sema existência dos recursos tecnológicos. Ao inserir o uso de tecnologias no ensino fundamental muitas vantagens podem ser observadas, dessa forma o aluno entende que a tecnologia pode exercer vários papéis em sua vida cotidiana, induz que o aprendizado pode ser obtido através de um computador, o que é verdade, amplia dele sobre as tecnologias, não limitando apenas ao prazer ou divertimento. Nesse sentindo a tecnologia educacional faz uso de três aspectos básicos: recursos destinados à aprendizagem, funções de gestão educacional e funções de desenvolvimento educacional. Cada um desses três componentes é apresentado numa matriz bidimensional que, no plano horizontal indica o propósito, o resultado e a atividade correspondente. O surgimento tecnológico educacional vem sendo caracterizado como conjunto de pesquisas, descobertas, inovações e aperfeiçoamentos,apresença da Internet nas escolas vem se tornando cada vez mais significativas, facilitando a aprendizagem. Assim como pontuou Prensky, a integração das novas tecnologias de informação e comunicação com a educação irá produzir novas formas de aprendizagem. Ele alerta para o perigo de os professores formais estarem muito distantes dos seus estudantes que usam a web no lugar do livro, interagem com seus amigos e afetos através das tecnologias.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Um estudo da variação da língua na música de Luiz Gonzaga
    (2018) Ramos, Ilma Gomes; Levay, Paula Basto; http://lattes.cnpq.br/6421376400928529
    A importância da realização destapesquisafoi trabalhar a diversidade linguísticae o preconceito linguístico. Acreditamos que existe uma relevância de trabalhar com a valorização da identidade de um povo, neste caso o nordestino, então escolhemos uma maneira de estudar utilizando o repertório musical de um artista conhecido em todo o Brasil, Luiz Gonzaga, pois tem o caráter nordestino e traz uma riqueza de informações em suas letras, e ainda tornará um ambiente diferente, animado e descontraído.O projeto apresenta importância social, teórico e prática, uma vez que trata do regionalismo nordestino e o preconceito linguístico. A pesquisa objetivou ensinar aos participantes a respeitar as diferenças e compreender as características regionais. Neste sentido, pode contribuir com o relacionamento entre as pessoas, uma vez que elas podem compreender como funciona uma linguagem, não só a linguagem gramatical, e aprender que tudo que ouvem e pensam que está errado pode, na verdade, ser explicado pela variação linguística regional. Na metodologia, foram utilizados questionários com perguntas sobre a temática da variação e preconceito linguístico. Além disso, foi realizada uma discussão com base na análise linguística e cultural de algumas músicas de Luiz Gonzaga, que trazem nas letras histórias que remetem aos nordestinos. A pesquisa contribuiu para a construção do conhecimento acerca da importância da valorização da identidade nordestina bem como para a construção do respeito às diferenças.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão