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    A construção temporal no desenvolvimento do texto argumentativo-dissertativo
    (2023-09-29) Oliveira, Maria Cristina dos Santos; Vicente, Renata Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2541553913706614; http://lattes.cnpq.br/3189446071764804
    Este estudo investiga a interseção entre a sociedade, o desenvolvimento cognitivo e a produção de textos escritos, com foco na análise das construções linguísticas temporais em redação da Fuvest 2011. A pesquisa ressalta relevância da integração do indivíduo na sociedade como fator fundamental na formação de pensamentos e ações, sublinhando a intricada relação entre linguagem e contexto social. A construção textual é abordada como um processo complexo que envolve a aplicação de padrões e convenções linguísticas, com o reconhecimento da influência da individualidade na interpretação dos textos. Com base em teorias de autores com Koch (2003), Damásio(2011), Cunha e Tavares (2016), Vicente (2014) e outros, este estudo analisa como os estudantes do 8. ano do Ensino Fundamental II e os vestibulandos da Fuvest de 2011 se posicionam em diferentes estágios cognitivos durante a produção de seus textos, influenciando significativamente a qualidade e a formalidade desses textos. A análise das construções temporais nos textos revela que tanto os estudantes com melhor desempenho quanto aqueles com menor desempenho frequentemente introduzem seus parágrafos com referências temporais. Surpreendentemente, o tempo presente é amplamente dominante, com expressões como “hoje” e “atualmente” sendo recorrentes, apesar do tema da redação da Fuvest (2011) abordar o “pensamento a longo prazo”. Por outro lado, o tempo futuro é subutilizado, sugerindo uma falta de ênfase nas considerações de longo prazo por parte dos escritores. Em resumo, este estudo destaca a complexa interação entre os fatores sociais, cognitivos e linguísticos na produção de textos escritos, fornecendo insights valiosos sobre como a sociedade molda a expressão de pensamentos e como os estágios cognitivos dos escritores afetam a qualidade e formalidade dos textos.
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    Análise de construções linguísticas topicalizadas nos parágrafos de texto dissertativo-argumentativo das redações do ENEM
    (2021-08-23) Arruda, Alícia Auxiliadora Nunes; Vicente, Renata Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2541553913706614; http://lattes.cnpq.br/2163868464264435
    Esta pesquisa tem por objetivo evidenciar como o indivíduo compartilha com o leitor o espaço de atenção conjunta (EAC) na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para isso, buscamos identificar quais padrões são mais recorrentes, a partir das construções linguísticas presentes no primeiro período nos parágrafos introdutórios das redações analisadas. Foi utilizado um corpus composto por 55 redações do referido exame, do período de 2010 a 2019. A pesquisa tem uma abordagem funcionalista, tomando por base os princípios da marcação e da complexidade sintática. Discutem-se conceitos de língua e texto considerando a Linguística de Texto e a Cognição, a partir dos estudos de Koch (2003, 2009), Marcuschi (2016), Travaglia (2009), Vicente (2014), Cunha (2016), Thompson; Couper-Kuhlen (2005) e Givón (1985, 1990, 1995, 2009). As redações analisadas tiveram um tratamento qualitativo, onde identificamos 4 padrões mais recorrentes: citação; constatação; declaração e enumeração.
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    O texto dissertativo-argumentativo no livro didático do 3º ano do ensino médio
    (2023-11-29) Camelo, Fábio Rennan da Silva; Vicente, Renata Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2541553913706614; http://lattes.cnpq.br/0197021787176356
    Esta pesquisa dedica-se à compreensão do livro didático como uma das ferramentas basilares para o ensino-aprendizagem de turmas de 3º ano do Ensino Médio, em uma escola de referência de uma cidade do agreste pernambucano. O estudo ressalta a importância do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD, para tornar as aulas de Língua Portuguesa e redação mais acessíveis e dirimir eventuais dificuldades para a construção de textos. É realizada uma análise verticalizada com os parágrafos de conclusão das piores e melhores redações da Fundação Universitária para Vestibular – FUVEST, do ano de 2011. O trabalho se envereda com base em autores da linguística textual e funcionalista, com teóricos como Koch e Elias (2016), Koch (2022), Neves (2022) e outros. Metodologicamente, a pesquisa foi realizada com eixo nas pesquisas desenvolvidas durante o percurso na Iniciação Científica, com tais teorias, averiguamos como o livro didático expõe o texto dissertativo-argumentativo aos participantes de vestibulares e provas externas. Foi constatado a presença de um padrão recorrente nas piores e melhores redações "parágrafo marcado por relação intertextual através de alusões históricas, socioculturais e científicas filosóficas, em que o participante associa com o seu contexto".
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    Utilização de processamento de linguagem natural para identificação do domínio da escrita formal em redações da língua portuguesa
    (2020-12-07) Araujo, Viviane Barbosa de; Mello, Rafael Ferreira Leite de; http://lattes.cnpq.br/6190254569597745; http://lattes.cnpq.br/5293423783550464
    No Brasil, o principal meio de ingressar em uma universidade pública ou privada é através do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. Esse exame exige que o candidato possua a habilidade de redigir um bom texto dissertativo-argumentativo de acordo com a norma formal da língua portuguesa, podendo ser eliminado do exame caso não cumpra esse requisito. Com o objetivo de ajudar o candidato a identificar os seus erros e ajudar no processo de escrita de uma boa redação, este artigo propõe a implementação de uma ferramenta capaz de identificar os erros ortográficos e gramaticais de um texto utilizando técnicas de Processamento de Linguagem Natural (PLN). A análise das ferramentas mostrou que os resultados obtidos pela pesquisa são promissores, principalmente em relação à identificação de erros gramaticais.
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