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    Modalização e ideologia no discurso homofóbico pentecostal
    (2020-10-21) Silva, Lucas Henrique da; Borba, Vicentina Maria Ramires; http://lattes.cnpq.br/4023907282886164; http://lattes.cnpq.br/8477450401983633
    Este artigo aborda a discriminação a homossexuais incutida em uma pregação religiosa de denominação pentecostal. Problematiza instrumentos discursivos empregados por religiosos para expurgar pessoas de sexualidade dissidente. Esta pesquisa teve como objetivo principal demonstrar que a dita pregação carrega mecanismos geradores de crenças e atitudes resultantes de inconsistências quanto à própria origem da vertente religiosa pentecostal. Para tanto, procurou-se: desvendar fundamentos sacros que, supostamente, ensejam a formação do discurso discriminatório; identificar, na fala evangelizadora, como a modalização desvela a discriminação; prospectar efeitos ideológicos nocivos dessa prática social aos direitos básicos de homossexuais. Embasaram esta investigação os trabalhos de Fairclough (2016), Van Dijk (2008) e Thompson (1990), no tocante às noções de discurso e modalização, poder e ideologia. A metodologia compreendeu o raciocínio dedutivo, desdobrado em uma pesquisa de cunho aplicado, tendo como técnicas de investigação a coleta e a transcrição do corpus e o exame da categoria modalização e seus efeitos ideológicos nesse texto. Este trabalho é relevante por aplicar um quadro teórico discursivocrítico a um material de análise inédito, a pregação religiosa. A título social, contribui para a conscientização sobre relações assimétricas, discursivamente estabelecidas, frente a grupos minoritários. Como resultado, revelou-se uma inconsistência de interpretação dos fundamentos bíblicos referentes à origem da doutrina pentecostal: a pregação analisada, contraditoriamente ao que defende a doutrina cristã, mais se ampara em orientações judaicas, contidas nos 5 primeiros livros do Velho Testamento, do que naquelas incluídas no Novo Testamento, que registra ensinamentos de Jesus, profeta cristão, confirmando a hipótese aqui defendida.
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