Navegando por Assunto "Mergulho"
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Item Equiparação de atividade de monitoria do Projeto Poecilia: capacitação em peixes ornamentais e noções de mergulho livre e autônomo(2021-03-05T03:00:00Z) Andrade, Thiago Augusto de; Oliveira Filho, Paulo Roberto Campagnoli de; http://lattes.cnpq.br/8043850276929205; http://lattes.cnpq.br/3082948270548721A Base de Piscicultura Ornamental e Pesquisa Marinha – POPMar, é um centro de pesquisa que foi criado no ano de 1997 pelo Instituto Oceanário de Pernambuco - IOPE em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, na Ilha de Itamaracá - Pernambuco. Tendo como objetivo inicialmente realizar aulas práticas durante os semestres letivos para o curso de Engenharia de Pesca, depois contemplando outros cursos de graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE/SEDE, sobre temas referentes à grade curricular como: piscicultura ornamental, produção de alimento vivo e biodiversidade marinha. A partir do ano de 2011 começou a ser realizada durante o período de recesso universitário a Capacitação em Peixes Ornamentais e Noções de Mergulho Livre e Autônomo - Projeto Poecilia, que é um projeto de extensão criado para que os estudantes da Unidade Acadêmica de Serra Talhada – UAST/UFRPE dos cursos Engenharia de Pesca, Ciências Biológicas e Zootecnia, pudessem adquirir experiências através de aulas práticas sobre cultivo em uma piscicultura ornamental, juntamente com aulas de natação e noções de mergulho livre e autônomo. Realizar monitorias auxiliando novos alunos participantes do Projeto; fazer visitas técnicas em outras pisciculturas ornamentais e em viveiros de camarão visando despertar o interesse dos estudantes por essas áreas de atuação profissional. Conhecer outros ecossistemas como o manguezal, através de passeios pelo Rio Jaguaribe; e os recifes de arenito através de mergulhos livres nas piscinas naturais (Ilha de Itamaracá); e visitar lugares culturais e ecológicos como o Instituto Ricardo Brennand, o Parque Estadual de Dois Irmãos (zoológico), o Jardim Botânico do Recife, o Forte de Santa Cruz de Itamaracá e a cidade histórica de Vila Velha. Para que assim ao final de cada projeto os participantes retornem para suas atividades com mais conhecimentos teóricos e com experiências práticas mais aprofundadas, aumentando o interesse dos mesmos por seus cursos e auxiliando na diminuição da evasão desses discentes dos cursos de graduação.
