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Navegando por Assunto "Roupas femininas"

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    Da moralidade à transgressão: a moda feminina na cidade do Recife entre os anos 1916 a 1920
    (2021-02-24) Lima, Thays de Souza; Nascimento, Alcileide Cabral do; http://lattes.cnpq.br/0117492153657559; http://lattes.cnpq.br/3891718129870477
    Este trabalho objetiva analisar de que forma as novidades presentes na moda recifense, entre os anos de 1916 a 1920, se contrapõem aos modelos tradicionais de gênero e padrão da mulher ideal, representando tanto uma ruptura nos costumes quanto uma ferramenta de transgressão feminina. A escolha do recorte temporal se justifica em razão das novidades que são apresentadas com o desfile da Casa Gondim, ocorrido no ano de 1916, além das mudanças na moda nos primeiros anos do pós guerra que precedem os chamados “anos loucos”. Para tal, a metodologia foi composta por pesquisa bibliográfica e análise de jornais e revistas do período, de modo a identificar os elementos que contribuíram para a inserção de novas práticas na sociedade. Com base nisso, investigamos como as mudanças espaciais e as inovações ocorridas nas práticas de socialização, bem como sua influência na importação e uso de novas tendências de moda, representaram uma ameaça ao modelo de moralidade que regia a sociedade recifense no período, refletindo na representação do macho nordestino e na figura da mulher de boa família. O referencial teórico apresentado ao longo deste trabalho, nos auxiliou na análise a respeito da relação entre a moda e construção simbólica dos gêneros em perspectiva binária. Os conceitos de habitus, distinção e campo em Pierre Bourdieu, contribuíram na compreensão da moda enquanto prática cultural, percebendo sua utilização como dispositivo de poder simbólico, a fim de reafirmar papéis e características esperadas na binariedade relacional entre feminino e masculino. O conceito de gênero desenvolvido por Joan Scott nos permitiu pensar a concepção de feminilidade como uma categoria histórica, que varia de acordo com o contexto e as relações de poder do período. Dessa forma, as transgressões presentes na moda feminina, no recorte temporal da presente pesquisa, delinearam novas formas de “ser mulher”, mostrando que a moda, enquanto prática cultural, tanto pode ser utilizada como ferramenta de disciplina dos corpos, quanto como discurso que desnaturaliza os ideais morais e biologizantes atribuídos ao feminino.
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    Pesquisa de satisfação de clientes em uma loja de roupas femininas
    (2022-10-03) Barreto, Annelisa Mendes; Bilar, Alexsandro Bezerra Correia; http://lattes.cnpq.br/4369592935630639
    Com o avanço tecnológico, percebe-se o aumento da concorrência, e para que as empresas consigam se manter no mercado, é fundamental identificar seu público-alvo e entender as exigências e desejos de seus clientes, para retê-los, e serem referência sobre seus concorrentes, seguindo estratégias de marketing para obter a satisfação de seus consumidores. Este artigo teve como objetivo geral identificar o perfil e o grau de satisfação dos clientes de uma loja de roupas femininas na cidade de Tavares/PB. E como específicos: levantar o perfil dos clientes da loja, mensurar o grau de satisfação destes e propor melhorias para aumentar a visibilidade do negócio e o nível de satisfação dos clientes. Aplicou-se um questionário através de um formulário digital baseado no método Customer Satisfaction Score – CSAT com escala Likert. Quanto aos fins, tratou-se de uma pesquisa exploratória e descritiva e quantos aos meios, um estudo de caso com abordagem qualitativa. Evidenciou-se a importância da realização periódica de pesquisa de satisfação dos clientes nas empresas, pois é uma prática utilizada para identificar se a organização está no caminho certo, seguindo as estratégias para manter os consumidores fiéis à marca, e corrigir possíveis falhas que estejam gerando insatisfação. O grau de satisfação dos consumidores dos produtos da organização em estudo foi considerado muito elevado e sua estratégia de atendimento, eficaz
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