TCC - Especialização em Estudos da Linguagem e Formação Docente (UAEADTec)
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Item Atividades de leitura no livro didático de língua portuguesa dos anos iniciais: um olhar sobre o tratamento dado aos gêneros multimodais(2025-04-15) Mendes, Misleide Gomes da Silva; Silva, Silvio Profirio da; http://lattes.cnpq.br/5845735905741597Desde o início dos anos 2000, tem início um processo de proliferação dos aparatos tecnológicos. É nesse cenário que tem início o processo de divulgação de um amplo quantitativo de estudos e pesquisas acerca da multimodalidade discursiva, bem como acerca da sua presença na constituição dos gêneros discursivos/textuais. Este trabalho tem como objetivo geral conhecer o tratamento dado aos gêneros multimodais presentes nas atividades de leitura oportunizadas pelo livro didático A conquista: Língua Portuguesa (5º Ano). Os objetivos específicos são: (I) perceber o enfoque dado aos gêneros multimodais subjacentes às atividades de leitura presentes nesse manual, (II) refletir sobre as práticas pedagógicas de leitura e escrita na utilização dos textos multimodais. O presente trabalho está respaldado no âmbito da pesquisa qualitativa, assim como no âmbito da pesquisa documental. Os resultados apontam que o livro didático A Conquista materializa uma razoável diversidade/variedade de gêneros multimodais. Além disso, os dados demonstram que as atividades de leitura nem sempre promovem a reflexão acerca de todos os elementos semióticos e visuais presentes nos gêneros multimodais.Item O eixo oralidade no livro didático de língua portuguesa do ensino médio(2025-01-24) Melo, Maria de Lourdes Félix Correia de; Silva, Silvio Profirio da; http://lattes.cnpq.br/5845735905741597; http://lattes.cnpq.br/3178663388404436Este estudo tem como objetivo geral investigar o tratamento dado ao eixo oralidade no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Como objetivos específicos, pretendemos: (I) conhecer o espaço dado ao eixo oralidade no livro didático Multiversos: Língua Portuguesa – Ensino Médio; (II) identificar o tratamento dado aos gêneros orais nesse livro didático. Para realização deste estudo, recorremos à pesquisa documental, tendo como procedimentos metodológicos: a revisão de literatura, a análise documental e a descrição das informações. Os resultados apontam que o livro didático analisado carece de atividades que instiguem a reflexão do alunado em relação às especificidades e particularidades da modalidade oral da linguagem, como: aspectos prosódicos, entonação, turnos de fala, tópicos discursivos, marcadores conversacionais, entre outros. Além disso, tal livro didático apresenta poucos exemplares de gêneros orais. Ou seja, uma pequena quantidade de gêneros orais é contemplada nesse manual.Item Uso das tecnologias no ensino da língua portuguesa no 4º ano do ensino fundamental I: análise em uma escola da rede municipal de Paulista(2025-04-15) Lopes, Natali Vieira de Barros Negromonte; Silva, Silvio Profirio da; http://lattes.cnpq.br/5845735905741597; http://lattes.cnpq.br/1328185570439921Neste artigo apresentamos os resultados de uma investigação realizada no âmbito de uma escola da Rede Municipal de Paulista, sobre o uso das Tecnologias de Comunicação e Informação na escola, na prática dos professores do 4º ano do Ensino Fundamental I. As novas Tecnologias da Informação e Comunicação de fato, alteraram significativamente a forma como lemos e escrevemos. Isso se deve principalmente à crescente digitalização das informações e a internet trouxe grandes mudanças em nossos hábitos de leitura e escrita. Buscamos se suas utilizações ou a falta delas estão influenciando no desenvolvimento dos alunos. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas aulas de Língua Portuguesa tem se tornado uma ferramenta positiva para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem, proporcionando uma maior interação, personalização e envolvimento dos estudantes com o conteúdo. O estudo envolveu a realização de entrevistas com professores e análise do referencial bibliográfico.
