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Navegando por Assunto "Responsabilidade ambiental"

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    Análise das práticas comportamentais dos discentes de administração pública da UFRPE sob a ótica do consumo consciente
    (2021-02-27) Coelho, Franciely Marques; Salviano, Kaline Maria Tenório; http://lattes.cnpq.br/5540784406933121
    O consumo consciente é um caminho para uma percepção ampla, por parte do consumidor sobre os impactos de suas ações de consumo como um todo, preocupando-se com o desenvolvimento sustentável e a sobrevivência das futuras gerações. Dessa forma, o presente estudo teve o intuito de analisar as práticas comportamentais de consumo consciente dos discentes do curso de Administração Pública da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A metodologia utilizada nesta pesquisa foi descritiva com abordagem quantitativa. Os dados foram obtidos através de questionário a partir da adaptação da Escala de Consumo Sustentável proposta por Ribeiro e Veiga (2011) e do Teste do Consumo Consciente (TCC) do Instituto Akatu (2003), aplicado de modo virtual aos estudantes do curso de Administração Pública nos polos de Afrânio, Carpina, Limoeiro, Pesqueira e Recife. Os resultados apontam que a maior parte (45%) dos estudantes foram classificados como consumidores em nível iniciante, logo, os discentes reconhecem que suas práticas comportamentais geram impactos positivos e negativos ao meio ambiente, assim como, a maioria deles praticam o consumo consciente de forma a pensar apenas nas soluções para evitar desperdícios. Esses fatos demonstram a necessidade da constante discussão em torno do tema em questão e a realização de trabalhos futuros sobre novas metodologias de avaliação quanto ao consumo consciente ou aprimoramento da avaliação realizada atualmente.
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    Escolas sustentáveis: uma nova abordagem para o ensino
    (2022-07-26) Matias, Karen Viana; Nascimento, Regina Célia Macêdo do; http://lattes.cnpq.br/2339102253217709; http://lattes.cnpq.br/7970203868780216
    Diante de um cenário que evidencia cada vez mais danos ao meio ambiente, a proteção ambiental necessita ser levada às escolas, de modo que os estudantes possam se sensibilizar quanto aos cuidados com o meio ambiente, que devem ser de responsabilidade de cada um. Em vista disso, o objetivo desse trabalho foi identificar a importância das Escolas Sustentáveis na formação do estudante do ensino fundamental nos anos iniciais de escolas públicas, e quais contribuições podem ser observadas nas ações realizadas nessas instituições de ensino para o desenvolvimento do aluno. Foi utilizada como metodologia a pesquisa exploratória e bibliográfica referente à temática (em artigos publicados entre 2017 a 2021), bem como um estudo de caso em duas escolas de ensino fundamental que atuam com a educação ambiental em Arcoverde-PE. A aplicação da educação ambiental nas escolas promove o fomento da sensibilização ambiental de modo construir uma ciência do papel de cada um dentro do meio ambiente, sendo relevante o cuidado e proteção com cada integrante para a vida como um todo. Foi constatado nas escolas estudadas que a instrumentalização da educação ambiental através dos projetos de cuidado com o jardim, construção de uma horta escolar, reconhecimento do rio São Francisco, arborização da escola e seu entorno, culinária saudável e parquinho ecológico, promoveram o envolvimento dos estudantes de modo a colaborar com uma percepção maior do ambiente em que vivem, aprendendo a serem protagonistas e responsáveis quanto ao manejo ambiental na escola. Conclui-se que, a educação ambiental tem um papel de relevância na transformação da sociedade, e quando aplicada nas escolas com a colaboração da gestão e família, tem a capacidade de contribuir para um meio ambiente preservado para que as futuras gerações possam desfrutar dele.
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    Resíduos sólidos: os desafios da gestão
    (EDUFRPE, 2019) Nunes, Ilana Lopes da Silva; Pessoa, Lidiane Almeida; El-Deir, Soraya Giovanetti
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