Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Mulheres nos anúncios"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A imagem feminina em publicidades: uma proposta metodológica para leitura e compreensão do gênero em sala de aula
    (2020-09-11) Duarte, Magda Maria de Aquino; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460
    O texto publicitário tem feito parte dos contextos de leitura dos estudantes em todos os níveis, seja através da televisão, outdoors, revistas e pelos meios digitais. É um gênero textual que veicula argumentos, faz apelos, publica informações e discursos e é por isso que não passa despercebido na sala de aula. Nessa esteira, esta pesquisa desenvolve uma de proposta de trabalho com publicidades nas aulas de língua portuguesa, passando pelo conhecimento do gênero e seu modo de funcionamento; tratará, além disso, dos estudos dos discursos e das imagens veiculadas sobre as mulheres. Para tanto, tomamos publicidades de revistas femininas, mas também aquelas veiculadas em ambientes digitais para discutir a importância da compreensão leitora nas aulas de língua materna, com recorte para os discursos sobre as mulheres na propaganda. Nesse sentido, nosso objetivo é desenvolver proposta para compreensão leitora dos estudantes da escola básica por meio dos textos publicitários, promovendo o estudo do gênero e leituras das propagandas para discussão das ideias veiculadas. Para nós é importante criar propostas viáveis para que os estudantes compreendam relações estabelecidas durante as leituras. Para a compreensão do gênero, apoiaremos o debate nos estudos dialógicos da linguagem a partir de Bakhtin (2011), Bakhtin/Volochínov (2009), Brait (2009, 2013) e Grillo (2014). Além desses autores, Marcuschi (2002), Rosa (2005) e Carrascoza (2002) recuperam e fortalecem a discussão sobre o gênero textual como prática social, a importância do estudo dos gêneros na sala de aula e o papel da publicidade na esfera social, respectivamente.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão