Navegando por Assunto "Política pública - Avaliação"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Análise da recuperação de materiais recicláveis: uma aplicação do Propensity Score Matching na base de dados do SNIS(2023-09-14) Silva, Vicente Henrique da Costa; Araújo, Chiara Natércia França; http://lattes.cnpq.br/7273384016233113; http://lattes.cnpq.br/6905236621140933This undergraduate thesis aims to assess the impact of the implementation of Muni-cipal Integrated Solid Waste Management Plans (PMGIRS), as stipulated in Law No. 12,305/2010 - the National Solid Waste Policy. The central methodological approach utilizes the concept of Propensity Score Matching (PSM) to explore the causal effect of the presence of PMGIRS on the Recycling Material Recovery Rate. Additionally, the research incorporates the use of k-means clustering with the aim of better cha-racterizing and classifying the analyzed sample. This allows for the identification of natural data clusters and a deeper understanding of different potentials for solid was-te management in distinct municipalities. PSM is employed to create comparable groups of municipalities with and without PMGIRS, balancing observable characteris-tics and controlling for potential selection biases. The results obtained from this me-thodology will contribute to a well-founded and objective analysis of the impact of PMGIRS on municipal solid waste management. Combining PSM with clustering will enhance the analysis, enabling a more comprehensive characterization and precise classification of the studied sample.Item Avaliação de processos, impactos e governança na gestão de políticas públicas de transferência de renda no município de Pitimbu-PB(2024-08-10) Silva, Eduardo Gaspar Chaves Cavalcanti da; Barbosa, Antônio Maria Pereira; http://lattes.cnpq.br/7274411488341929; http://lattes.cnpq.br/3965499738944974Este estudo avalia os processos e impactos das políticas públicas de transferência de renda com foco no Novo Programa Bolsa Família no município de Pitimbu-PB. A pesquisa busca entender a contribuição do programa para a inclusão social, a autonomia das mulheres beneficiárias e as práticas de agroecologia adotadas no contexto local. Utilizando uma abordagem metodológica exploratória-descritiva, baseada em questionários aplicados a gestores locais e beneficiários, a análise foca na governança pública e nos desafios enfrentados na implementação das políticas. Os resultados indicam que, embora o programa tenha resultados expressivos na redução da pobreza e na promoção da inclusão produtiva, ainda existem desafios relacionados à sustentabilidade a longo prazo. Como contribuição prática, o estudo sugere a implementação de medidas complementares, como capacitação profissional e empreendedorismo, para garantir a autonomia das famílias além da dependência do programa.Item Programa Nacional de Formação em Administração Pública : análise da satisfação acerca dos aspectos institucionais sob o olhar dos alunos do Bacharelado em Administração Pública da Universidade Federal Rural de Pernambuco(2024-07-12) Rodrigues, Maria Geisiene Gomes; Quevedo, Andressa Pacífico Franco; Maia, Rafael Galdino; http://lattes.cnpq.br/3953358419430067; http://lattes.cnpq.br/0513048669727820Este estudo focaliza a implementação de uma política pública educacional, o Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP), a partir da perspectiva dos alunos do Bacharelado em Administração Pública (BAP), um dos cursos que compõem o Programa, ofertado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O objetivo geral é analisar o nível de satisfação dos alunos do BAP em relação à execução do PNAP na UFRPE. Para a coleta de dados, foi aplicado questionário semiestruturado, com a participação de 25 acadêmicos do oitavo período do curso. A avaliação foi feita com base em 6 fatores institucionais (ambiente virtual de aprendizagem, professores, tutores, polos presenciais, atributos gerais da instituição de ensino e atributos gerais do curso). Os resultados mostraram que os estudantes têm percepção moderadamente satisfatória quanto aos professores e aos polos, e percepção satisfatória dos demais fatores. Conclui-se que a percepção geral dos alunos é de satisfação com a implementação do PNAP na UFRPE, embora haja melhorias prioritárias ou necessárias a realizar.
