Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Poema"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Videopoemas em práticas de leituras literárias no ensino médio: interconexões com a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos - ABP
    (2023-11-23T03:00:00Z) Melo Junior, Muriel Prado de; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/6512794139759169
    No contexto do Ensino Médio, a literatura ainda parece ser abordada com foco em metodologias e estratégias didáticas anacrônicas que não conseguem dialogar com o dinamismo da cultura digital. Muitos desafios são enfrentados pelos docentes diante da desmotivação dos estudantes quanto às práticas de leituras literárias, as quais precisam ser redimensionadas em face das demandas de aprendizagem diante das potencialidades da cultura digital e das metodologias ativas. Considerando os desafios enfrentados pelos docentes quanto ao ensino de literatura para a formação de leitores no campo artístico-literário, o objetivo geral deste estudo é investigar estratégias didático-pedagógicas para a utilização de videopoemas na formação de leitores no Ensino Médio, considerando a Aprendizagem Baseada em Projetos- ABP. Quanto ao aporte teórico, a investigação fundamenta-se nos trabalhos de Cosson (2021), Colomer (2007), Zilberman (2010) e Silva (2005, 2019, 2022), sobre letramento literário e ensino de literatura, Candido (1995), com as reflexões sobre o direito à literatura, além das abordagens sobre metodologias ativas, Bender (2014) e Machado (2020) a respeito de Aprendizagem Baseada em Projetos- ABP. As discussões de Ferreira (2003) e Aguiar (2008) são revisitadas sobre o gênero videopoema. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa-ação realizada no âmbito do Estágio Supervisionado Obrigatório, do Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, modalidade a distância, em sintonia com as vivências no Programa de Residência Pedagógica – PRP/CAPES da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE - UAEADTec. A pesquisa foi realizada a partir de avaliação diagnóstica, planejamento didático para realização de oficina literária, articulações com a ABP e avaliação das ações pedagógicas realizadas. Os resultados indicam que 94,3% dos estudantes não demonstraram conhecimentos sobre o que seria um videopoema. No entanto, os jovens que revelam conhecimento do gênero demonstraram compreensão das características do videopoema e interesse em experiências de leituras no campo artístico-literário. Em síntese, os videopoemas têm potencial na formação de leitores no Ensino Médio, especialmente em articulação com Metodologias Ativas, como a ABP.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Videopoemas em práticas de letramentos digitais no ensino de língua portuguesa
    (2021-08-14T03:00:00Z) Barbosa, Micaely do Nascimento; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/6108752071404340
    Na cultura digital, as tecnologias assumem papel de destaque e inauguram outras possibilidades em processos de apropriação tecnológica. Os novos suportes tecnológicos e as múltiplas potencialidades dos recursos digitais redimensionam as práticas de linguagem na cibercultura. Gêneros emergentes surgem, transmutam-se, transformam-se em função do dinamismo do ciberespaço. Como exemplo, os videopoemas mesclam características da poética nos meios digitais com a linguagem audiovisual, propiciando novas experiências de leitura e escrita mediadas pelas tecnologias. Com a percepção de que estamos em meio a uma verdadeira revolução tecnológica e lidando com os chamados nativos digitais (PRENSKY, 2001), a presente pesquisa tem como objetivo principal analisar videopoemas como recursos para ampliar práticas de letramentos digitais, com vistas a dinamizar o ensino de Língua Portuguesa na cultura digital. Quanto ao aporte teórico, a pesquisa fundamentou-se em abordagens que tratam do gênero videopoema, tendo em vista interconexões com estudos no campo dos letramentos digitais e multiletramentos. No tocante à metodologia, foi realizada pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, levantando-se enfoques teórico-metodológicos sobre letramento digital e multiletramentos, considerando, também o hibridismo no campo das linguagens e do gênero emergente em questão - videopoemas. A pesquisa revela-se, ainda, como descritiva, pois prioriza análises dos elementos composicionais de alguns videopoemas, como, por exemplo, as produções poéticas de Arnaldo Antunes, “Pedra de Pedra” e “Coleção de esquecimentos”, exemplos de videopoemas disponíveis na plataforma digital Youtube. Em suma, propõe-se trabalhar o ensino-aprendizagem deste gênero com planejamento didático para turmas do 8º ano do Ensino Fundamental por meio da Sequência Básica apresentada por Cosson (2020), oferecendo oportunidades de conhecimento sobre as características estruturais dos videopoemas, com vistas a ampliar e aprimorar competências comunicativas e práticas de letramento digital.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão