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Navegando por Assunto "Soberania alimentar"

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    Movimentos revolucionários: sob viés da segurança alimentar
    (2024-10-04) Martins, Adriel de Almeida; Romeiro, Edenilze Teles; http://lattes.cnpq.br/1160900303161454; http://lattes.cnpq.br/0159114757191067
    A insegurança alimentar é um termômetro que molda a sociedade, ela expressa as divisões de classes sociais e ao mesmo tempo e um forte mecanismo de manutenção das desigualdades. Pessoas sem alimentação adequada não aprendem e não desenvolvem de forma satisfatória. A segurança alimentar é a forma básica de desenvolvimento físico e intelectual. O presente relatório teve como finalidade fazer uma breve analise das três revoluções populares pernambucanas e de um movimento social nacional, do ponto de vista histórico, sob o viés alimentar. Para isso, descreveu-se a economia durante o Brasil colônia, a formação do estado de Pernambuco, e sobre soberania alimentar, buscando o papel do alimento como um dos fatores motivadores de movimentos populares. Para tanto, contextualizou-se as principais revoluções populares nordestinas que foram motivadas pela busca de melhoria econômica, redistribuição de terras e combate à insegurança alimentar. A partir dessa perspectiva, pode se observar que a busca pela segurança alimentar é um importante impulsionador de movimentos populares, conjuntamente com outras reivindicações - moradia e emprego, buscando, desta forma, a melhoria da qualidade de vida para à população.
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    O manejo da agrobiodiversidade e estratégias de conservação de sementes vegetais na Agroecologia
    (2025-03-18) Silva, Ângela Rossana Costa da; Silva, Ana Cláudia de Lima; http://lattes.cnpq.br/1254542675743579; http://lattes.cnpq.br/2097284574561161
    Este memorial apresenta a minha vivência e experiências durante os quatro anos de formação no curso de Bacharelado em Agroecologia, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que iniciou no ano de 2021 e terminou no ano de 2025. O objetivo deste memorial é relatar a minha trajetória acadêmica por meio de uma análise reflexiva e sistemática dos principais aprendizados, desafios, eixos e temas abordados ao longo dos semestres. A metodologia utilizada baseou-se nas memórias acadêmicas revisitadas a partir do processo vivido, dos materiais produzidos e textos indicados durante o curso, possibilitando a construção de uma narrativa que integrasse os aspectos mais marcantes da formação. Os principais instrumentos utilizados foram os relatórios produzidos, as viagens de imersão, os arquivos audiovisuais, as aulas remotas, os cadernos e os registros das culminâncias. Este memorial é composto por três partes: na primeira parte, apresento a minha identidade, na qual descrevo de forma sintetizada os momentos da minha vida pessoal, tanto no estado no Rio Grande do Norte, como em Pernambuco, e a trajetória educacional, onde relato o início da minha vida educativa, a realização dos cursos técnicos e a minha entrada na universidade. Na segunda parte, trago a linha do tempo, destacando os desafios, os principais aprendizados, eixos e temas mais relevantes do primeiro ao oitavo período; os estágios supervisionados obrigatórios, realizados no primeiro e oitavo período; e os dois temas de aprofundamento, em diálogo com as experiências vividas e com os diferentes pontos de vista acerca dos temas. Na terceira e última parte, apresento o fechamento da minha trajetória acadêmica, retomando os desafios e os aprendizados, concluindo essa trajetória afirmando que a minha caminhada como agroecóloga e educadora continua no aprendizado, na partilha e na contribuição para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
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