Navegando por Assunto "Pequenas e médias empresas"
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Item A compreensão dos pequenos empreendedores acerca da gestão de pessoas enquanto ferramenta estratégica(2022-10-05T03:00:00Z) Barbosa, Andressa Carolina da Silva; Cabral, Romilson Marques; http://lattes.cnpq.br/4290326926381504Segundo Chiavenato (2014), a gestão de pessoas é uma das responsáveis pela excelência das organizações bem-sucedidas. Em vista disso, considera-se relevante analisar como a gestão de pessoas, utilizada de forma estratégica nas organizações de pequeno porte, pode contribuir para a sua sustentabilidade. O presente trabalho tem como objetivos específicos a) Compreender como o nível de conhecimento dos pequenos empreendedores influencia na visão que os mesmos possuem sobre a gestão de pessoas; b) Entender quais são as práticas voltadas para a gestão de pessoas aplicadas à realidade de pequenas empresas; e c) Verificar se as estratégias de gestão de pessoas nas organizações de pequeno porte têm contribuído para a sua sustentabilidade. O presente trabalho conta com uma pesquisa feita com 23 empresas de pequeno porte da Região Metropolitana do Recife, utilizando questões de múltipla escolha, discursivas e medidas na escala Likert. Quanto a sua metodologia, trata-se de um estudo descritivo de natureza empírico-teórica, utilizando uma abordagem de pesquisa quanti-qualitativa. Ao fim, a contribuição do presente estudo aponta a gestão de pessoas como uma ferramenta estratégica que de fato impulsiona os pequenos empreendimentos.Item Comprometimento organizacional: um estudo junto à micro e pequenas empresas(2022-10-05T03:00:00Z) Pereira, Julia Isabelle Costa; Moraes, Ionete Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/3001719131827577Esse estudo teve como objetivo identificar qual o tipo de comprometimento organizacional é mais encontrado nas micro e pequenas empresas da Região Metropolitana do Recife - Pernambuco. A base teórica utilizada para medir e classificar o comprometimento foi o modelo tridimensional de Allen e Meyer (1990), validado e traduzido para português por Medeiros e Enders (1998). A pesquisa realizada foi descritiva de caráter quantitativo e os dados coletados foram analisados através de média e frequência. Os resultados mostraram que os pesquisados possuem uma média de comprometimento próxima à média global, e a dimensão de maior força de influência entre os pesquisados foi a afetiva. A dimensão instrumental ficou em segundo lugar, com pouca diferença em relação ao enfoque afetivo e, com menor porcentagem de influência, ficou a dimensão normativa. Os resultados obtidos evidenciaram que os funcionários sentem forte desejo e necessidade de estarem nas empresas em que trabalham, porém demonstram distância de seus valores e normas.Item Desafios enfrentados pelas micro e pequenas empresas da região metropolitana do Recife em decorrência da pandemia de Covid-19(2023-04-27T03:00:00Z) Nascimento, Rodrigo Candido do; Moraes, Ionete Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/3001719131827577Em 2020 o mundo enfrentou uma crise sanitária causada pela Covid-19, seus desdobramentos impactaram em vários aspectos da vida em sociedade. Com as microempresas não foi diferente, portanto, este trabalho tem como objetivo geral investigar os fatores que impactam de forma negativa as MPEs de Recife e região Metropolitana, em decorrência da pandemia de Covid-19. Trata-se de um estudo quantitativo e descritivo. Para a coleta de dados, foram aplicados 39 questionários estruturados com os gestores das MPE’s. As principais dificuldades encontradas no pico da pandemia (2020-2021) pelos empreendedores foram: falta de capital de giro, dificuldade em vendas e desequilíbrio financeiro. Os empreendedores ainda citaram a alta da matéria prima e a sua escassez, o fechamento obrigatório do comércio, e para alguns a diminuição do crédito por conta de atrasos no pagamento. Muitas dessas dificuldades permaneceram no pós pico da pandemia (2022-2023).Item Dificuldades de implementação do planejamento e controle de produção: um estudo bibliográfico(2022-10-11T03:00:00Z) Silva, Guilherme Nascimento Magalhães da; Cunha, Maximiliano Wanderley Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/0105516187749549Este trabalho busca compreender e refletir sobre a importância do planejamento e controle de produção, bem como as dificuldades encontradas pelas organizações, construindo um ensaio teórico. Para tanto, foi feita a busca de artigos para análise no Google Acadêmico. Os trabalhos selecionados foram filtrados a partir de dois aspectos: 1) artigos disponíveis de forma online e 2) artigos que tratassem diretamente do tema deste trabalho. O principal objetivo do trabalho é compreender e refletir sobre a importância da implementação das ferramentas de Planejamento e Controle de Produção, bem como as dificuldades enfrentadas pelas empresas para aderir ao método, e foi possível compreender que é um método de suma importância para que as organizações se desenvolvam com sucesso e consigam atingir níveis superiores aos das suas concorrentes.Item Fontes de financiamento para microempresas no Brasil: comparação entre bancos tradicionais e fintechs(2025-03-24T03:00:00Z) Silva, Caio César Bione; Lima, Adilson Celestino de; http://lattes.cnpq.br/1256936664889276Este estudo objetivou definir qual a melhor alternativa de financiamento para microempresas, através da comparação entre fintechs e bancos tradicionais. Para tanto, foi utilizado como método para coleta de dados uma pesquisa documental, analisando documentos e informações disponíveis em fontes secundárias confiáveis, como artigos científicos encontrados no Google Acadêmico, estudos publicados sobre o tema e informações disponibilizadas pelos próprios bancos e fintechs. Dessa forma, tendo como resultados que os bancos tradicionais se mostram mais vantajosos para microempresas que buscam expansão, pois disponibiliza financiamentos com melhores condições, taxas mais baixas e prazos mais longos, enquanto as fintechs são mais adequadas para microempreendedores individuais que estão iniciando seus negócios, pois oferecem facilidades de gestão, acesso simplificado ao crédito e empréstimos de valores menores. A partir da análise dos dados, pode-se concluir que para microempresas, os bancos tradicionais são a opção mais estratégica, garantindo maior previsibilidade financeira, menores custos no longo prazo e melhores oportunidades de crescimento.Item O endomarketing e a satisfação dos colaboradores em pequenas empresas(2021-02-18T03:00:00Z) Silva, Yuri Avelino da; Ferreira, Renan Silva; http://lattes.cnpq.br/9980419912272571O presente artigo busca aferir a satisfação dos clientes internos e como isso afeta e contribui para sucesso de pequenas organizações. O endomarketing atualmente é uma ferramenta eficiente para as organizações que desejam otimizar seus resultados, pois tem como foco na integração e sincronização de todos os colaboradores da organização, fazendo com que eles virem aliados ao estabelecer a ideia de que o seu sucesso está ligado ao sucesso organizacional. Essa ferramenta surgiu por meio das necessidades de desenvolver meios de satisfazer e motivar seus colaboradores. Dentro desse aspecto, a problemática é obter como resposta, como o endomarketing influencia na satisfação dos colaboradores internos? Dessa maneira, esse estudo tem como objetivo compreender como o endomarketing influencia na satisfação dos colaboradores internos de duas empresas de confecção de peças infantis e de moda feminina na cidade de Custódia-PE. Para isso, foi utilizado o método considerado como estudo de multicaso, com natureza qualitativa, uma pesquisa descritiva com revisão bibliográfica. Além da utilização do questionário estruturado, houve a coleta de dados para uma análise mais profunda sobre o assunto. Na análise dos resultados foram apurados os indicadores que provocam a satisfação dos colaboradores, através da comunicação eficiente, do treinamento e de alguns elementos motivacionais, além de como as ferramentas podem contribuir para o crescimento e a permanência da organização no mercado.Item Os impactos da Covid-19 para as micro e pequenas empresas do setor de alimentação em Pernambuco(2023-09-25T03:00:00Z) Lima, Júlia Alliz Vasconcelos de; Silva, Letícia da Costa e; http://lattes.cnpq.br/5662863685960286O presente artigo tem por objetivo analisar os impactos da COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), para as micro e pequenas empresas no setor de alimentação no estado de Pernambuco. Foi realizada uma revisão bibliográfica acerca do tema, a partir de artigos obtidos em consultas realizadas no Periódicos Capes e no Scielo. Foi feita uma análise breve dos artigos encontrados, e foram selecionados os com maior proximidade ao assunto, sendo constatado que nossa literatura ainda carece de informações sobre esse tema. Para obter mais informações, foram coletados dados secundários por meio de tabelas disponibilizadas pelo IBGE e pelo SEBRAE. Por fim, foi elaborado um questionário que foi enviado para os associados da ABRASEL, sendo possível, assim, analisar mais dados. As informações e os dados que foram extraídos e coletados comprovam que a pandemia da COVID-19 impactou profundamente os restaurantes do Brasil e de Pernambuco, ocasionando uma reconfiguração no setor.Item Padronização dos processos: um estudo de caso em uma pequena empresa de atacado e varejo(2022-10-06T03:00:00Z) Rocha, Hernandes Maia; Silva, Mello da; http://lattes.cnpq.br/8976586263200932As empresas estão buscando, cada vez mais, se tornarem mais competitivas no mercado, exigindo delas mais qualidade em seus produtos e serviços, além do pronto atendimento das exigências de seus clientes. Uma prática que muitas empresas vêm utilizando como alternativa para a melhoria da qualidade e adequação aos requisitos de seus clientes, é a otimização de processos de negócio. Diante disso, este estudo objetivou propor a padronização dos processos de negócios, na área de compras de uma pequena empresa de atacado e varejo. Para este fim, foi realizada uma revisão bibliográfica, sobre qualidade e suas ferramentas, processo de negócio e padronização de processos de negócio aplicados a área de compras em empresas de atacado e varejo. Dentre as metodologias e ferramentas propostas para este estudo destacam-se o Bussiness Process Management (BPM), o Bussiness Process Management Notation (BPMN), as folhas de verificação, ISO 9001 e a análise PFMEA. A interação dessas metodologias e ferramentas, resultou na proposição de um modelo genérico para a padronização de processos organizacionais. O modelo proposto foi aplicado na área de compras de uma empresa, a qual foi objeto de estudo deste trabalho. Como resultados da implementação do modelo, observa-se a melhoria do processo de compras, redução dos volumes de produtos desnecessários, aceitação da mudança dos processos pela direção e colaboradores, além da redução de custos e perdas dos produtos, o que possibilitou mais efetividade e otimização da rotina de trabalho desta área.Item Perfil dos microempreendedores e empreendedores na área de confeitaria e doçaria: perspectivas socioeconômicas e culturais na Região Metropolitana do Recife(2022-05-27T03:00:00Z) Bezerra, Maria Eduarda Barreto; Arruda, Luciana Leite de Andrade Lima; http://lattes.cnpq.br/6140791519234633; http://lattes.cnpq.br/2565561600765509A história da alimentação não se restringe apenas à preparação ou ao consumo de alimentos, como exemplo temos a produção do açúcar, este principal símbolo econômico e social brasileiro por mais de quatro séculos. Surge então um cenário de diversidade alimentar com base no legado cultural criado pela doçura do melado e do açúcar da cana-de-açúcar no Brasil, principalmente em Pernambuco, conseguindo estabelecer uma culinária local entre as três influências que por lá deixaram suas marcas: nativos, portugueses e negros. O sabor doce é a marca principal das grandes festividades pernambucanas, marcos religiosos, famílias importantes, marcando presença na mesa e no dia-a-dia dos indivíduos. A sobremesa típica da mesa familiar passa a ser vista como objeto de trabalho na obtenção de uma renda complementar, como bolos e doces, numa estratégia de venda e consumo. Para identificar as influências sócio-históricas e econômicas que contribuíram na escolha de empreender nesse setor da Região Metropolitana de Recife, foi desenvolvido um questionário para aplicação on line. Foram analisados os dados de 36 questionários respondidos de 02 a 10 de maio de 2022 por empreendedores na área de confeitaria e doçaria. Os resultados demonstram que o setor de confeitaria e doçaria está bastante desenvolvido e capaz de suprir uma parte da necessidade financeira das famílias. Esse setor demonstra uma forte dependência das festividades comemorativas religiosas ou não, com adesão relevante a comercialização de doces e bolos. Para além da questão financeira, existe o apreço pela arte do doce e a relação com a gastronomia e cultura de Pernambuco, resultando em indivíduos que preferem encarar as dificuldades do mercado, da concorrência, da aquisição de insumos, e investir em um trabalho próprio que o faça sentir-se bem por preferir trabalhar com o que gosta.Item Projeto de viabilidade econômica de um empreendimento de enlatamento de camarão marinho (Litopenaeus vannamei) na Região Metropolitana do Recife - PE(2023-09-14T03:00:00Z) Silva, Aurino Santana Pereira da; Oliveira Filho, Paulo Campagnoli de; http://lattes.cnpq.br/8043850276929205Este trabalho trata-se de um plano de negócio, documento que descreve detalhadamente os objetivos de um negócio e todos os passos que devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo assim os riscos e as incertezas. É possível dentro do plano de negócio identificar e restringir erros ainda na fase da escrita, ainda no papel, diminuindo drasticamente a possibilidade de cometê-los no mercado. Foi elaborado um projeto de um empreendimento com o objetivo de simular a viabilidade financeira de uma empresa de enlatado de camarão marinho. Neste trabalho encontra-se todo o detalhamento para inserir este empreendimento na capital pernambucana. Após a pesquisa de mercado observou-se que o produto tem boa aceitação e tem a inovação como principal característica, já que este produto não existe no país. Observou-se a grande possibilidade desse investimento ter lucro, com uma rentabilidade de 19,43% ao ano e uma lucratividade de 18,01% ao ano, acima da média do setor de enlatados de frutos do mar, possuindo uma receita anual de R$ 1.778.711,79 logo no ano 1 do projeto, por se tratar de um produto novo no mercado, que após a pesquisa de mercado, mostrou-se interessante para o cliente.
