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Navegando por Orientadores "Baião Filho, Luiz Gonzaga"

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    Escola sem partido: uma reflexão sobre as ideologias dos projetos de lei e suas implicações no processo de mercantilização da educação
    (2019-12-13) Silva, Vanessa Kely da; Baião Filho, Luiz Gonzaga; http://lattes.cnpq.br/2107039085856949; http://lattes.cnpq.br/6842352897918549
    A educação vem se tornando um palco de grandes discussões e disputadas na última década. Nesse trabalho, discorremos sobre a ênfase que a educação está recebendo nas esferas legislativas de todo país, através dos projetos de lei Escola sem Partido (ESP). Nossa analise se constrói através do objetivo geral de investigação e localização dos projetos de lei ESP, com as correntes ideológicas neoconservadoras e neoliberais. Ambas correntes passaram por reformulações nas suas ideologias, promovendo os interesses do mercado e ideologias conservadoras. Essas ideologias ganharam maior visibilidade e difusão a partir da década de 70 nos Estados Unidos da América (EUA). Atrelados ao objetivo geral, estão os objetivos as especificidades de identificar e explicar o momento de nascimento do movimento Escola sem Partido, exemplificando seus propositores e apoiadores, demonstrando como esses estão envolvidos com as correntes neoliberais e neoconservadoras, assim como o trajeto que os projetos de lei percorrem nas esferas municipais, estaduais e federais, daremos ênfase na análise dos projetos que tramitam na esfera legislativa federal, pois entendemos que esses representam em contexto geral todos os outros que tramitam nas demais esferas. Mais adiante dialogaremos com os teóricos educacionais Freire (1996, Tomaz Tadeu (1994), Saviani (1996), Libâneo (1996), procurando entender o caminho educacional que esses autores educadores julgam necessários para a desenvoltura docente que visam o desenvolvimento autônomo do educando.
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    O direito à educação Quilombola: Quilombolas, escolas e Projetos Políticos Pedagógicos em Bom Conselho - PE
    (2018-08-16) Curvelo, Maely Carlos da Silva; Baião Filho, Luiz Gonzaga; http://lattes.cnpq.br/2107039085856949
    Os estudos acerca das temáticas étnico-raciais no âmbito da Educação brasileira têm avançado cada vez mais, apresentando realidades desconhecidas, denunciando práticas de silenciamento, possibilitando reflexões significativas acerca do cenário educacional dos sujeitos e comunidades quilombolas, possibilitando contribuições à Ciência Social. Atualmente, a Educação Quilombola faz parte do direito à Educação por meio da institucionalização da modalidade, cuja organização respeita, reconhece e ressignifica as especificidades dos sujeitos, no sentido de buscar promover uma educação contra as desigualdades raciais, contra as formas de racismo e preconceito, enfim, contra o mito da democracia racial. O estudo ora apresentado diz respeito ao Trabalho de Conclusão de Curso da autora, a qual se propôs em estudar o cenário educacional das comunidades quilombolas do município de Bom Conselho-PE no campo da gestão, adotando os Projetos Políticos Pedagógicos das escolas como uma das principais fontes de análises, seguidos de entrevistas semiestruturadas nas quais os sujeitos participantes são ouvidos enquanto cidadãos de direitos, de modo a analisar nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas quilombolas as ações voltadas às especificidades étnicas dos grupos, enquanto direito a uma Educação diferenciada, capaz de acabar com as desigualdades educacionais que durante anos dificultaram o acesso, permanência e sucesso dos alunos quilombolas no Brasil. Escolhemos a abordagem qualitativa (LUDKE; ANDRÉ, 2012) e a pesquisa de campo com suporte documental, à qual consiste em tomar como principal coleta de dados os documentos oficiais e não oficiais, a fim de investigá-los na busca por dados que respondam aos objetivos pretendidos. Os resultados apontaram o diagnóstico da situação educacional das escolas quilombolas, os impasses, convergências e divergências vivenciadas pelas comunidades na busca do gozo de seus direitos, a atuação da gestão educacional do município para com a Educação Quilombola, bem como possibilitou-nos apontar algumas questões a serem consideradas tanto no que diz respeito às leis educacionais que tratam da referida modalidade de ensino quanto no processo de assimilacionismo que fez/faz parte da estruturação e formação da sociedade brasileira.
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