Navegando por Assunto "Novo ensino médio"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item A BNCC e o livro didático de Língua Portuguesa : contribuições da música nas aulas de linguagem(2023-12-21) Silva, José Carlos Rodrigues da; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460Este trabalho tem como objetivo analisar o livro didático usado na sala de aula da EREM Justa Barbosa de Sales, situada no município de Vertente do Lério – PE, estabelecendo relação com a disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório, com o fito de compreender o seu alinhamento com a proposta curricular do Novo Ensino Médio. Logo, a música aqui tratada foi investigada enquanto elemento da linguagem, especificamente na área de Artes. A análise consistiu em observar a relação da BNCC com o livro didático adotado pela escola campo de estágio para compreender de que forma esse material apresenta a música como instrumento mediador no processo de ensino-aprendizagem, apoiando o professor de Língua Portuguesa nas aulas de linguagem. Para tanto, consideramos sequências didáticas presentes no livro e observamos a relação dessas atividades com as competências assumidas pela BNCC para o ensino de língua portuguesa que, neste caso, traz a música no entrelaçamento dos conteúdos. Posteriormente, aplicamos um Plano de Atividades a fim de perceber, na prática, como a música consegue ter aceitação junto aos estudantes conforme propõe a BNCC. Para compreender o papel do livro didático de língua portuguesa na sala de aula, tomamos como referência os estudos de Bunzen (2014), considerações de Dionísio e Bezerra (2020) sobre o livro didático de Português, alinhando-se à música no texto de Vila Nova (2012).
