Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Robótica na educação"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Desenvolvimento de um Ambiente Educacional para Auxiliar o Ensino de Lógica de Programação: uma abordagem com arduino, blocos de montar de plástico interligados e programação em blocos
    (2019-12-19) Brito, Alan Limeira; D'Emery, Richarlyson Alves; http://lattes.cnpq.br/3553920177544450; http://lattes.cnpq.br/5397050619245987
    Currently, as schools undergo transformations in their teaching methods, some still use traditional tools, on the other hand, other updated updates. Technology in schools can develop new skills, such as logical thinking, or who welcomes students both at school level and in relation to everyday activities and their working life. The teaching of programming logic is already part of the basic curriculum of many countries, which are related to the importance of logic as a basis for the development of children. In the information society, the use of technologies as a tool to help teachers has gained notoriety, in this sense, Educational Robotics becomes an alternative means for teaching and, consequently, can improve the performance of children in the study of programming logic. . It is in this context that we decorate this research, focused on the development of an educational environment for the teaching of programming logic. The developed environment uses the JavaScript code programming method and block programming, which are used in blocks to drive hardware developed from the combination of interlocking plastic assembly blocks and Arduinopowered electronics. An electronic interface is encapsulated to address any complexities. Thus, as a major contribution, this work brings the development of a solution for teachers and students assisting in the process of teaching and learning the logic of programming, mainly because it is a low cost solution that can be used in work situations and / or in a school environment.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Inteligência artificial no ensino fundamental com robótica lego, aprendizagem baseada em projetos e gamificação
    (2024) Souza, Diogo Albuquerque Dias de; Rodrigues, Rodrigo Lins; http://lattes.cnpq.br/5512849006877767; http://lattes.cnpq.br/3374743431217595
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A robótica educacional e a inclusão de alunos com deficiência
    (2023-12-22) Santos, Márcio Bezerra dos; Santos, Francisco Luiz dos; http://lattes.cnpq.br/1904504927574797
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A robótica em propostas de ensino com kits lego : um mapeamento sistemático da literatura
    (2023-12-18) Santos, Josivan Felix dos; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/6133391680427577
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Um relato de experiência sobre conceitos de robótica com Arduino: analisando uma abordagem apoiada na aprendizagem baseada em projetos
    (2025-07-01) Silva, Luiz Felipe Lopes da; Falcão, Taciana Pontual da Rocha; http://lattes.cnpq.br/5706959249737319; http://lattes.cnpq.br/0036798912172902
    Este artigo apresenta uma abordagem de ensino de Robótica com Arduino por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Os resultados mostram que a combinação da ABP com Arduino se destaca como uma ferramenta eficaz na educação básica. Além disso, a abordagem demonstrou contribuir para o desenvolvimento de habilidades em programação, bem como para a aquisição de competências essenciais, como pensamento crítico e resolução de problemas, em conformidade com os objetivos educacionais da Base Nacional Comum Curricular. A experiência foi avaliada através do monitoramento de projetos práticos e da aplicação de questionários, além de análise do desempenho dos estudantes. Os dados indicaram avanços significativos na compreensão dos conceitos fundamentais de robótica e na capacidade dos participantes de aplicar esses conhecimentos de forma autônoma e colaborativa.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A utilização da robótica como alternativa para o trabalho com comprimento da circunferência e ângulo
    (2019-07-24) Assis, Pablo Oliveira de; Costa, Wagner Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/7087770599703498
    Math teachers often realize kids struggle about geometry and units of measurement. specifically, about angles and circumference applications. This article shows how these concepts can be explored using the educational robotic to reach an active learning over a teacher supervision. For this research we invited 6th grade students and the data showed that association with mathematics concepts and technology made it easier to think about math and use it to solve problems.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão