Navegando por Assunto "Neoliberalismo"
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Item Breve história econômica do Plano Real: dos bastidores ao legado econômico (1980-2010)(2025-08-08) Silva, André Samuel Salvador da; Freitas, Petrus Alves; http://lattes.cnpq.br/1474091666288817; http://lattes.cnpq.br/7408561026805446Este trabalho analisa a trajetória do Plano Real, desde os antecedentes históricos que motivaram sua criação até os impactos sociais e econômicos observados na década de 2000. A pesquisa parte da crise da dívida externa e da hiperinflação dos anos 1980 para compreender como essas condições impulsionaram reformas estruturais na década seguinte, sob forte influência do Consenso de Washington e do ideário neoliberal. No centro da análise está o Plano Real, implementado a partir de 1994, e suas implicações na estabilidade macroeconômica, na política fiscal, no regime cambial e nos processos de privatização. O estudo também discute como essa estabilização criou as bases para transformações sociais posteriores, incluindo a redução da pobreza e o surgimento de uma chamada nova classe social. Através de fontes bibliográficas variadas, o trabalho propõe uma leitura crítica dos limites e contradições do modelo adotado. Por fim, argumenta-se que, embora o Plano Real tenha sido decisivo para o controle da inflação e para a retomada da credibilidade econômica do país, ele também impôs limites e contradições que ainda reverberam na sociedade brasileira até os dias de hoje.Item Empreendedorismo e infância: um estudo sobre a materialização do discurso neoliberal(2019) Santos, Miguel Silva dos; Andrade, Fábio Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/9407924493644881; http://lattes.cnpq.br/0681480817620933No presente trabalho buscou-se observar como, a partir de uma realidade em que o neoliberalismo se apresenta como pensamento dominante, tem ocorrido a difusão de discussões que buscam se debruçar sobre a questão de uma infância empreendedora. No decorrer do texto busca-se delinear quais são as principais características do neoliberalismo, e como ele foi se construindo enquanto um discurso. Trabalha-se sobre a questão do empreendedorismo, caracterizando-o como a materialização, a concretude do discurso neoliberal. Foi realizada a análise de reportagens que falam sobre empreendedorismo e infância. Através delas verificou-se que ocorre uma forte ênfase sobre uma infância empreendedora, uma defesa que na maioria das vezes ocorre sem o acompanhamento de um exame de suas implicações. Concluiu-se que o neoliberalismo produz o fenômeno do empreendedorismo infantil como a única alternativa viável, e que busca construir nos indivíduos um comportamento específico.Item Escola sem partido: uma reflexão sobre as ideologias dos projetos de lei e suas implicações no processo de mercantilização da educação(2019-12-13) Silva, Vanessa Kely da; Baião Filho, Luiz Gonzaga; http://lattes.cnpq.br/2107039085856949; http://lattes.cnpq.br/6842352897918549A educação vem se tornando um palco de grandes discussões e disputadas na última década. Nesse trabalho, discorremos sobre a ênfase que a educação está recebendo nas esferas legislativas de todo país, através dos projetos de lei Escola sem Partido (ESP). Nossa analise se constrói através do objetivo geral de investigação e localização dos projetos de lei ESP, com as correntes ideológicas neoconservadoras e neoliberais. Ambas correntes passaram por reformulações nas suas ideologias, promovendo os interesses do mercado e ideologias conservadoras. Essas ideologias ganharam maior visibilidade e difusão a partir da década de 70 nos Estados Unidos da América (EUA). Atrelados ao objetivo geral, estão os objetivos as especificidades de identificar e explicar o momento de nascimento do movimento Escola sem Partido, exemplificando seus propositores e apoiadores, demonstrando como esses estão envolvidos com as correntes neoliberais e neoconservadoras, assim como o trajeto que os projetos de lei percorrem nas esferas municipais, estaduais e federais, daremos ênfase na análise dos projetos que tramitam na esfera legislativa federal, pois entendemos que esses representam em contexto geral todos os outros que tramitam nas demais esferas. Mais adiante dialogaremos com os teóricos educacionais Freire (1996, Tomaz Tadeu (1994), Saviani (1996), Libâneo (1996), procurando entender o caminho educacional que esses autores educadores julgam necessários para a desenvoltura docente que visam o desenvolvimento autônomo do educando.Item Microempreendedor individual: entre a autonomia e a precarização do trabalho(2024-03-07) Meneses, Lucas Marques; Barros, Marcos André de; http://lattes.cnpq.br/3743403239578149; http://lattes.cnpq.br/1147771756469607O trabalho, sendo um dos pilares de qualquer sociedade, tem na sociologia o seu espaço para estudo e pesquisa, esta monografia tem como objetivo geral esclarecer a relação do trabalhador brasileiro especificamente enquanto identificado como microempreendedor Individual (MEI) com a precarização do trabalho, tendo como problemática o neoliberalismo que se manifesta através da precarização do trabalho, da flexibilização dos direitos trabalhistas, da ideologia do individualismo e da necessidade de uma autonomia que contraditoriamente se manifesta em perda de direitos, dissolução da carreira e do enfraquecimento de uma identidade forte como classe trabalhadora. Usando o método de pesquisa bibliográfica e análise de dados, é apresentada uma perspectiva do trabalhador brasileiro desde o Brasil colônia até à contemporaneidade, destacando os regimes de trabalho ao longo da história no Brasil e suas respectivas legislações, tendo como conclusão a comprovação da hipótese de que o MEI, ao invés de ser uma solução para o desemprego é, na verdade, uma legitimação da precarização do trabalho.Item Neoliberalismo, desnacionalização e soberania nacional: o caso da privatização da telefonia brasileira(2022-05-27) Luna Filho, Gilberto Moraes de; Andrade, Fábio Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/9407924493644881; http://lattes.cnpq.br/9383532137395092Esta monografia examina a desnacionalização da telefonia brasileira, a partir do que aqui denominamos de projeto político neoliberal. Trata-se de projeto em pleno funcionamento. Do ponto de vista teórico, tem início nos anos 40 do século passado e enquanto projeto político está associado aos governos de Thatcher e Reagan nos anos de 1970. Mas foi a partir dos anos 80 e principalmente ao longo dos anos 90 que é possível falar de uma globalização neoliberal. No Brasil, tem início no final dos anos de 1990: primeiro como resposta à crise do projeto desenvolvimentista autoritário do período militar; segundo como atualização da dependência e das condições de subordinação e subalternização a que o país encontra-se atrelado mediante relações centro e periferia. A desnacionalização do setor da telefonia se apresenta como um caso num amplo processo, que aqui será tratada sob a perspectiva da acumulação por espoliação. Além disso, o trabalho aprofunda a análise procurando elucidar as relações entre o atual projeto neoliberal e suas implicações para a soberania nacional. Para tanto, a metodologia usada foi através de estudo bibliográfico por intermédio de pesquisa em livros, artigos acadêmicos, dissertações e teses.Item Novo Ensino Médio (NEM): educação em um contexto neoliberal(2023-09-21) Vieira Junior, Francisco Danilo Sousa; Santos, Otávio Augusto Alves dos; http://lattes.cnpq.br/6806135209087830; http://lattes.cnpq.br/5063790686594309O presente trabalho tem como objetivo identificar os traços da racionalidade neoliberal na construção do Novo Ensino Médio (NEM), em específico, na implementação dos itinerários formativos, peça fundamental na reforma do ensino médio brasileiro. Por intermédio desta pesquisa, busca-se contribuir para o debate crítico acerca da reforma do ensino médio brasileiro, trazendo à tona a inserção da racionalidade neoliberal por meio da interferência do mercado na formulação de políticas públicas educacionais e no estabelecimento de um discurso mercadológico para com a educação. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi de ordem qualitativa, através de uma análise documental e bibliográfica para fomentar o objetivo proposto.Item O viver na cidade contemporânea: uma análise dos impactos do neoliberalismo nos sentidos coletivos acerca da segurança na Região Metropolitana do Recife(2025-03-17) Santana, Carla Caroline Sales de; Spenillo, Giuseppa Maria Daniel; http://lattes.cnpq.br/4350911353530987; http://lattes.cnpq.br/0845523190622289Este trabalho tem por objetivo apresentar como a questão da segurança marca a sociedade contemporânea e como a ilusão de uma proteção completa faz com que as pessoas consumam cada vez mais espaços privativos, acabando por realizar uma segregação no espaço urbano, abrindo mão da sua liberdade para permanecer entre os muros erguidos de suas casas e, ainda, de conviver com outros indivíduos no espaço público. O exposto neste trabalho é fundamentado metodologicamente na sociogênese e na abordagem configuracional desenvolvidas pelo sociólogo Norbert Elias (1994), de modo a observar de maneira sistemática os elementos que compõem essa configuração urbana contemporânea. Com a sociogênese, a história social dos elementos de uma configuração é compreendida por meio de pesquisas documentais, e também com a prática do grupo focal e da observação participante como formas de coleta de dados empíricos. Com isso, buscou-se mostrar, por meio da fala dos moradores das cidades da Região Metropolitana do Recife, que as ações tomadas pelo paradigma neoliberal afetam as interações entre os indivíduos e o ambiente urbano, com a criação do medo e da segurança como mercadorias.Item Por uma historiografia da felicidade: o Colóquio Walter Lippmann (1938) e a happycracia como faceta do neoliberalismo(2024-10-03) Córdula Neto, Raul; Barbosa, Lúcia Falcão; http://lattes.cnpq.br/5667594441132627; http://lattes.cnpq.br/1436277940038969Este artigo procura debater as estratégias do neoliberalismo para produção de uma nova razão no mundo, sobretudo uma faceta dessa racionalidade: a obrigatoriedade da felicidade. Para tanto, tomamos o Colóquio Walter Lippmann, que ocorreu em Paris, em 1938, como momento de refundação do liberalismo e de instauração das bases para uma nova racionalidade do capitalismo. Entretanto, nosso foco recairá sobre a manipulação de um estado de “felicidade” paradoxal, que provoca satisfações efêmeras e sofrimentos constantes diante do imperativo de sermos bem-sucedidos e felizes. A happycracia opera na lógica do consumo egoísta e imediato do sujeito empreendedor de si mesmo, em contínua concorrência com os demais.Item Uma nova subjetividade: princípios neoliberais nos trabalhadores de plataformas digitais(2023-04-24) Noia, Mylena Galdino de Paula; Paula Júnior, Josias Vicente de; http://lattes.cnpq.br/8013351027708968; http://lattes.cnpq.br/6889058934615242Na sociedade contemporânea, marcada pelo capitalismo flexível e por políticas econômicas de cunho neoliberal, vive-se uma significativa queda do emprego e constantes reorganizações no mundo do trabalho, o que faz com que cresça, cada dia mais, o número de trabalhos precarizados e, consequentemente, o número de trabalhadores que são destituídos de qualquer direito trabalhista. Junto a essas mudanças políticas, há o rápido e constante avanço tecnológico que, a seu modo, modifica as formas de viver e de trabalhar, reorganizando também, a sociedade e o mundo laboral. Imbricada nas políticas econômicas e no avanço tecnológico, está a consolidação de princípios presentes na ideologia neoliberal, em que os indivíduos precisam ser flexíveis, ter iniciativa e estar constantemente preparados para correr riscos e competir uns com os outros. Com isso, uma nova subjetividade é moldada, mostrando que a ideologia que sustenta os direcionamentos econômicos está entrelaçada na construção da visão de mundo dos indivíduos. Deste modo, a presente pesquisa busca entender como os princípios, normas e conceitos neoliberais são vistos, entendidos e reproduzidos pelos trabalhadores de plataformas de delivery e trabalhadores de plataformas de mobilidade, tentando mapear quais conceitos da chamada “racionalidade neoliberal” norteiam a visão laboral desses trabalhadores e, por fim, buscando comparar as visões e experiências dos motoristas e motoboys entrevistados.
