Navegando por Assunto "Semiótica"
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Item A expressão das cores e histórias que salvam vidas em O voo da guará vermelha, de Maria valéria Rezende.(2023-03-30) Silva, Iza Maria Lopes da; Almeida, Maria do Socorro Pereira de; http://lattes.cnpq.br/3185435491287172; http://lattes.cnpq.br/7537342535632454O voo da Guar avermelha, romance escrito por Maria Valéria Rezende, publicado no ano de 2005, traz a essência das cores diante das mudanças dos sentimentos e emoções das personagens principais, Rosalio e Irene, apresentando essas personagens num cenário social em meio a exploração, excluso e desrespeito dos seus direitos. Através das contações de histórias, ora beirando a fantasia, ora beirando o factual, podemos perceber a (re)construção, o identitária dessas pessoas ao longo do enredo. Em vista disso, este trabalho objetiva identificar os aspectos simbólicos das cores e sua importância na construção do enredo, o que nos direciona para um estudo semiótico, mas È objetivo, também, observar como se revelam os aspectos socioculturais que remetem ‡s identidades dos protagonistas, refletindo sobre o papel da literatura diante do retrato sociocultural contemporâneo trazido pela obra rezendiana através de Rosalio e Irene. Diante disso, a metodologia consiste em pesquisas bibliográficas, com consulta a periódicos, revistas, livros e sites da internet. A pesquisa est· teoricamente embasada em autores como Santaella (2007), Hall (2005), Candido (2006), Pignatari (2004); Pierce (2005); Possebon (2014), Guimarães (2004), Kandinsky (1996) entre outros que muito contribuíram para o desenvolvimento do estudo. Ao longo do estudo foi possível observar que as personagens nos despertam para um diálogo humanizador que reascende e pelo poder transformador da educação, mas nos alertam, também, frente ‡s condições de pobreza e de exclusao social, problemas ainda emergentes em nossa sociedade contemporânea.Item Cinema Pernambucano : uma linguagem singular(2023-10-23) Santos, Maria da Conceição dos; Silva, Charles Ricardo Leite da; http://lattes.cnpq.br/2664342528760612Esta pesquisa tem como objetivo analisar a linguagem enquanto instrumento artístico transformador, a partir da compreensão da importância do cinema pernambucano com seu caráter inovador e teatral. Assim, despertar a percepção da função social do mesmo como, também, observar os fundamentos compositivos da linguagem cinematográfica. Desta forma, as bases teóricas e metodológicas deste trabalho se articulam brevemente a linguística, a sintaxe e a semiótica. Além de, através de reunir elementos de origem e evolução do cinema pernambucano. Apresenta-se uma análise de algumas obras, de destaque, o que fundamenta o reforço da identidade cultural, lutas sociais, diversidade e representação, além de impacto como agente de transformação e mudanças sociais.Item Do concreto ao melódico: a reverberação da poesia concreta na canção “De palavra em palavra” (1973) de Caetano Veloso(2021) Barbosa, Ana Clara dos Santos; Paes, Iêdo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3281218394136739; http://lattes.cnpq.br/0299537301539097Desde o momento em que a poesia concreta surge, na década de 1950, encabeçada por Décio Pignatari e pelos irmãos Augusto e Haroldo de Campos, esta, enquanto ideia e execução, mostra-se influente e presente em diversos setores – artísticos ou não – da sociedade brasileira. Pensando nisso, este trabalho busca analisar a maneira como o método de composição poética desenvolvido pelos expoentes do Movimento Concretista influenciou a produção musical de Caetano Veloso durante o período do Tropicalismo, especificamente no que diz respeito à canção “De Palavra em Palavra”, presente no LP “Araçá Azul” (1973). Como ponto de partida para esta pesquisa, foi observada a aproximação tanto do momento histórico como das pretensões artísticas existente entre os poetas paulistas e o grupo baiano, que fez com que os trabalhos desenvolvidos pelos concretistas se tornassem referência obrigatória para a análise da produção artística dos tropicalistas. A fundamentação teórica se apoia, no que se refere à literatura e poesia concreta, em Campos, Campos e Pignatari (2006), Campos (1974) e Paz (1972), ao período do Tropicalismo, em Favaretto (1996) e Perrone (1990) e à semiótica, em Santaella (1996). Dessa forma, além da aproximação existente entre ambos os grupos artísticos, foi analisada, através de uma perspectiva que envolve um pouco da análise semiótica e dentro de uma metodologia de pesquisa puramente bibliográfica, como definido por Tozoni-Reis (2010), a presença da teoria da poesia concreta na canção tropicalista.Item “Dos átomos aos bits”: movimento de significados e consumo no metaverso do Roblox(2022-10-06) Santos, Cássio Santana Correia dos; Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de; http://lattes.cnpq.br/0639256942534141; http://lattes.cnpq.br/5623932636464010Os ambientes virtuais dos jogos, fruto dos avanços tecnológicos, proporcionaram um novo espectro de consumo que pode afetar o comportamento do consumidor em contextos digitais. Essas inovações criaram um ecossistema de redes interconectadas e, em vários estágios, as tecnologias assumiram papéis importantes ao introduzir novos significados na vida dos consumidores modernos. Resultando em uma digitalização generalizada de muitos bens de consumo o que os torna mais desmaterializados. Portanto, a fim de definir como o significado se movimenta na relação consumidor e bem digital, no contexto do metaverso, esse trabalho teve como objetivo geral investigar significações e sentidos que permeiam o consumo de produtos virtuais na plataforma de jogos Roblox, a partir da análise de material público, disponível na plataforma Youtube, principalmente de produtores de conteúdo da geração Z. Para tal, seguiu-se um método que faz uma junção de buscas exploratórias - tanto para textos quanto para vídeos, com observação netnográfica. A partir dos textos retornados na busca foi estruturado o referencial teórico, enquanto que da busca de vídeos foi feita uma análise descritiva. Dos vídeos selecionados e observados foi feita uma análise temática com aportes de análise semiótica (HOHLFELDT et al., 2008; SANTAELLA, 2017; BARROS, 2001; FIORIN, 1990). A partir do estudo realizado, pode-se perceber que os consumidores/jogadores partem das associações dos bens virtuais tendo como referencial características e aspectos do mundo concreto e comumente os itens que os consumidores possuem são assimilados às suas próprias peculiaridades. Deste modo, foi possível considerar que os artefatos digitais ganham sentidos na medida em que os usuários atribuem significados aos bens a partir das interações sociais do metaverso e além dele. Ou seja, a construção dos significados e seus movimentos se efetivam, na medida em que a relação entre jogadores, desenvolvedores e marcas se estabelece sobre uma dinâmica, que os associa com representações do mundo físico.Item Pensamento algébrico em problemas envolvendo equações: possíveis desdobramentos em um encontro formativo com pedagogos em formação inicial à luz da Teoria da Objetivação(2025-06-30) Silva, Karolayne Gomes de Araújo; Almeida, Jadilson Ramos de; http://lattes.cnpq.br/5828404099372063; http://lattes.cnpq.br/0431296864030147Este trabalho investigou como futuros professores pedagogos desenvolvem o pensamento algébrico em contextos de resolução coletiva de tarefas e como esse processo contribui para suas práticas docentes. Fundamentada na Teoria da Objetivação, a pesquisa qualitativa foi realizada com licenciandas em Pedagogia por meio de um encontro formativo que propôs situações-problema envolvendo ideias iniciais de equação e materiais concretos. Observou-se a mobilização de meios semióticos — como linguagem verbal, gestos e manipulação de artefatos — que favoreceram a construção coletiva de significados algébricos. Identificou-se a emergência dos vetores do pensamento algébrico, apesar de dificuldades iniciais por parte das participantes. A intervenção da pesquisadora e da coorientadora auxiliou na superação dessas dificuldades e estimulou a reflexão coletiva. A discussão final evidenciou que o encontro contribuiu para a reconceitualização da álgebra, aproximando-a de práticas pedagógicas mais significativas para os anos iniciais do ensino fundamental. Conclui-se que propostas formativas que integram teoria, prática e reflexão crítica favorecem a ressignificação do saber matemático e fortalecem a formação de professores comprometidos com uma prática pedagógica dialógica e transformadora.
