Navegando por Assunto "Multiletramentos"
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Item Leituras literárias e multiletramentos: caminhos para a formação de leitores no 8º ano do ensino fundamental(2023-11-24) Santos, Lígia Eloana da Silva; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833A Pedagogia dos Multiletramentos é uma proposta educacional desenvolvida pelo Grupo de Nova Londres (New London Group) – GNL entre 1995 e 1996. Essa proposta considera que, diante do contexto contemporâneo, atravessado por múltiplas linguagens e culturas, é primordial que os indivíduos ampliem competências em variados letramentos e/ou maneiras de interagir, ou seja, multiletramentos. Esse modelo busca ampliar modos de representação que ultrapassem apenas a língua no processo de aprendizagem (Cazden et al., 2021). Tal proposta pedagógica pode revelar-se promissora para a formação de leitores no campo artístico-literário. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo geral analisar como a Pedagogia dos Multiletramentos pode contribuir para a formação de leitores em articulação com práticas de leituras literárias no 8º ano do Ensino Fundamental. Quanto ao aporte teórico, recorremos às abordagens de diferentes autores, tais como: Cosson (2021), Almeida (2014) e Dalvi, Rezende e Jover-Faleiros (2013), que abordam a leitura literária, além de Ribeiro (2021), Hissa e Sousa (2020), Silva (2016), que discutem sobre a Pedagogia dos Multiletramentos. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa quali/quantitativa, articulada às vivências da pesquisadora no Programa de Residência Pedagógica – PRP/CAPES do Núcleo de Licenciatura em Letras, modalidade a distância, da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE/UAEADTec. A pesquisa foi realizada com discentes do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Professor Arruda Marinho, localizada em Pesqueira, Pernambuco. Por meio de avaliação diagnóstica inicial, identificamos o perfil de discentes leitores, para, então, analisar, a partir do perfil dos leitores, como a Pedagogia dos Multiletramentos pode ser estratégica para o desenvolvimento da leitura literária e para a formação de leitores críticos. Como resultado, observamos que os discentes entrevistados revelaram dificuldades quanto à leitura literária, as quais foram redimensionadas quando das conexões propostas com a Pedagogia dos Multiletramentos. Esta pesquisa poderá defender a importância de um processo de ensino-aprendizagem multiletrado, diverso e crítico.Item Pedagogia dos multiletramentos na formação docente no contexto do normal médio: desafios e possibilidades para o ensino de língua portuguesa(2021) Souza, Maria de Jesus Ferreira de; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/3589346761015741SOUZA, Maria de Jesus Ferreira de. Pedagogia dos multiletramentos na formação docente no contexto do normal médio: desafios e possibilidades para o ensino de língua portuguesa. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.Item Verbo-visualidade em graffiti: (multi)letramentos em estudo com alunos do 7° ano(2019-12-20) Silva, Emilany Borges da; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/5792172295289510A linguagem das cidades, expressa nos muros por gêneros que se realizam urbanamente e aos quais se convencionou nomear de graffiti e pichação, será abordada à luz dos estudos dialógicos da linguagem com base nos estudos do círculo de Bakhtin, mais especificamente em Volochinov (1930), verificando a compreensão dos alunos sobre o enunciado verbo-visual produzido no suporte das ruas na esfera da linguagem social. Para esta pesquisa, realizada durante a disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório III, foram aplicadas oficinas de escrita com estudantes do sétimo ano para discussão do conceito e distinção entre grafitar e pichar e análise dos sentidos nos textos selecionados e levados para a sala de aula (BRAIT, 2009 e 2013). Numa perspectiva multimodal (ROJO e ALMEIDA, 2012), os textos apresentam camadas comunicativas, constituindo dizeres, sentidos (e movimentos) na arte de grafitar pelas ruas. Os alunos analisaram e produziram textos de graffiti, vivenciando em sala de aula um pouco da arte com que os grafiteiros colorem a cidade cinza por meio de seus desenhos urbanos.
