Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Sala de aula invertida"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Sala de aula invertida para a construção e articulação de conceitos bioquímicos
    (2021-02-26) Gomes, Isabela Lemos; Couto, Janaína de Albuquerque; Cordeiro, Priscila Aparecida dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1352379618124390; http://lattes.cnpq.br/7709040837130788; http://lattes.cnpq.br/9160682195907995
    A Bioquímica tem despontado nos últimos anos como objeto de discussões no meio acadêmico por conta das dificuldades presentes no processo de ensino e aprendizagem. Essas dificuldades são mais acentuadas quando o professor pauta sua prática pedagógica no ensino tradicional. Diante desse contexto, surge a necessidade de os professores buscarem novos caminhos e novas metodologias de ensino que foquem na interação entre os sujeitos, no protagonismo, na postura crítica e na autonomia dos estudantes. A Sala de Aula Invertida é caracterizada como uma abordagem pela qual o discente deve estudar previamente o conteúdo, servindo a sala de aula presencial como ampliação e aplicação prática dos conceitos estudados. Diante do exposto, a presente proposta metodológica teve como objetivo desenvolver uma ação pedagógica inovadora para a construção de conceitos bioquímicos através da Sala de Aula Invertida. A pesquisa foi realizada numa turma do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública, onde foi feito o acompanhamento por meio de presença nas aulas, registro das atividades através de anotações em caderno de campo e coleta do material produzido na intervenção. Mediante a apresentação e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) por parte da docente, foi realizado o acompanhamento das intervenções. Assim sendo, foi planejada uma sequência de ações pedagógicas para trabalhar o conteúdo Expressão Gênica, o qual é abordado na disciplina de Bioquímica. A ação foi precedida pelo levantamento das concepções prévias dos estudantes, seguindo-se as demais etapas por meio da Sala de Aula Invertida, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem institucional, sendo o processo avaliado por meio de produções coletivas e individuais. Os resultados foram analisados, a fim de avaliar o processo de construção de conceitos acerca do conteúdo específico.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Uma proposta de sequência didática articulada à sala de aula invertida no estudo da Óptica geométrica com estudantes do ensino médio
    (2023-12-19) Silva, Aurineide Ivaneide Alves da; Silva, Ana Paula Teixeira Bruno; http://lattes.cnpq.br/7567099861370352;  http://lattes.cnpq.br/5731995772503430
    Na atualidade, no cenário da educação, o ensino de Física tem se tornado cada vez mais desafiador, e o papel do professor dentro do contexto escolar não deve ser apenas o que passa a informação, mas ser um mediador, e que utilize mudanças inovadoras, sendo o aluno protagonista da aprendizagem. É perceptível na prática de ensino, desafios imensos, dentre eles: a superlotação de salas; a falta de comprometimento e desinteresse por parte de alguns alunos; a infraestrutura escolar inadequada e a escassez de recursos didáticos em algumas escolas, fazendo necessário a utilização de metodologias ativas que contribua na formação intelectual e social dos alunos. Sendo assim, esta pesquisa teve como principal objetivo analisar o uso da metodologia ativa, sala de aula invertida, juntamente com atividades experimentais e recursos tecnológicos para o contexto escolar no ensino da Óptica Geométrica, com alunos do ensino médio. Dessa forma, fazendo a utilização dessa metodologia no processo de ensino e aprendizagem nas aulas da Óptica Geométrica, numa turma do ensino médio. Os resultados mostraram, a positividade da metodologia ativa, sala de aula invertida, e os benefícios do uso de recursos didáticos de baixo custo e tecnológico, contribuindo no processo de ensino e aprendizagem.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão