Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Plantas - Conservação"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Estágio supervisionado obrigatório na empresa Reijers Produção de Rosas Ltda “produção de rosas (Rosa spp)”
    (2018-05-02) Silva, Jéssica Fernanda dos Santos; Santos, Gilmara Mabel; http://lattes.cnpq.br/5410228230296040; http://lattes.cnpq.br/3676850069804693
    Este relatório é uma síntese das atividades realizadas durante o Estágio Supervisionado Obrigatório, no período de outubro a dezembro de 2017, concedido pela Empresa Reijers Produção de Rosas LTDA, especificamente na fazenda localizada no sitio Lagoa / Jussara – São Benedito (CE). Durante todo o estágio foi possível estudar mais profundamente as etapas de produção da cultura da roseira (Rosa spp.), além de participar de algumas atividades relacionadas a produção de outras espécies flores para corte, como boca de leão, lisianthus, gipsófila, rainha margarida e gérbera. As atividades realizadas foram as seguintes: propagação das estacas de rosas; tratos culturais como o agóbio, a poda e a desbrota; acompanhamento da irrigação; adubação;controle fitossanitário;colheita e classificação. O estágio foi muito importante, pois possibilitou acompanhar de perto como cada cultura se desenvolve; conhecer os métodos utilizados para obter a máxima produtividade e acompanhar a rotina diária do pessoal do campo. Além de conseguir correlacionar a prática com a teoria em sala de aula.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Influência do cocultivo de bactérias promotoras de crescimento no desenvolvimento morfofisiológico de Canistrum aurantiacum (Bromeliaceae)
    (2024-03-07) Ferreira, Esdras de Souza; Silva, Cláudia Ulisses de Carvalho; Oliveira, Henarmmany Cristina Alves de; http://lattes.cnpq.br/6859724202937192; http://lattes.cnpq.br/7161911278790052; http://lattes.cnpq.br/0201835717024585
    A reintrodução de espécies vulneráveis é uma prática comum na conservação e restauração ecológica, visando combater os desafios decorrentes da fragmentação de habitats e das mudanças climáticas. No entanto, na maioria das vezes, as tentativas de reintrodução de espécies nativas, como a Canistrum aurantiacum, enfrentam dificuldades no estabelecimento de populações reprodutivase duradouras. Uma abordagem promissora para melhorar o sucesso dessas reintroduções é o cocultivo com bactérias promotoras de crescimento (BPC’s), que podem beneficiar o desenvolvimento das plantas em várias etapas docultivo. Este estudo buscou avaliar o impacto do cocultivo de BPCs no crescimento e desenvolvimento de plântulas de C. aurantiacum. O experimento foi conduzido em uma casa de vegetação anexa ao Laboratório de Fisiologia de Plantas (LFP) do Departamento de Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife - PE. Sementes de C. aurantiacum foram semeadas em bandejas contendo substrato orgânico e areia lavada em casa de vegetação. Após 90 dias, as plantas foram transplantadas para recipientes contendo uma mistura de substrato orgânico e areia, esterilizados previamente. Foram utilizados cinco tratamentos de BPC’s, compostos por bactérias do gênero Bacillus (B. subtilis, B. megaterium e B. cereus, mix e controle), com 10 repetições cada. As plantas foram inoculadas com suspensão bacteriana ou água deionizada estéril (controle) e mantidas sob essas condições por 64 dias. Foram realizadas análises biométricas,biomassa e o teor de clorofila total ao longo do experimento. Os dados obtidos foram analisados via ANOVA e as médias comparadas pelo teste de Tukey 5%. No entanto, não foram observadas diferenças significativas entre ostratamentosem relação as variáveis analisadas. Os resultados indicam que a inoculação de BPC’s não teve um efeito significativo no crescimento e no conteúdo de clorofila de C. aurantiacum durante o período de estudo. Esse resultado sugere que outros fatores, como interações interespecíficas entre plantas e microrganismos, podem ter influenciado o desenvolvimento das plantas. Portanto, mais pesquisas são necessárias para melhor compreensão sobre a eficácia do cocultivo de BPC’s como uma estratégia de manejo para espécies vulneráveis em programas de reflorestamento.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão