Navegando por Orientadores "Araújo, Rosangela Vidal de Souza"
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Item Blended learning no ensino da respiração celular: uma proposta de sala de aula invertida(2019-02-04) Monteiro, Maria Gabriela Silva Carneiro; Araújo, Rosangela Vidal de Souza; http://lattes.cnpq.br/0161284695913412; http://lattes.cnpq.br/4031709664939616Esta pesquisa tem como objetivo investigar a utilização do modelo da sala de aula invertida (ou flipped classroom), no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma instituição pública federal. A sala de aula invertida é caracterizada, como uma abordagem pela qual o aluno assume a responsabilidade pelo estudo teórico e a aula presencial serve como aplicação prática dos conceitos estudados previamente. Para efetivar essa investigação realizamos uma pesquisa descritiva, observacional e de campo com abordagem qualitativa. Os sujeitos compreenderam 34 estudantes e foi realizada na disciplina de Bioquímica dos Sistemas com uma carga horária de 60h. Para levantamento dos dados foi aplicado um questionário VARK (Visual, Aural-Read, Write and Kinesthetic) antes da intervenção, um formulário após a intervenção contendo questões abertas e fechadas e três atividades ligadas ao conteúdo de respiração celular. Este trabalho aponta fortes evidências da potencialidade para o uso da sala de aula invertida na formação de conceitos em bioquímica e da importância do conhecimento dos estilos de aprendizagem dos estudantes, para uma otimização do uso do método proposto. Também diagnosticamos alguns problemas enfrentados durante a pesquisa, como a forte herança do estudante pelo método tradicional de ensino, o que causou certa resistência e dificuldade de adaptação no início da disciplina. Os dados obtidos mostram que, apesar das barreiras a superar no decorrer da experiência, a implementação de modelos de aprendizagem e atitudes inovadoras contribuiu muito, sobretudo para que o aluno faça valer a pena o que aprendeu na disciplina, mostrando que sabem tomar decisões adequadas, resolver problemas, trabalhar colaborativamente e fazer a diferença na sua futura profissão.Item Vivência prática como estratégia pedagógica para o ensino de Bioquímica na formação de professores à luz de novas construções de aprendizagens(2025-08-07) Cunha, Ana Gabryele Pereira da; Araújo, Rosangela Vidal de Souza; http://lattes.cnpq.br/0161284695913412; http://lattes.cnpq.br/3344197415149683Este artigo apresenta uma experiência pedagógica realizada na graduação em uma turma do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, com a intenção de trabalhar uma prática educacional inovadora para o ensino de Bioquímica. A práxis, inspirada nas novas construções de aprendizagem preconizadas por diversos autores, como Paulo Freire, Rubem Alves, Pedro Demo e José Pacheco, tem o intuito de repensar a metodologia instrucionista, trabalhando uma prática que trabalhe a construção autoral de dados, a pesquisa, a curiosidade, a crítica e que, sempre que possível, tenha função/importância na vida do estudante, já que a formação é um processo integral e que fala de interesses subjetivos. A prática proposta foi realizada entre a primeira e segunda semanas de aula, consistiu na realização de 3 tipos de movimentos físicos realizados em espaços diferentes da UFRPE, coreografados em circuitos por 3 grupos, onde cada grupo teve um líder que anotaria sinais fisiológicos durante a execução do exercício. Em seguida eles apresentaram os achados (fadiga, sudorese, fadiga em certos grupos musculares, alterações da frequência cardíaca), e foi construído, no quadro, durante o debate coletivo e animado sobre os sinais fisiológicos, uma tabela comparativa entre resultados e indícios das vias metabólicas energéticas ativadas, os estudantes ficaram liberados para pesquisar nos smartphones para irmos construindo juntos o raciocínio para a construção. Os resultados mostram que durante o compartilhamento dos dados, os alunos faziam comentários, conexões e de forma “intuitiva” ligavam um tipo de movimento e sinal fisiológico com os sistemas energéticos que seriam depois aprofundados nas aulas seguintes de metabolismo. Também se notou aspectos subjetivos muito interessantes como um envolvimento humano, brincadeiras entre eles, sobre a performance de cada um ao realizar esse ou aquele movimento. A abordagem mostrou-se potente e constitui uma forma para trabalhar o conteúdo de forma mais autoral pela ferramenta da pesquisa científica, colaborando para a formação inicial docente.
