Navegando por Orientadores "Falcão, Carolina Cavalcanti"
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Item A piada da censura: L. L. e o discurso cômico controverso(2023-04-28) Silva, Karen Aryadna Nascimento da; Falcão, Carolina Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/9887570122994623O presente trabalho tem como objetivo discutir a normalização que foi dada frente aos discursos do humorista L. L. e a forma com que rapidamente são comentados e compartilhados como apenas uma piada. Percebeu-se o aumento desse tipo de comédia Stand Up e como o espaço digital tem papel de influência. Dessa forma, L. L. utiliza o espaço digital como forma a promover uma “livre manifestação”, como se não houvesse qualquer regulação ética na sociedade. Partindo da compreensão sobre o papel político da comédia e a função social do humor, propõe-se uma Análise de Conteúdo (AC) das postagens de L. L. buscando abordar o entendimento das problemáticas sociais que envolvem seu discurso na Internet, tendo como termo central, o significante "censura". Com essa análise, a pesquisa sugere que o comediante se utiliza de duas estratégias para transmitir sua mensagem. A primeira é a controvérsia, através do uso da palavra censura, como um vetor de ganho de audiência e visibilidade na economia das redes. A segunda, o uso da palavra censura também com um discurso ativo, quando ele sofre tentativas de interdição de seu discurso.Item Cancelamento na cultura do consumo: uma revisão bibliográfica(2023-09-22) Nascimento, Marielle Eden Palmeira do; Falcão, Carolina Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/9887570122994623; http://lattes.cnpq.br/9130166609105683O cancelamento na cultura do consumo trata-se de uma forma individualista de apontar erros e não de provocar mudanças nas estruturas sociais decorrente da interação entre os usuários de redes sociais digitais. O objetivo central do trabalho é compreender como o fenômeno do cancelamento atravessa as práticas consumeristas para as práticas de discurso de ódio. Propõe-se, assim, apresentar uma pesquisa bibliográfica, baseada na revisão narrativa, que permite que o autor se envolva em análises e interpretações críticas mais amplas na construção do conhecimento, além de uma breve análise das reações das pessoas diante do clipe da música “campo de morango” da cantora pop Luísa Sonza, como forma de ilustrar o atravessamento das práticas. Sob essa ótica, o cancelamento na cultura do consumo é um movimento de enfrentamento e violência, atravessado por aspectos do discurso de ódio que via de regra atinge mulheres e quaisquer outras minorias online. Além de ser capaz também de gerar ainda mais atenção sobre o conteúdo que está sendo compartilhado, de forma que, mesmo diante dos haters, artistas, marcas e produtos seguem se tornando lembrados, ocupando o trending da discussão.Item Conexão e engajamento com os consumidores a partir do Instagram: o caso da empresa VR Veículos Recife(2023-09-14) Braz, Igor Danilo dos Santos; Falcão, Carolina Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/9887570122994623Essa pesquisa teve como objetivo demonstrar a importância da interação humana na relação fornecedor-consumidor dentro do ambiente digital, utilizando referências antropológicas do consumo e tendências do marketing digital. A partir de um estudo de caso único, foi analisado dentro de uma abordagem qualitativa, como as publicações com conteúdos sobre a vida pessoal do proprietário da empresa VR Veículos Recife funcionam como estratégia de engajamento e conexão com os seguidores do perfil da empresa no Instagram. A coleta de informações foi realizada através de entrevista com o empresário, análise da relação entre o conteúdo das publicações e as métricas e indicadores de engajamento na plataforma e a influência sobre as vendas. Por fim, foram apresentadas as conclusões que comprovaram a relevância de se aplicar estratégias de conexão com os seguidores para os pequenos empreendimentos que almejam o sucesso dentro da plataforma.Item Consumo de skins no jogo League of Legends por universitários: um estudo de caso sobre identidade e experiência de jogo(2025-03-21) Guedes, Yank Alex Sander Melo; Falcão, Carolina Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/9887570122994623Este trabalho tem como objetivo investigar o consumo de skins no jogo League of Legends (LoL) entre universitários brasileiros, analisando as motivações, influências sociais e impactos na experiência de jogo. Por meio de uma pesquisa exploratória e descritiva, foram coletados dados de 200 jogadores universitários ativos de LoL. Os resultados indicam que a personalização através das skins tem um impacto significativo na imersão e fidelização dos jogadores, sendo um elemento central na expressão de identidade e status dentro da comunidade. Embora as influências sociais, como amigos e influenciadores digitais, tenham um impacto moderado nas decisões de compra, o principal motivador para a aquisição de skins é a possibilidade de personalizar o personagem e aumentar a conexão emocional com o jogo. A aceitação da monetização por meio de skins é majoritariamente positiva, com ressalvas quanto ao preço dos itens, que muitas vezes impede a compra. Este estudo contribui para uma compreensão mais aprofundada do comportamento de consumo no ambiente dos eSports e do papel das skins na construção da identidade digital dos jogadores.Item O negócio da beleza: conhecendo o público masculino e o consumo de serviços e produtos de bem-estar(2023-09-15) Farias, Nataly Lira Veloso de; Falcão, Carolina Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/9887570122994623; http://lattes.cnpq.br/5192625199647512O mercado de beleza masculino está em constante transformação, e a compreensão dos hábitos de consumo desse público, bem como o desenvolvimento de estratégias para atrair os consumidores masculinos, são fundamentais. Este estudo visa preencher uma lacuna na pesquisa sobre o consumo de produtos e serviços de estética pelo público masculino, empregando a integração do marketing com o estudo de gênero para gerar ferramentas e táticas eficazes. Por meio da identificação das características desse público, da análise de suas necessidades e motivações, bem como da proposição de estratégias de marketing personalizadas, busca-se contribuir para o crescimento e aprimoramento do mercado de beleza voltado para os homens e, em particular, para as clínicas de estética. Este projeto empregou uma abordagem metodológica qualitativa, com base em análise bibliográfica, bem como uma abordagem quantitativa, empregando questionários como instrumento de pesquisa. Nesse contexto, foi conduzida uma pesquisa por meio de questionário direcionado ao público-alvo, composto por homens consumidores de serviços de estética e de produtos cosméticos. O objetivo é compreender como o marketing e o estudo de gênero podem gerar ferramentas e estratégias que despertem o desejo e atraiam o público masculino para consumir serviços de estética e produtos cosméticos. Isso levando em consideração as transformações socioculturais ao longo do tempo e como essas mudanças influenciam o comportamento humano desse novo modelo de consumidor. Reconhecendo que o mercado de beleza é um setor em constante expansão e inovação, tanto em termos de produtos quanto de serviços, e sendo um dos segmentos mais promissores, a indústria da beleza impulsiona a economia brasileira e cria inúmeras oportunidades. O interesse dos homens pelo autocuidado tem contribuído significativamente para esse crescimento. Os resultados desta pesquisa mostram as principais motivações que influenciam no comportamento de consumo de homens, apontando a opinião de amigos e familiares como principal fator de influência, seguido da opinião de especialistas. Por fim, pode-se perceber que o grupo pesquisado indicou a autoimagem e o bem-estar pessoal como motivações principais para o consumo de produtos e serviços de estética.Item Redes sociais como ferramenta para se destacar no mercado de serviços de saúde: fenômeno psicólogos no Tik Tok(2025-02-14) Silva, Girlene Salvador da; Falcão, Carolina Cavalcanti; Regino, Fabiane Alves; http://lattes.cnpq.br/3088176522044224; http://lattes.cnpq.br/9887570122994623; http://lattes.cnpq.br/3666864818485487O trabalho tem como objetivo compreender a produção de conteúdo sobre saúde no Tik Tok voltados a diagnósticos, levando em consideração os perfis melhor ranqueados na plataforma. Parte-se de uma revisão bibliográfica na qual debateremos o papel do Tik Tok na cultura digital, seus principais usos e fenômenos, levando em conta a interação dos profissionais de saúde com a plataforma. A pesquisa propôs uma exploração desses conteúdos, tendo como grupo de análise profissionais de saúde com relevância na plataforma, atuando, sobretudo na área de saúde mental. Dessa forma, observamos uma amostra de cinco profissionais, no período de janeiro a novembro de 2024, com o objetivo de analisar e compreender quais são as ferramentas disponíveis na plataforma e como esses profissionais as utilizam para se destacar e viralizar os seus conteúdos. Além disso, busca-se compreender por que o Tik Tok tem sido escolhido como principal plataforma para distribuição de informação sobre saúde. Com essa análise, espera-se compreender melhor as dinâmicas de produção e consumo de conteúdo sobre saúde mental na internet, de modo a contribuir para um melhor esclarecimento e uso mais equilibrado dessas plataformas.Item #VolteiRecife: estratégia e protagonismo no primeiro carnaval pós-pandemia(2025-03-12) Souza, Ketley Maria de; Falcão, Carolina Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/9887570122994623; http://lattes.cnpq.br/0387623082527904Desde suas origens no Brasil, o carnaval incorpora elementos que, em diálogo com diferentes manifestações culturais, expressam de forma singular a complexidade da identidade brasileira. Na cidade do Recife, essa manifestação possui um forte valor cultural e econômico, além de particularidades e contradições próprias. Com a chegada da pandemia do Covid-19, o evento passou por uma pausa em sua realização tradicional. Após dois anos, o carnaval de 2023 marcou o retorno da festa, e coube à Prefeitura do Recife realizar essa comunicação. Esse estudo propõe uma análise sobre como ocorreu a abordagem dessa retomada na estratégia de comunicação digital da prefeitura. Para essa finalidade, refletimos sobre o impacto que o carnaval possui para o Recife, analisando como a pandemia afetou a sua realização. Dentro desse contexto, observamos como a comunicação digital dos órgãos públicos se articulou, analisando os principais formatos e elementos utilizados nas publicações do Instagram da Prefeitura do Recife sobre o carnaval de 2023. A relevância do estudo é apresentada uma vez que ele pode servir para revelar o carnaval como manifestação cultural, identificar as consequências da sua suspensão, assimilar os desafios e expectativas envolvidas no processo de retomada, compreender as possibilidades que o digital traz para a comunicação pública, trazer melhorias para futuras campanhas de divulgação de eventos culturais e evidenciar o carnaval como estratégia política. Selecionamos para a análise os conteúdos publicados entre os dias 27 de janeiro de 2023 e 25 de fevereiro de 2023, realizando a leitura flutuante, exploração do material e o tratamento dos resultados. Os achados indicam que a Prefeitura do Recife esteve em constante tentativa de aproximação com o público, e para isso, buscou internalizar o carnaval, institucionalizando a festa e fazendo com que a divulgação da retomada tomasse um forte aspecto político de validação do órgão público. Ao concluir esse trabalho, percebemos que o carnaval simboliza muito mais do que uma celebração da identidade popular. Ele também se configura como um espaço onde o poder público busca afirmar sua presença e seu papel diante da sociedade.
