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    Memorial da UFRPE: a divulgação da memória institucional através de ações educativas
    (2020-10-15) Oliveira, Karoline Mery de; Pacheco, Ricardo de Aguiar; http://lattes.cnpq.br/1888823708270264; http://lattes.cnpq.br/4899888101948247
    Entendendo que o museu existe por e para estabelecer uma relação entre sua comunidade e objetos significativos de sua cultura, o presente estudo tem como objetivo compreender o papel social do Memorial da UFRPE como espaço que cumpra com essa dimensão dos museus. Para isso realizamos uma reflexão sobre as ações pedagógicas e jogos didáticos desenvolvidos pela equipe do Memorial. Para a pesquisa foi realizada a leitura dos referenciais teóricos relacionados aos campos da museologia e da História dos museus. Também buscamos conhecer os processos de constituição da UFRPE sua importância social para entender o sentido da construção de um memorial para uma universidade. E dessa forma, dialogando com a discussão sobre o Memorial da UFRPE, utilizamos teóricos ligados aos campos da Memória, Educação em Museus, ensino de História em Museus e Educação Patrimonial. A metodologia empregada também inclui a análise das fontes disponíveis no acervo do memorial e análise da execução dos jogos. Por fim, concluímos que os jogos didáticos utilizados não atuam isolados em si mesmo, mas buscam se fundamentar na pesquisa teórica e no acervo do Memorial da UFRPE. Eles fazem com que cada peça seja utilizada como referência e fonte de conhecimento sobre a história da universidade. Entendemos que a comunicação realizada dentro do Memorial corresponde a um processo educacional que estimula e facilita a interação entre a comunidade visitante e a equipe responsável pela manutenção do memorial, possibilitando a construção e a troca de conhecimentos.
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    O ensino de arte na EJA: uma possibilidade na educação do sistema prisional
    (2019-08-08) Silva, Solange Maria da; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190
    Esta pesquisa tem como objetivo demostrar como se deu a realização de um trabalho em uma escola da unidade prisional, cujo propósito foi trazer uma possibilidade de ensino de arte para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), através das exposições de dois Museus: MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (SP) e MAMAM – Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (PE), sendo o público as estudantes do Sistema Penitenciário – Colônia Penal Feminina do Recife – CPRF. A metodologia de estudo utilizada foi pautada na pesquisa qualitativa e explicativa com base na pesquisa de campo. Foram realizadas leituras e releituras das obras de artes visuais (por meios de vídeos) pelas estudantes, bem como produções artísticas. Este trabalho contribuiu para o ensino aprendizagem das reeducandas, no tocante ao desenvolvimento da sua percepção e reflexão, adquiriram um novo olhar para as artes visuais e uma concepção diferente no que se refere aos museus.
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    Pedagogia em espaços não escolares : uma experiência no Memorial da Justiça de Pernambuco
    (2023-07-25) Moura, Marina Beltrão da Silva; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/3183381312724833
    O profissional da Pedagogia pode hoje atuar em diversos espaços além da escola: como museus, Organizações Não Governamentais (ONGs), editoras, centros de reabilitação, brinquedotecas, hospitais, empresas, fóruns e tribunais de justiça, entre outros. Apesar disso, as possibilidades de atuação do pedagogo em espaços não escolares são ainda pouco discutidas nos cursos de formação de professores e poucas são as oportunidades de prática profissional para os estudantes de Pedagogia através de estágio supervisionado nesses espaços. O interesse em desenvolver este trabalho surgiu da realização de estágio supervisionado não obrigatório no setor educativo do museu do Memorial da Justiça de Pernambuco, entre os meses de janeiro de 2022 a julho de 2023. Devido à diversidade de funções que pode abrigar, o museu se mostra como um espaço privilegiado para a promoção da educação não formal sob uma perspectiva de formação integral para a cidadania, pois além de proteger o patrimônio cultural, é um campo vasto de possibilidades educativas e atividades para os mais diversos públicos que o frequentam. Dessa maneira, este relato objetiva apresentar as possibilidades de atuação do pedagogo em espaços não escolares através do relato das experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado no Memorial da Justiça de Pernambuco do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Para isso, utilizamos uma abordagem descritiva, tendo como recursos primordialmente o diário do estágio, a pesquisa documental e bibliográfica além de consulta a formulários de visita e participação nas atividades educativas/museológicas. Como resultado, esperamos que este trabalho possa fomentar o interesse de estudantes e profissionais pela educação patrimonial e contribuir para a discussão sobre as possibilidades de atuação da Pedagogia.
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