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Navegando por Assunto "Leitura - Estudo e ensino"

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    A importância do texto literário nos anos finais do ensino fundamental
    (2019) Barros, Maria Maynara da Silva; Andrade, Andreia de Lima; http://lattes.cnpq.br/0479014179190017
    O presente trabalho monográfico detém-se a refletir e discutir acerca da importância do texto literário em sala de aula, como uma prática social fundamental para a inserção do indivíduo no mundo letrado, pois, o ensino de literatura contribui profundamente para a formação integral do sujeito- leitor. Portanto, é necessário pensar em atividades de leituras literárias desde o ensino fundamental, pois estas auxiliarão na formação social e cognitiva dos indivíduos, agindo no desenvolvimento da criticidade e fazendo-o compreender o mundo a sua volta. Assim, a prática da leitura literária exerce uma função social e que colabora para a formação de leitoresliterários autônomos e proficientes. Para realizar tal discussão, tomamos por base os seguintes teóricos: Candido (1995), Colomer (2007), Cosson (2006), Jouve (2012), dentre outros.
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    A revista da Escola Bíblica Dominical e as contribuições para o ensino e aprendizagem da leitura
    (2019-12-19) Beserra, Hadassa dos Santos; Silva, Fabiana Cristina da; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/5376731502521919
    A presente pesquisa buscou analisar a revista do 4º trimestre da Escola Bíblica Dominical da classe dos juniores em uma igreja da Assembleia de Deus, em relação ao Eixo Leitura do ensino da Língua Portuguesa. O trabalho está baseado teoricamente na compreensão de leitura e letramento segundo Boff (1997) e Soares (2002), nas concepções de Gadotti (2005), Gohn (2006 e 2014) e Libâneo (2001) a respeito de educação não-formal, e nas orientações para o ensino da leitura presentes na BNCC (2017). Trata-se de uma pesquisa documental de perspectiva qualitativa de acordo com Chizzotti (1998). Utilizamos um conjunto de instrumentos metodológicos pertinentes à metodologia da análise de conteúdo de acordo com Moraes (1999) e Bardin (2010). Tivemos por objetivos: descrever a estrutura da revista e sua utilização; identificar, categorizar e analisar o conteúdo das parábolas contidas na lição “As histórias de Jesus”, e sua relação com o Eixo Leitura da Língua Portuguesa presente na BNCC; e indicar como a linguagem utilizada nos textos pode auxiliar na compreensão e/ou utilização metáforas. Ao final da investigação foi possível perceber os aspectos da revista que ajudam a desenvolver habilidades para a formação de bons leitores.
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    Anúncios publicitários em sala de aula : dinamizando práticas de leituras na Educação de Jovens e Adultos
    (2020-09-11) Melo, José Jorge Lima de; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/3469251249899447
    Este relato de experiência teve como objetivo principal a busca de estratégias adequadas para o desenvolvimento da habilidade de leitura de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em salas de aula de língua portuguesa. Sabendo que a EJA enfrenta dificuldades no desenvolvimento escolar , o trabalho com textos curtos, mas que fomentem a reflexão e a leitura de imagens e discuros se mostrou uma ótima estratégia para a promoção de debates e ampliação da competência leitora. Assim, entre as propostas didáticas, a escolha do material considerou anúncios publicitários impressos que apresentam a intergenericidade como propósito para a divulgação um produto ou serviço, o que, em tese, necessita de conhecimentos prévios, leitura do contexto de leitura e produção assim como de conhecimento do mundo. O quadro teórico para este trabalho está baseado na Linguísitca Sistêmico-Funcional com base em Halliday (2004) e Soares (2020) apontam que a linguagem realiza três funções principais : a ideacional, a interpessoal e a textual as quais permitem o uso da língua em situações diversas , organizando o discurso e as interações sociais. A experiência com sala de aula mostrou que os estudantes passaram a se interessar pela leitura e conseguiram fazer inferências qualitativas a partir de discussões orientadas para as funções da linguagem.
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    Como uma professora do 3º ano do ensino fundamental organiza suas atividades para o processo ensino aprendizagem da leitura?
    (2017) Freitas, Caroline Vieira de; Cabral, Ana Catarina dos Santos Pereira; http://lattes.cnpq.br/7731108870085614
    O presente trabalho teve como objetivo analisar a prática de uma professora do 3º ano do Ensino Fundamental, a fim de identificar as contribuições para o processo de ensino e aprendizagem da leitura. Mais especificamente identificar e analisar o que a professora fez para o ensino da leitura; analisar o que a professora pensa sobre o processo de ensino aprendizagem da leitura; mapear e analisar os recursos didáticos utilizados pela docente para o ensino da leitura. Para isso, utilizamos como instrumento para coleta dos dados entrevista semiestruturadas e 8 observações ao longo do ano de 2017. Verificamos que a professora realiza um trabalho sistemático em relação ao ensino da leitura, priorizando textos da ordem do narrar, tais como: conto, história e fábula. Diariamente, após o recreio, realiza a atividade de leitura deleite com os alunos, e nestes momentos os ajuda a refletir sobre diferentes estratégias de leitura . Além disso, semanalmente, os alunos são levados à biblioteca, com a ajuda da docente para ler um livro. Podemos concluir que apesar de haver alunos que ainda não estão alfabetizados, há uma preocupação da docente em formar leitores de textos.No referencial teórico foram abordados os seguintes temas: O que é leitura? E o processo de ensino aprendizagem da leitura. A abordagem teórica foi feita a partir de Bamberger (1987), Brandrão(2006), Cardoso e Pelozo(2007), Carleti (2007), Colomer e Camps(2002), Kleiman (1995), Oliveira e Queiroz (2009), Souza(2010).
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    Leitura na sala de aula nos anos finais do ensino fundamental: da teoria à prática
    (2022-05-25) Silva, Gisele Daniele da; Silva, Fátima Soares da; http://lattes.cnpq.br/7598291218130743
    Esta pesquisa teve como objetivo analisar as abordagens utilizadas pelos professores nas salas de aula para o incentivo à prática da leitura, partindo das orientações propostas na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL,2017) do ensino fundamental para os anos finais. Para tanto, esse estudo apoiou-se em alguns teóricos, entre eles, Bagno (2007); Freire (2003); Soares (2002); Solé (1998); Travaglia (1998), entre outros. Na primeira fase da pesquisa foi realizada uma análise documental da Base Nacional Comum Curricular, a fim de observar as competências e habilidades propostas para as turmas de 9º ano do ensino fundamental. Na segunda fase da pesquisa foi realizada a coleta de dados por meio de uma entrevista semiestruturada à docente de duas turmas e questionários aplicados aos estudantes dessas turmas de uma escola pública de um povoado no município de Flores em Pernambuco, com o intuito de analisar se as propostas presentes na BNCC estavam sendo contempladas dentro da sala de aula. Ficou evidente, diante da análise dos dados que existe ainda a necessidade de um ensino de leitura significativa que contribua para a formação de um leitor que, realmente, compreende aquilo que lê.
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    Letramento escolar e letramento social: convergências ou divergências no contexto escolar?
    (2019) Silva, Edla Clarisse Dantas da; Ogliari, Marlene Maria; http://lattes.cnpq.br/2205083696463820
    Os estudos atuais sobre a Língua Portuguesa provocaram e provocam várias discussões sobre o ensino dessa disciplina e entre eles destacam-se aqueles que se voltam para a temática sobre os letramentos. Nessa temática se encontram também uma discussão sobre a relação que deve ocorrer entre o letramento escolar e o letramento social. A conceituação de letramento escolar e letramento social decorre da compreensão de que as ações e funções do ler e do escrever variam de acordo com o contexto em que ocorrem as práticas de leitura e escrita. Com base nessa perspectiva de estudo do letramento, nos propomos a realizar um estudo para conhecer se existia uma relação entre as práticas de letramento escolar e as práticas de letramento social de uma comunidade escolar, incluindo alunos, professora, pais de alunos e demais integrantes desse contexto. Buscamos identificar que eventos e práticas de leitura e escrita eram efetivadas por eles, dentro e fora dos muros da escola e que concepções tinham sobre a função social da escola. A base teórica foi constituída por leituras feitas em: SOARES (2004,2008), ROJO (2009), TFOUNI (2010), KLEIMAN (2008, 2010), STREET (2014), TERRA (2013), PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN, 1997), PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO (2014), YOUNG (2007). Caracterizamos a nossa pesquisa como de campo com abordagem qualitativa (MARCONI; LAKATOS,2011,p.69). Esse estudo nos trouxe a certeza de que as práticas de leitura e de escrita são específicas de cada contexto e que a exigência para que haja convergências entre essas práticas, principalmente quanto à ancoragem dessas práticas, está longe de se concretizarem.
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    O gênero histórias em quadrinhos como recurso na aula de língua portuguesa
    (2019) Medeiros, Heloisa Karla Guilherme de; Santos, Sulanita Bandeira da Cruz; http://lattes.cnpq.br/9012661375569097; http://lattes.cnpq.br/6811800497475912
    O presente artigo se configura como um relato de experiência, cujo objetivo é promover uma reflexão sobre a utilização das Histórias em Quadrinhos (HQs) como recurso na aula de Língua Portuguesa, visando o estudo da linguagem verbal e não verbal e o estímulo à leitura. Para isso, foi usado como recurso metodológico a aplicação de uma oficina numa turma do 6º ano da Educação de Jovens e Adultos. A oficina incluiu a leitura e a interpretação de uma história em quadrinho e uma abordagem voltada para as características desse gênero, além de orientações para a sua elaboração. Percebemos que a leitura desse gênero facilitou a abordagem e a compreensão quanto ao estudo da linguagem verbal e não verbal e proporcionou motivação para a produção textual do gênero em questão.
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    Os gêneros textuais e o ensino da leitura e da escrita na EJA
    (2018-12-20) Silva, Érica Cristina Pereira da; Santos, Carmi Ferraz; http://lattes.cnpq.br/2322696001671542; http://lattes.cnpq.br/9275904435223285
    Este trabalho aborda a temática do letramento no contexto da Educação de Jovens e adultos – EJA. Nele buscou-se analisar como os gêneros textuais estão incluídos no processo de ensino da leitura e da escrita em uma turma da EJA. Essa pesquisa tem as características de um estudo de caso, e centrou-se na observação do trabalho pedagógico desenvolvido por uma professora, de uma instituição privada. A partir destas observações, propomos algumas reflexões acerca do uso dos gêneros textuais no ensino da língua. Soares (1998), Marcuschi (2002) e Santos (2006) são alguns dos teóricos fundamentais que foram utilizados para discutir e conceituar o fenômeno investigado. Os resultados apontam alguns conflitos teóricos e metodológicos que surgem na tentativa da professora de aproximar sua prática das teorias do letramento. No entanto, observa-se, ainda que de modo muito sutil, uma prática de ensino da língua escrita que busca promover um diálogo sobre aspectos sociais e funcionais dos textos.
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    Práticas de leitura com crianças de 0 a 3 anos em uma creche municipal do Recife
    (2019-11-28) Araujo, Marillia Maria dos Santos; Santos, Carmi Ferraz; http://lattes.cnpq.br/2322696001671542; http://lattes.cnpq.br/6341789909696311
    É de conhecimento que o envolvimento em práticas de leitura traz contribuições para o indivíduo leitor, contribuições em diferentes aspectos como no desenvolvimento do letramento, na aquisição da linguagem, na apropriação cultural, na ampliação da capacidade crítica e das visões de mundo, além das contribuições na constituição de sujeitos ativos na sociedade. Portanto, é de suma importância que tais práticas sejam vivenciadas desde a Educação Infantil, especificamente com as crianças das creches, as quais, mesmo que pequenas, são capazes de se envolver em práticas leitoras, de desfrutar e de adquirir conhecimento através das leituras. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo analisar a prática pedagógica em uma creche municipal do Recife, a fim de verificar a presença ou não de atividades de leitura com crianças de 1 a 3 anos. Para fundamentar o trabalho, o referencial teórico apresenta discussões sobre a história e as políticas públicas da educação infantil, sobre as concepções de leitura e as práticas de leitura em creches, bem como discussões sobre os estabelecimentos de documentos oficiais para a realização de práticas de leitura em creches. Como metodologia assumiu-se a natureza qualitativa, realizada por meio de um estudo de caso no grupo 2 em um CEMEI do Recife. A coleta de dados se deu por meio de observações e entrevista com a professora do grupo 2. Os resultados apontaram que as atividades de leitura são frequentes no grupo 2, mostraram também que a professora da turma compreende a importância da realização de tais práticas com essas crianças, bem como revelou que as crianças têm interesse pela leitura e em participar de atividades de leitura coletiva e individual. Este trabalho possibilitou-nos perceber a realização de diferentes atividades leitoras no grupo pesquisado, atividades significativas, com finalidade na leitura, no prazer de ler, atividades que consideram a autonomia das crianças, para a constituição de leitores ativos, que atribuem significado ao que leem.
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    Práticas de leitura e o tratamento da heterogeneidade: os saberes e fazeres de uma professora dos anos iniciais do ensino fundamental
    (2025-07-16) Leite, Renata da Silva; Souza, Sirlene Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/9608639713920207; http://lattes.cnpq.br/7106126368088282
    A presente pesquisa analisou as práticas de ensino de leitura de uma professora alfabetizadora que atuava em uma turma de 3º Ano, Ensino Fundamental no município de Recife, no tocante ao trabalho com as heterogeneidades de conhecimentos de seus alunos com esse eixo. Para tanto, identificamos o que a professora pensava sobre heterogeneidade e ensino de leitura, descrevemos sua prática pedagógica e suas estratégias de mediação. O referencial teórico articulou as contribuições de Soares (2008, 2017, 2022), que enfatiza o letramento como prática social, a perspectiva de Leal (2005, 2006, 2013; 2022) sobre as múltiplas dimensões da heterogeneidade (cognitiva, econômica, cultural e afetiva), e de Leal, Souza e Silva (2020), acerca de intervenções pedagógicas, ou seja, ações deliberadas do professor que buscavam ajustar o ensino às necessidades específicas dos alunos. Ancorados na abordagem qualitativa da pesquisa, realizamos observações participantes na sala de aula da professora investigada, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionário com a mesma. Os resultados apontaram que a professora possuía um amplo entendimento acerca das heterogeneidades presentes na sua turma, tanto no que diz respeito aos conhecimentos sobre a leitura, como em relação às questões sociais e econômicas, levando-a a promover atividades de leitura diversificadas, que valorizavam o contexto sociocultural dos estudantes. Os dados apontaram que a docente, em busca de tratar a heterogeneidade da turma, buscava formar grupos de alunos com diferentes níveis de conhecimentos em relação a leitura, com o objetivo de fazê-los avançar nos seus conhecimentos e alcançar a autonomia na leitura, promovia atendimentos aos alunos de forma individualizada e realizava correções coletivas, ajustadas às necessidades de cada um. Por fim, os dados colocaram em evidência que as suas escolhas textuais e estratégias de acolhimento demonstravam a sua sensibilidade às desigualdades socioeconômicas, aos diferentes níveis de conhecimento e às dimensões afetivas dos estudantes. Esse conjunto de movimentos da docente revelou alinhamento com a perspectiva do alfabetizar letrando (Soares, 1998), por ter promovido autonomia, criticidade e avanços concretos nos níveis de leitura, além de apontar caminhos para que a escola reconheça e trabalhe de forma sistemática as diversidades em sala de aula.
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    Uma abordagem de Game Learning Analytics para identificação de habilidades de leitura e escrita no ensino infantil
    (2018) Oliveira Neto, José Rodrigues de; Rodrigues, Rodrigo Lins; Amorim, Américo Nobre Gonçalves Ferreira; http://lattes.cnpq.br/7962263612352589; http://lattes.cnpq.br/5512849006877767; http://lattes.cnpq.br/3879751025550218
    O poder que os vídeo games têm de capturar atenção de seus jogadores trouxe consigo a ideia de usá-los tendo como objetivo principal o reforço no aprendizado na educação. Estudos recentes demonstram que é possível analisar as interações dos jogadores com tais jogos, chamados de Serious Games, para tirar conclusões e mensurar o aprendizado obtido durante a interação com tais jogos. Dado esse contexto, este se propõe a fazer uma análise de dados obtidos a partir da interação de jogadores com um dos jogos, dentre 20, aplicados durante uma pesquisa que comprovou o impacto positivo deles no desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita de crianças de 4 anos de idade. Foram selecionados três classificadores: Naive Bayes, Support Vector Machines (SVM) e Regressão Logística, que foram treinados com os dados resultantes da interação desses jogadores com o jogo e demonstrada a taxa de acerto de cada um dos classificadores. Além disso, este trabalho também faz uma análise das interações consideradas mais relevantes na classificação de um dos modelos, encontrando relações entre as palavras propostas como desafio no teste e às presentes no jogo, levantando reflexões que podem ser levadas em consideração durante a produção de um jogo educacional que objetive aperfeiçoar habilidades de leitura e escrita de crianças no ensino infantil.
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