Navegando por Assunto "Universidades e faculdades públicas"
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Item Captação de recursos nas fundações de apoio às IFES: uma análise comparativa entre FADE/UFPE, FUNDEP/UFMG e FIOTEC/FIOCRUZ (2019-2023)(2025-08-11) Rodrigues, Erick Jhonny Marques; Oliveira, Isabel Cristina Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4745142041015422A crescente escassez orçamentária das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) no Brasil tem intensificado o papel estratégico das fundações de apoio na captação e gestão de recursos para projetos acadêmicos e científicos. Diante desse cenário, esta pesquisa realiza uma análise comparativa entre três importantes fundações: FADE/UFPE, FUNDEP/UFMG e FIOTEC/FIOCRUZ, com o objetivo de avaliar seus níveis de eficiência, governança e sustentabilidade no período de 2019 a 2023. A hipótese central é que fundações com estruturas de governança mais consolidadas, maior grau de profissionalização e articulação institucional tendem a apresentar melhor desempenho em indicadores como volume de captação, número de projetos e execução orçamentária. A metodologia adotada combina abordagem qualitativa e quantitativa, com análise documental e estatística descritiva, utilizando dados públicos dos relatórios de gestão das fundações, sistemas de transparência e plataformas institucionais. Os resultados indicaram que FIOTEC e FUNDEP lideram em escala de captação, agilidade na tramitação de projetos e práticas consolidadas de compliance e integridade, enquanto a FADE/UFPE apresenta desempenho coerente com seu porte e potencial de crescimento ao adotar estratégias mais integradas e inovadoras. Conclui-se que a eficiência das fundações está fortemente ligada à maturidade institucional, ao uso de tecnologias de gestão e à diversificação de parcerias nacionais e internacionais. Os achados oferecem subsídios valiosos para o aprimoramento das políticas públicas voltadas ao financiamento da educação superior, bem como para a gestão das próprias fundações.Item Cartilha Ouvidoria UFRPE(EDUFRPE, 2022) Universidade Federal Rural de PernambucoItem A contribuição da autoavaliação na política de planejamento institucional da UFRPE(2022-05-27) Brasileiro, Isabelle Thais Barbosa; Oliveira, Isabel Cristina Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4745142041015422; http://lattes.cnpq.br/5170943668237681In the face of Brazilian economic, social and political scenario, a range of cuts compromised Brazilian public education’s budget, between then, the budgets of the higher education institutes, putting the managers on alert about the performance of their institutions. Furthermore, there were COVID-19 pandemics establishment increasing the concern. It became necessary, then, to think about the obstacles of doing the maximum with few available resources, highlighting the importance of having a well structured and factible planning. To make this possible, it’s mandatory to plan and know all weaknesses and capabilities pointed through a institutional self-evaluation process – an important regulatory tool to evaluate the education as public policy. In this regard, this essay tries to identify how self-assessment data use contributes to Federal Rural University of Pernambuco’s institutional planning policies. The methodology used to data acquisition and analysis of this essay is through a qualitative approach, in which a survey was applied in order to identify how UFRPE’s managers make use of the normative of the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP) and official UFRPE documents to foster discussions. The results obtained show how self-evaluation impacts the management process of the institution and promotes innovative changes, contributing to achieve success in performance and governance indices and improve effectiveness in the realization of its social function.Item O impacto econômico da interiorização da Universidade Federal Rural de Pernambuco: o caso da Unidade Acadêmica de Serra Talhada(2023-05-05) Silva, Marisa do Nascimento; Siqueira, Kleyton José da Silva Pereira de; http://lattes.cnpq.br/3616610194060665; http://lattes.cnpq.br/9583080844290912O presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto da política de interiorização da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) sobre o desenvolvimento econômico da cidade de Serra Talhada em Pernambuco. A estratégia empírica empregada foi o Método de Controle Sintético (SCM) no período de 2000-2016 o que possibilita a visualização da trajetória do PIB per capita da cidade antes e depois da execução da política, além simular a hipótese da inexistência da mesma. Os resultados indicam que se pode confirmar a existência de impacto da UAST sobre o PIB per capita do município de Serra Talhada.Item Terceirização e precariedade: um estudo sobre as condições de trabalho dos terceirizados da UFRPE(2024-03-08) Silva, Cecília Ludmylla Rêgo da; Faria, Maurício Sardá de; http://lattes.cnpq.br/1513772085737367; http://lattes.cnpq.br/8091000656821989This research stands out in the field of sociology of work by analyzing the transformations and precarizations in work relations in capitalism, particularly in the context of outsourced companies connected to the University Federal Rural of Pernambuco (UFRPE). The study's goal is to understand the work relations at this university and how they influence the workers' quality of life. To achieve this, the study begins with a theoretical analysis of work throughout history, work relations in capitalism, and new forms of work, focusing on how these relations impact workers' well-being. The methodological approach was qualitative, including semi-structured interviews and a literature review. The results reveal an environment of extreme stress, task accumulation, insecurity, and coercion in pursuit of results. This study aims to improve public policies to protect workers and promote a safer and healthier work environment.
