Navegando por Assunto "Literatura africana"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Contos africanos: a linguagem literária e a pluralidade cultural no ensino de português(2018) Santos, Adriana Martins dos; Freitas, Sávio Roberto Fonsêca de; http://lattes.cnpq.br/6320246955492429; http://lattes.cnpq.br/4069539944386419O propósito deste trabalho é vincular a literatura africana no língua portuguesa, tendo em vista que a literatura trazem seu conceito uma formação humanitária, conferindo uma afirmação da alteridade conectando todos a um universo paralelo. Ao inserir os contos africanos no ensino de língua portuguesa é possível observar como a pluralidade cultural se torna importante no desenvolvimento cognitivo do aluno, que ao entrar no mundo mágico dos contos se depara com uma diversidade inimaginável de sonhos e fantasias. Espera-se mostrar que com aimplementação,da Lei Federal 10.639/03, que estabelece a inclusão, no currículo oficial da Rede de Ensino, da temática História e Cultura Africana e Afro-Brasileira, destacando a multiculturalidade e a plurietnicidade que ocorrem na cultura brasileira, à relevância dos contos africanos no ensino básico e a possibilidade que o mesmo tem de contribuir para que se divulgue e valorize a cultura africana nas escolas, desmistificando estereótipos, a partir de ações estratégicas que desperteo interesse e a curiosidade dos estudantes, criando expectativas que se confirmarão ou não no decorrer da leitura.Enfim a finalidade deste trabalho é desvendar para o estudante, através dos contos, a riqueza da diversidade étnica e cultural e a valiosa herança a nós legada pela África e seus descendentes.Item O empoderamento da mulher na obra Hibísco Roxo(2019) Santana, Carla Drielly Costa; Santana, Paula Manuella Silva de; http://lattes.cnpq.br/2674194888709803; http://lattes.cnpq.br/8671073590176842Chimamanda Ngozi Adichie é uma autora Nigeriana de uma nova geração de escritores que estão escrevendo sobre a diáspora nigeriana e nos possibilitando conhecer a história de África pelo olhar de seu próprio povo, que antes se via emudecido pelos resquícios do sistema colonial. A obra Hibisco Roxo traz à cena o rompimento das fronteiras do espaço patriarcal ao projetar na obra um espaço de resistência. O pensamento teórico dos vários feminismos: ocidental e afrocêntrico, os estudos culturais e pós-coloniais são utilizados para análise das personagens Kambili, Amaka, Beatrice e Ifeoma. Dentre os teóricos usados para construção deste trabalho destacamos Edward Said, Frantz Fanon, Stuart Hall, Gayatri Spivak, Lúcia Zolin, Lioyd Brown e Chimamanda Adichie. Aqui, buscamos refletir, investigar e compreender quais as marcas deixadas pela colonização, as formas de opressão impostas e como se dá o processo de empoderamento contra as opressões de gênero, classe e raça por elas sofridas. Sob essa ótica, Adichie busca representar a mulher nigeriana e as dificuldades enfrentadas por elas, destacando a relação com a sociedade, a família, o casamento, no período pós-colonial.Item Silenciamento e subalternização em Americanah, de Chimamanda Adichie(2022) Alexandre, Taciana de Moura; Almeida, Sherry Morgana Justino de; http://lattes.cnpq.br/5332850255576710; http://lattes.cnpq.br/8185087523778841Este trabalho propõe uma leitura do silenciamento e subalternização da mulher negra no romance Americanah (2013), da escritora nigeriana Chimamanda Adichie. A análise privilegia a personagem principal Ifemelu, mas também se volta a discutir outras personagens femininas com intuito de ratificar a hipótese de que as mulheres negras são ainda o grupo social que mais sofrem com a estrutura social patriarcal e racista, em especial, quando se encontram na condição de imigrante, como nos mostra o enredo da obra. Para efetuar esse breve estudo, como base teórica, recorremos ao pensamento de Grada Kilomba (2019), Gayatri Spivak (2010), Angela Davis (2016), bell hooks (2015), Lélia González e Carlos Hasenbalg (1982), Julia Kristeva (1994) e, ainda, da própria Chimamanda Adichie (2019).
