Navegando por Assunto "Multiculturalismo"
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Item Educação física escolar: analisando experiências do currículo cultural(2022-10-10) Sérvio, Thaís Silva; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/0563024919034233O presente trabalho tem como objetivo compreender a abordagem do Currículo Cultural da Educação Física na escola, identificando seus limites e possibilidades a partir do mapeamento e análise dos relatos de experiência do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar (GPEF) da Universidade de São Paulo (USP). Consideramos que o currículo escolar da Educação Física perpassa por diferentes concepções, desde os currículos tradicionais, passando pelo currículo crítico, chegando ao pós-crítico. O Currículo Cultural da Educação Física considerado pós-crítico e baseado nos Estudos Culturais e Multiculturalismo, busca compreender a cultura corporal a partir das produções culturais da sociedade e das diferenças dos sujeitos. Sendo assim, desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo documental, a partir da análise de relatos de experiência desenvolvidos por professores e professoras do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar (GPEF) da Universidade de São Paulo (USP), sendo este, o principal grupo que se debruça ao estudo dessa temática, com o intuito de identificar possíveis limites e possibilidades em seus procedimentos didáticos, que nesta abordagem é entendido como Encaminhamentos Pedagógicos. Concluímos que, o Currículo Cultural da Educação Física, tem muito a acrescentar a área, ainda que com algumas limitações.Item Redes sociais como ferramenta de apoio ao docente: multiculturalidade na arte(2021-08-07) Oliveira, Raira Izabel Santos de; Carvalho, Marluce Vasconcelos de; http://lattes.cnpq.br/2780914280180020; http://lattes.cnpq.br/0041203872368996Esta pesquisa tem como objetivo central analisar as causas da naturalização do racismo presente no ensino-aprendizagem, tendo em vista os conteúdos e representações imagéticas eurocêntricas. E, como objetivos específicos: discutir as causas da naturalização do racismo no ensino-aprendizagem do ensino básico e a predominância de imagens eurocêntricas no ensino de Arte e, por fim, construir material de apoio ao docente, no Instagram, que explorem as metodologias ativas e as questões da multiculturalidade, buscando desconstruir o pensamento e as representações imagéticas eurocêntricas, naturalizadas na educação e principalmente no ensino de Arte. A partir do estudo e compreensão das causas da naturalização do racismo no ensinoaprendizagem, foi possível compreender quais práticas corroboram com o simbolismo e predominância do eurocentrismo na Educação Básica e como é possível utilizar redes sociais como veículos de disseminação de novos conteúdos educacionais aplicáveis no sistema híbrido de ensino.
