Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Orientador

Navegando por Orientadores "Araújo Filho, Mironaldo Borges de"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Avaliação heurística baseada nos 10 princípios de usabilidade de Jakob Nielsen
    (2023-11-23) Dias, Karina Teixeira; Araújo Filho, Mironaldo Borges de; http://lattes.cnpq.br/4535402164652924; http://lattes.cnpq.br/3720969574339252
    Este trabalho tem como objetivo identificar erros de usabilidade, na plataforma de serviços do Departamento de Trânsito do Estado de Pernambuco (DETRAN-PE), através de uma avaliação heurística. De acordo com as referências relacionadas, a avaliação heurística foi baseada nos dez princípios de usabilidade de Jakob Nielsen. Os erros foram classificados de acordo com o grau de severidade. Como consequência, foram apresentadas propostas de soluções a fim de sanar os erros identificados.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Design Thinking no desenvolvimento de aplicativo para a Paróquia de São José - Surubim - PE
    (2023-08-16) Farias, Vinícius Coêlho Vanderley; Araújo Filho, Mironaldo Borges de; http://lattes.cnpq.br/4535402164652924; http://lattes.cnpq.br/3532582532600484
    As necessidades oriundas do período da pandemia fomentaram o estabelecimento permanente de facilidades na prestação de serviços da secretaria paroquial de São José em Surubim-PE. Diante dessa nova realidade, este projeto desenvolveu uma proposta de aplicativo para otimizar o acesso dos paroquianos aos serviços disponibilizados. Para tanto, foi aplicada a metodologia de Design Thinking, associando as fases de empatia, definição, ideação e prototipação com grupos focais, briefing, moodboard e pesquisa de similares, com o propósito de conhecer o público da Paróquia que protagoniza essa nova demanda. Os resultados trouxeram à luz pontos críticos, como a dificuldade na compreensão dos comandos e usabilidade dos aplicativos, além da representação visual que retrata os símbolos religiosos dessa comunidade, ao mesmo tempo que implementou funções que promovessem uma melhoria significativa no acesso dos fiéis aos serviços oferecidos pela secretaria paroquial. Com essa abordagem, a proposta de aplicativo visa tornar a vida dos paroquianos mais confortável, proporcionando-lhes uma experiência mais fluida e agradável ao realizar suas atividades, tornando suas vidas mais cômodas e fortalecidas na fé.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Inovação tecnológica e arte publicitária: a interferência do uso da inteligência artificial em filmes publicitários sob a percepção do espectador
    (2023-10-25) Ferreira, Adalberto Ribeiro; Araújo Filho, Mironaldo Borges de; http://lattes.cnpq.br/4535402164652924; http://lattes.cnpq.br/1511373809509639
    As marcas e a publicidade vêm se reinventando imagens atrativas e presentes na memória do público, tornando-se parte do seu cotidiano. Para tanto, adota diversas técnicas para se destacar na mente do consumidor, em meio a muitas informações disponíveis. O presente trabalho teve como objetivos, estabelecer uma relação de conceitos de tecnologia, inovação e inteligência artificial com a arte publicitária e assim compreender como o uso da inteligência artificial interfere na percepção e nas emoções dos espectadores de filmes publicitários. A metodologia aplicada foi de caráter descritivo com abordagem quali-quantitativa, tendo como instrumento de coleta a aplicação de um questionário a respeito de filmes publicitários, a fim de apurar a percepção dos entrevistados sobre o uso da inteligência artificial nesses filmes. Foram analisados três filmes publicitários, sendo um deles criado totalmente com auxílio da inteligência artificial, outro criado parcialmente com o auxílio de IA e um terceiro, sem nenhum auxílio de IA. O estudo indicou com resultados que nos três filmes, a maior parcela dos entrevistados conseguiu identificar quais foram os filmes criados com IA e o que não foi criado com IA.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão