Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Publicidade"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Desembrulhando o presente do dia das mães: representações sobre as maternidades no mercado
    (2025-03-18) Sátiro, Thamiris Patricia dos Santos; Fernandes, Raquel de Aragão Uchôa; http://lattes.cnpq.br/9733983138830524; http://lattes.cnpq.br/4294075447907910
    Este artigo analisa, por meio de um estudo de caso focado na marca O Boticário, as representações da maternidade nas campanhas publicitárias do Dia das Mães, investigando a evolução dessas representações e sua relação com a economia do cuidado, a fim de evidenciar como o consumo e as construções de gênero influenciam a idealização – e, por vezes, a distorção – da realidade da maternidade contemporânea. A metodologia inclui revisão bibliográfica e análise comparativa de campanhas publicitárias emblemáticas de diferentes períodos históricos, priorizando aquelas que refletiram mudanças sociais e culturais significativas e oferecendo um panorama das narrativas dominantes e dos movimentos recentes que abordam a maternidade a partir de diferentes concepções. A análise das campanhas aponta que, embora se observe um movimento recente de ampliação das experiências maternas, a data, ao longo da história, vem reforçando estereótipos de gênero, ocultando a pluralidade das experiências maternas e ignorando os desafios reais enfrentados pelas mães – incluindo desigualdades de gênero, raciais e econômicas –, além de reforçar normas culturais que naturalizam o trabalho de cuidado historicamente invisibilizado. Futuras pesquisas podem explorar a recepção pública dessas campanhas e seu impacto nas percepções sociais e nas políticas públicas voltadas à equidade de gênero.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A imagem feminina em publicidades: uma proposta metodológica para leitura e compreensão do gênero em sala de aula
    (2020-09-11) Duarte, Magda Maria de Aquino; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Inovação tecnológica e arte publicitária: a interferência do uso da inteligência artificial em filmes publicitários sob a percepção do espectador
    (2023-10-25) Ferreira, Adalberto Ribeiro; Araújo Filho, Mironaldo Borges de; http://lattes.cnpq.br/4535402164652924; http://lattes.cnpq.br/1511373809509639
    Brands and advertising have been reinventing themselves as attractive images that are present in the public's memory and have become part of their daily lives. To do so, they adopt a variety of techniques to stand out in the consumer's mind amidst the wealth of information available. The aim of this study was to establish a relationship between the concepts of technology, innovation and artificial intelligence and advertising art, and thus understand how the use of artificial intelligence interferes with the perception and emotions of viewers of advertising films. The methodology applied was descriptive with a qualitative-quantitative approach. The collection instrument was a questionnaire about advertising films, in order to ascertain the interviewees' perception of the use of artificial intelligence in these films. Three advertising films were analyzed, one of which was created entirely with the help of artificial intelligence, another partially created with the help of AI and a third, without any help from AI. The results of the study showed that in all three films, the majority of respondents were able to identify which films were created with AI and which were not created with AI.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão