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Navegando por Assunto "Polígonos"

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    Cálculo de área dos triângulos e quadriláteros: um estudo sobre as fórmulas de Heron e Brahmagupta
    (2023-12-18) Santos, Ricardo Araújo dos; Souza, Cícero Monteiro de; http://lattes.cnpq.br/7540654793551489; http://lattes.cnpq.br/7957290918342325
    O presente trabalho tem por objetivo fazer uma análise histórica do cálculo de áreas de triângulos e quadriláteros. Inicialmente, fez-se necessário um breve histórico da Matemática, mais especificamente da Geometria nas civilizações antigas como: Mesopotâmia, Egito, Índia e na Grécia a partir de Tales de Mileto (c. 624 – 546 a.C.) e Pitágoras (c. 585 – 500 a.C.). Na Grécia, as áreas das figuras planas foram sistematizadas e registradas nos 13 livros dos Elementos de Euclides. No século I, surge o matemático Heron de Alexandria (c. 10 – 70 d.C.) com uma fórmula para se calcular a área de um triângulo qualquer, necessitando para isso apenas o conhecimento do seu perímetro. No século VII, usando como base os conhecimentos deixados por Heron, Brahmagupta (598 – 668) cria uma fórmula para determinar a área de um quadrilátero qualquer quando se conhece os seus lados. Posteriormente, com o avanço da trigonometria, verificou-se que a fórmula de Brahmagupta era válida apenas para quadriláteros cíclicos ou inscritíveis.
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    Ensino e aprendizagem dos polígonos regulares: uma abordagem lúdica sobre os movimentos de simetria no ensino fundamental
    (2022-10-19) Amorim, Welisson de Almeida; Silva, Thiago Dias Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7439995985621562; http://lattes.cnpq.br/3297151195837218
    O ensino da geometria no ensino fundamental está atrelado à visualização do objeto geométrico e a noções matemáticas essenciais. Quando possível, deve-se co-relacionar objetos físicos com a teoria, a fim de estabelecer um melhor entendimento para com os estudantes. Dessa forma, esse trabalho usa desse argumento para sua construção e aborda uma relação íntima com o uso de objetos físicos e a teoria. Este trabalho tem como foco apresentar processo de ensino e aprendizagem dos polígonos regulares sobre os seus movimentos de simetria. Dado de forma sistemática, esse processo é dado através da relação com a teoria de grupos diedrais e o uso de materiais lúdicos que permeiam o cotidiano infantil. Em especial, tais materiais são relacionados com o personagem “Patrick Estrela” do seriado infantil “Bob Esponja” e um jogo infantil de tabuleiro chamado de “Tábua geométrica”. Afim de que sua utilização esteja relacionada não só aos polígonos regulares, mas também as suas características. Falando nisso, uma característica muito importante dos polígonos regulares é sua forma invariante quando aplicados movimentos de rotação e reflexão. Daí, este trabalho utiliza dessa propriedade e dos objetos físicos/lúdicos já citados para estabelecer uma melhor assimilação no ensino e aprendizagem sobre os polígonos regulares. Quando formuladas, tais relações serão aplicadas em uma turma do 6° ano do ensino fundamental, explanando ao final, todos os resultados da intervenção.
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    Polygons: um jogo para auxiliar no estudo dos polígonos
    (2021-04-01) Lima, Reidylla Maria Santos de; Mota, Adalmeres Cavalcanti da; http://lattes.cnpq.br/8012304290999299; http://lattes.cnpq.br/5801736910631091
    Os jogos possuem um poder de atrair, concentrar e ensinar fortemente ligado às capacidades cognitivas das crianças e adolescentes. A interatividade e intuição que os jogos digitais transparecem, despertam estímulos, competências e habilidades, ao mesmo tempo que proporcionam entretenimento e aprendizado. Tendo em vista este cenário, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo educacional, tipo quiz, realizado na ferramenta GDevelop e aborda um dos principais assuntos da matemática do 6 ano do ensino fundamental, os polígonos, tornando a aprendizagem divertida e dinâmica. Espera-se que a aplicação do jogo desenvolvido neste projeto contribua para a compreensão dos polígonos, e resulte em um desempenho positivo entre os alunos. A proposta é indicar as etapas de construção do jogo, o processo de escolha dos detalhes e a importância de introduzi-los em salas de aula como auxílio para o professor.
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