Navegando por Assunto "Preços - Determinação"
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Item Construção de redes neurais para a predição do preço de ativos da Bolsa de Valores(0202-04-27) Silva, Bruno Leonardo de Oliveira; Paiva Júnior, Sérgio de Sá Leitão; http://lattes.cnpq.br/7706717198580424A bolsa de valores se apresenta como uma alternativa de investimento para aqueles que buscam maior rentabilidade, mas em troca desse alta rentabilidade existe uma alta volatilidade, que para muitos investidores acaba resultando em operações negativas. Para contornar esses problemas, os investidores que se arriscam nesse mercado buscam métodos para analisar e até mesmo prever as movimentações de ativos. Um desses métodos é análise técnica que busca prever o movimento do ativo baseado em eventos anteriores. O objetivo desse trabalho é apresentar uma rede neural capaz de prever o preço de ativos da bolsa de valores, para aumentar a consistência em operações positivas. Para tanto, foi desenvolvida uma Rede Neural utilizando os dados de ativos da bolsa de valores, visando o sucesso da operações com a obtenção de resultados mais confiáveis. Os resultados do trabalho deixam claro que o modelo desenvolvido possui um ótimo desempenho, quando comparado com o método de análise técnica. Isso se comprova com os resultados das métricas de avaliação usadas para essa rede neural, como também as simulações de investimento com dados de diferentes ativos da bolsa de valores.Item Precificação de serviços educacionais: diretrizes gerais adotadas e oportunidades de aperfeiçoamento na precificação em uma instituição de ensino profissional e tecnológico(2021-12-17) Moreira, Camilla Gonzaga; Maia Filho, Luiz Flávio Arreguy; http://lattes.cnpq.br/2508376486299377O presente estudo tem como principal foco os métodos de precificação de serviços educacionais na formação de preço de cursos técnicos. O objetivo geral é identificar quais são os principais métodos adotados na precificação de serviços educacionais, mais especificamente cursos técnicos, em uma instituição de ensino técnico do estado de Pernambuco, bem como considerar eventuais oportunidades de aperfeiçoamento. Para tanto, definiram-se os seguintes objetivos específicos: resgatar autores e teorias relevantes para o contexto de precificação de serviços educacionais; reunir dados e informações consideradas na análise da estrutura de custos para formação de preço de uma linha de serviços (cursos técnicos) ofertados pela Instituição estudada; entender, em linhas gerais, como a Instituição converte as informações relevantes em preços efetivamente praticados e realizar uma análise de sustentabilidade do método empregado pela instituição. Abordar os métodos de precificação de serviços educacionais na formação de preço de cursos técnicos justifica-se pela sua relevância frente a um aumento da busca por sustentabilidade financeira das organizações de educação diante da economia em recuperação pós-pandemia. A metodologia utilizada tem caráter bibliográfico, com o estudo e comparação das obras de diferentes autores para maior aprofundamento sobre o tema, além de análise documental de natureza exploratória. Com resultados tratados de maneira qualitativa, a partir da coleta de informações em fontes secundárias e primárias, com dados fornecidos por uma instituição de ensino privada – mediante devida autorização de pesquisa, foi realizada a simulação, aumentando o número de participantes por turma e mantendo-se os custos fixos; identificou-se nos resultados que aumentar a quantidade padrão de participantes de 25 para 28 trariam resultados mais eficientes e crescimento no resultado operacional, em torno de 5 pontos percentuais. Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa e da análise dos dados, foi possível concluir que os métodos teóricos de precificação são positivos na formação de preços de serviços educacionais auxiliando a instituição, na obtenção de custos bem definidos e na visão do resultado obtido.
