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Navegando por Assunto "Saberes do docente"

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    O desenho na Educação Infantil: o que dizem as professoras?
    (2022-09-30) Fróes, Roberta Carolina Bertão Pereira; Cabral, Ana Catarina dos Santos Pereira; http://lattes.cnpq.br/7731108870085614; http://lattes.cnpq.br/8731732420179569
    Nesta pesquisa utilizamos como referência teórica Vygotsky (1991) e Pimenta (1999) para discutir sobre o desenho infantil e os saberes dos professores acerca desta linguagem. Diante disso, tivemos como objetivo geral investigar os saberes docentes sobre o desenho nas práticas pedagógicas das professoras da Educação Infantil em uma escola da rede municipal de Vitória de Santo Antão - PE. Para tanto, utilizamos de uma pesquisa de caráter qualitativo, inspirada na metodologia do estudo de caso, concentrando-se em oito professoras que atuavam em uma mesma instituição com crianças de 4 a 5 anos. Desta forma, foi realizada uma entrevista com perguntas semiestruturadas para entender os saberes docentes das professoras participantes da pesquisa sobre o desenho infantil. Podemos perceber que mesmo as professoras compreendendo a importância de atividades significativas envolvendo o desenho infantil, ainda evidenciamos práticas que não levam os interesses e as questões socioemocionais da criança. Em meio a esse cenário, podemos identificar a necessidade de se pensar na formação inicial e continuada das professoras da Educação Infantil, além de recursos materiais que garantam os direitos de aprendizagem e desenvolvimento expressos na BNCC (BRASIL, 2018), relacionado ao trabalho com o desenho infantil.
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    Pensamento computacional na Educação Básica: um estudo sobre a constituição dialógica da concepção dos docentes
    (2022-10-05) Paiva, Maria Carolina Rodrigues Simões de; Peres, Flávia Mendes de Andrade e; http://lattes.cnpq.br/2493398194909644; http://lattes.cnpq.br/5655226343295043
    O desenvolvimento do conhecimento tecnológico e a expansão da cultura digital transformou a concepção da informática educacional nas escolas. Não basta instrumentalizar os estudantes, é preciso formar cidadãos digitais críticos, que transcendam o uso do digital e apliquem o conhecimento computacional também em situações não virtuais. O Pensamento Computacional (PC) chegou às escolas como uma proposta multidisciplinar e de ensino dos fundamentos da Computação, pautado na resolução de problemas e na preocupação com o desenvolvimento de uma educação tecnológica contextualizada, que visa o confronto às estruturas sociais que promovem ou perpetuam desigualdades. Porém, ainda restam lacunas sobre como os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental concebem de fato essa temática. Baseado em um estudo de caso, a pesquisa foi realizada com docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental da disciplina de Pensamento Computacional de uma escola privada, na cidade do Recife; com o objetivo de compreender as concepções destes quanto ao Pensamento Computacional na educação de crianças. Para construção dos dados, realizamos uma pesquisa documental, somada à aplicação de uni questionário e a entrevista semiestruturada. Analisamos o jogo dialógico presente nos enunciados dos sujeitos participantes a partir de categorias de análise de discurso contidas e também extrapoladas às respostas coletadas e constatamos que, embora os discursos estabeleçam um diálogo com as concepções cognitiva e situada do PC (RAFAI et ai., 2019) se faz necessário expandimos essas perspectivas, a fim de reorientar nossa compreensão do PC na escola, adotando a perspectiva critica, que enxerga o PC enquanto um canal possível para o engajamento dos estudantes em questões socialmente relevantes.
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    Saberes da formação específica e atuação no contexto escolar: desafios no ensino e aprendizagem de Química
    (2021-03-02) Araújo, Flávio Ribeiro; Lima, Analice de Almeida; http://lattes.cnpq.br/2273105974559580; http://lattes.cnpq.br/0819343533418318
    Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de analisar como o professor em uma formação específica em outra área, constrói saberes relativos à docência em Química e as limitações e possibilidades na sua prática. Inicialmente, realizou-se uma breve revisão da literatura, utilizando-se livros, revistas e sites da WEB. Em termos metodológicos, os participantes foram dois professores. Como instrumento de pesquisa, foi utilizado um questionário com o objetivo de elucidar os objetivos da investigação. A pesquisa realizada foi de caráter qualitativo, relacionando detalhes citados pelos os diversos autores de assuntos relacionados com o tema. O motivo de realizar essa pesquisa está relacionado com as diversas vezes que foram observados professores da rede pública de ensino médio de Química, diante do problema de não possuírem a formação específica de Química, apresentarem dificuldades para trabalharem no cargo de professor e com isto, apresentando um baixo rendimento de ensino. Na pesquisa, foram relacionados assuntos como: metodologias de ensino aplicadas ao ensino de Química, os recursos aplicados por estes professores de uma formação não específica, identificar os problemas enfrentados por estes professores em sala de aula; a importância da pesquisa para docentes de não formação específica atuantes no ensino da matéria química e também como estes professores agem através de sua gestão em sala de aula, durante a realização dos estágios supervisionados I, II,III, IV, o que me motivou a realização dessa pesquisa. Por exemplo, quando se pretendeu identificar quais as estratégias metodológicas e recursos utilizados pelo o docente, sem a formação específica nas aulas de Química, para (P1) respondeu que realizava como um dos meios de ensino, a problematização do assunto e incentivava os alunos a partir dos conhecimentos prévios dos estudantes para o assunto que seria lecionado. Para (P2), utilizava-se de aulas expositivas resoluções de exercícios. Os resultados observados pelo questionário ajudaram a justificar o que se pretendeu defender no tema da monografia com resultados significativos para um bom entendimento para o ensino de Química.
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