Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Podcast"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A formação docente para o ensino remoto emergencial em uma Instituição Pública de Ensino Superior: o uso do podcast como ferramenta ativa de aprendizagem
    (2022-09-30) Correia, Rhaelly Eduarda de Lima; Cavalcanti, Jacqueline Santos Silva; http://lattes.cnpq.br/9841407418433772; http://lattes.cnpq.br/7279598328405302
    O ensino remoto emergencial é um desafio eminente aos docentes de Instituições Públicas de Ensino Superior por requerer habilidades digitais que nem sempre fizeram parte do processo formativo do mesmo. Práticas formativas foram integradas na fase de transição das IES públicas a fim de mobilizar em seu corpo docente o despertar para o desenvolvimento dessas competências e habilidades essenciais ao processo de ensinagem remoto. Assim, esse trabalho retrata através de um estudo de caso, o processo formativo de professores numa IES públicas através do uso da ferramenta podcast. Através da percepção dos professores às vivências ofertadas no curso, o artigo responderá a quatro questões sobre esse momento: quem somos? Como vivemos? O que significou? O que faremos? A maioria dos cursistas foram mulheres, de idade entre 36-45 anos, com média habilidade com uso de recursos digitais. Através de vivências ofertadas pelo curso de podcast, puderam refletir sobre práticas ativas com uso de podcast na perspectiva ativa da aprendizagem. Os sentimentos mais comuns experimentados ao longo do curso foram a curiosidade, o despertar pela autonomia (vontade de fazer) e a alegria. As práticas vivenciadas demonstraram o quanto o caráter afetivo tem que está mais que presente no ensino remoto emergencial a fim de assegurar a permanência desse aluno no ensino remoto, bem como uma aprendizagem significativa. Trabalhos futuros devem investir no relato de experiência tanto de alunos quanto docentes às práticas ofertadas no semestre do ensino remoto emergencial.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Pod Ver Cinema: a prática cineclubista como ferramenta pedagógica no ambiente escolar
    (2023-07-13) Lima, Aline Cristina Lins de; Otaviano, Jéssica Maria de Oliveira; Carvalho, Alfredo Taunay Colins de; http://lattes.cnpq.br/1610848666165965; http://lattes.cnpq.br/3332713881164545; http://lattes.cnpq.br/9898593960774482
    O seguinte Trabalho de Conclusão de Curso tem como principal objetivo desenvolver um podcast como ferramenta didática para arte educação. Este trabalho discorre sobre o processo de criação e lançamento do Pod Ver Cinema, podcast concebido pelas autoras para falar sobre cinema, educação e cineclubismo. A pesquisa tem como objetivo entender a relevância da arte cinematográfica e, mais precisamente, do cineclubismo, como ferramenta pedagógica para a escola, por meio da produção e realização do podcast. O podcast conta com uma entrevista com profissional da área do cinema e da educação. Até o momento da publicação deste trabalho, foi gravado e disponibilizado um episódio na plataforma Spotify. O formato de podcast foi escolhido por permitir que as discussões deste trabalho extrapolem o meio acadêmico, tendo em vista que podcasts são muito consumidos atualmente, por pessoas de diferentes graus de formação. Como bibliografia, apoiamo-nos em autores como: Rosália Duarte e Ana Mae Barbosa, entre outros. Com base nas discussões apresentadas, considera-se que a prática cineclubista é uma importante ferramenta pedagógica para ser utilizada no ambiente escolar.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Pod-quem? Quais são e onde estão os podcasts de professores de História e historiadores do Brasil
    (2022-06-01) Santos, Danton Soares Brasil dos; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/4444145731240665
    O objetivo deste trabalho é realizar um levantamento acerca dos podcasts produzidos por professores de história e historiadores. A pesquisa realizou os seguintes passos: leituras bibliográficas sobre a história do podcast e dos usos do podcast na educação e levantamento dos podcasts de temática histórica produzidos por professores de história e historiadores. O levantamento foi realizado nas seguintes plataformas: Google, Apple Podcasts e Spotify. Utilizamos os seguintes critérios: podcasts usam da história como sua temática principal, com português como sua língua falada e dentro do território brasileiro, que um professor de história e/ou historiador seja seu principal produtor e/ou apresentador. A conclusão é que existe uma nova produção de programas voltados para o grande público e o público escolar, com uma variados formatos e temáticas, em sua maioria iniciados em 2020, o que habilita uma ampla gama de possibilidades de uso do podcast em sala de aula, seja como objeto de estudo, material de referência ou projeto de construção de um programa.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Podcast: gênero textual digital como ferramenta de incentivo à formação de leitores no ensino médio
    (2023-11-29) Silva, Ani Camila Gomes da; Pedrosa, Paloma Pereira Borba; http://lattes.cnpq.br/1116526654784440
    Este estudo objetiva investigar até que ponto a aplicabilidade do podcast pode contribuir para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio e de forma especial, para o desenvolvimento da leitura. O presente trabalho busca, de forma específica, identificar como o podcast pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem das competências leitoras no Ensino Médio, reconhecendo possíveis implicações do gênero midiático digital em relação ao desenvolvimento leitor e analisar possíveis concepções teóricas que salientam a importância da contribuição do podcast como recurso didático. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e documental de caráter qualitativo, com base na análise de publicações acadêmicas que abordam temáticas relativas aos gêneros digitais, podcast e leitura no Ensino Médio. Como resultado, foi possível identificar as diversas possibilidades que o gênero digital podcast pode proporcionar ao desenvolvimento das habilidades de leitura e, concomitantemente, da oralidade, permitindo desde o desenvolvimento da compreensão leitora à inclusão social no ambiente educacional. Todavia, como qualquer nova metodologia, faz-se necessário tanto o preparo do docente que almeja utilizar o gênero em questão como o ambiente escolar deve dispor também dessas perspectivas com base em infraestrutura e instrumentos tecnológicos.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Predição de popularidade de podcasts através de características textuais
    (2019) Santana Júnior, Bernardo de Moraes; Cabral, Giordano Ribeiro Eulalio; http://lattes.cnpq.br/6045470959652684; http://lattes.cnpq.br/9948081717430490
    Com o tremendo crescimento dos Podcast se profissionalização de seus criadores,ao ponto de redes de notícias chamarem esse momento como ”era de ouro”para os Podcasts, novas ferramentas surgiram para auxiliar esses produtores na construção emanutenção de seus canais. Nesse contexto encontrar características nos episódios produzidos que proporcionem um alcance maior ao público alvo é de grande valor tantopara os criadores quanto para os ouvintes, permitindo que canais permaneçam ativospor mais tempo e ofereçam uma melhor qualidade de conteúdo.Assim, este trabalho propõe um estudo de análise de popularidade dosPodcastsna-cionais, utilizando uma ferramenta de análise da audiência dos Podcasts em um dos agregadores de canais e episódios mais utilizados do mundo, oiTunes. Através de ferramentas deWeb Scraping para a coleta das informações disponíveis e necessárias,de ferramentas para transcrições dos áudios dos episódios para a obtenção do que foidito e o calculo de métricas para medir precisão do modelo gerado, assim fazer uma análise de quais informações são relevantes para a predição de popularidade de um canal.Resultados obtidos foram favoráveis na correlação entre as categorias analisadas de forma individual e texto dos episódios nelas contidos, enquanto em uma análise em que categorias não são descriminadas há uma baixa relação entre texto e popularidade, demonstrando que a categoria de determinado canal tem um papel importante na análise de sua popularidade.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão