Navegando por Assunto "Sexismo nos livros didáticos"
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Item Representações de gênero nos livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental(2018-12-19) Silva, Camila Alves; Portela Júnior, Aristeu; http://lattes.cnpq.br/2261345425063739; http://lattes.cnpq.br/0007676117664652No contexto atual da educação brasileira, muitos embates vêm sendo empreendidos no sentido de eliminar as discussões, nas escolas, acerca das identidades de gênero. O presente trabalho foi construído a partir da compreensão da necessidade de refletir sobre essa temática no ambiente escolar, tendo em vista as desigualdades sociais entre homens e mulheres, justificadas por diferenças biológicas. Compreendendo que essas desigualdades são materializadas no ambiente escolar através das práticas docentes, das rotinas e dos materiais didáticos, objetivou-se analisar as representações de gênero presentes em livros didáticos do segundo ciclo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os livros analisados pertencem à coleção Ápis, da Editora Ática e foram selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2016. Essa pesquisa foi embasada nos estudos pós-estruturalistas e, em termos de metodologia de análise dos livros, inspirou-se na Análise de Conteúdo. Através do percurso investigativo aqui empreendido, verificou-se um processo de perpetuação de estereótipos relacionados às mulheres e aos homens nos livros didáticos, além da exclusão de outras identidades. Encontrou-se, além disso, mecanismos de perpetuação das desigualdades, mas, também, ainda que raros, pontos de ruptura. Em meio a esse cenário, destaca-se ainda, o emprego de uma linguagem sexista, em grande parte dos livros, tendo o masculino, na maioria das vezes, como referência universal.
