Navegando por Assunto "Movimento"
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Item O movimento corporal na educação infantil: uma análise do documento curricular da cidade do Recife(2022-10-03T03:00:00Z) Silva, Anatália Arantes; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/0145625539992668O presente trabalho tem como objeto de investigação a Política Curricular de Ensino da Rede Municipal do Recife da educação infantil (2021), analisando o eixo movimento na Educação Infantil, a partir do campo da experiência “Corpo, gestos e movimentos”. O estudo se propõe a analisar tal proposta, à luz das teorizações em torno do movimento corporal, do brincar e da Educação Infantil, a fim de identificar como é fundamentado o currículo na escola, a partir da indissociabilidade entre os campos de experiência. Partimos dos estudos de Bardin (2011) e Minayo (2004) para subsidiar nossa análise, sendo esta a análise de conteúdo do tipo categorial temática. Destacamos que apesar da política educacional e curricular colocar a importância dearticulação entre os campos, nos direitos de aprendizagem e desenvolvimento e sugestões de vivência nos campos de experiência, estes se apresentam de modo fragmentado, pois não estabelecem relações entre si e com os demais, apontando que o movimento corporal precisa ter maior visibilidade curricular e ocupar os tempos e espaços sociais da Educação Infantil na escola.
