Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Língua inglesa - Pronúncia"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Crenças de professores em formação sobre o papel da pronúncia nas aulas de inglês
    (2019) Silva, Andréa Lopes da; Cavalcanti, Larissa de Pinho; http://lattes.cnpq.br/7660087236639667; http://lattes.cnpq.br/8452905419572061
    O presente trabalho tem como objetivo principal a investigação das crenças dos alunos de curso de licenciatura plena em Letras da UFRPE – UAST sobre o papel da pronúncia nas aulas de inglês. Este estudo visa agregar contribuições para os trabalhos acerca das crenças que tratem especificamente do papel ou ensino de pronúncia da língua inglesa. Buscamos aqui identificar que crenças são essas que os futuros professores constroem e mantêm sobre a própria variante, se elas se relacionam ou são influenciadas pelo uso de uma variante hegemônica. Para tanto, partimos do conceito de crença em diversas áreas do conhecimento (BOTASSINI, 2015; FONTAINE, 1998; GUIMARÃES; 2010; LALLANDE, 1976; NESPOR, 1987; ROKEACH, 1968, 1976) até chegarmos às discussões que se restrinjam às crenças sobre o ensino aprendizagem de línguas sob a perspectiva da Linguística Aplicada (BARCELOS, 2004). Com base nos trabalhos de Barcelos (2000) e Pajares (1992), nos dedicamos ainda à discussão sobre as crenças de professores e como elas podem influenciar a prática desses profissionais. No que diz respeito ao ensino de pronúncia, fizemos uma discussão sobre os conceitos de inteligibilidade e compreensibilidade fundamentada nas definições de Nelson e Smith (1985), Derwing, Munro e Wiebe (1998), Derwing e Munro (2015) e Alves (2015). Ainda que de forma breve discutimos também a literatura a respeito das crenças de professores sobre o ensino de pronúncia, tomando como base principal o trabalho de Shah et al (2017), que trata da carência de pesquisas sobre o tema em questão. Para a realização deste estudo realizamos 10 entrevistas com discentes da UFRPE – UAST que cursavam as disciplinas de ESO (Estágio Supervisionado Obrigatório) I, II e III. Duas dessas entrevistas foram descartadas por divergirem do tema da pesquisa, e as oito que restaram serviram de dados para a análise e discussão das crenças desses estudantes sobre o ensino do componente fonético-fonológico em estudo. Os resultados apontam que professores em formação cursando Letras na UAST acreditam na importância de ensinar pronúncia, direta ou indiretamente, porém também acreditam nas variantes hegemônicas como referências.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O ensino da habilidade de compreensão auditiva em língua inglesa: abordagem teórico-prática para graduandos de licenciatura em letras
    (2018-08-10) Souza, Swianne da Silva Dias; Lopes, Diana Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/9825478087460880; http://lattes.cnpq.br/9372689012125207
    A presente pesquisa objetiva ressaltar a importância de se trabalhar os aspectos teóricos e práticos sobre o ensino da habilidade de compreensão auditiva em Inglês como língua estrangeira, junto aos graduandos do curso de Licenciatura em Letras. Com o intuito maior de auxiliá-los em sua formação acadêmica, objetivamos, em última instância, oferecer-lhes uma capacitação complementar, a fim de contribuir em sua formação acadêmica, para que se tornem docentes de língua inglesa como língua estrangeira, aptos a conduzir seus próprios processos de ensino-aprendizagem da compreensão auditiva na referida língua, de forma mais sistemática, motivacional, consciente e segura. Para tanto, implementamos um projeto, na forma de oficina extracurricular, voltada para a apresentação de algumas teorias e estratégias para o ensino da compreensão auditiva em inglês, a um grupo de alunos voluntários (licenciandos em Letras). A estes licenciandos, sujeitos focais da pesquisa, foi oferecida a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre as bases teóricas, que respaldam a condução de processos de ensino-aprendizagem da compreensão auditiva em língua inglesa. Essa pesquisa foi fundamentada, dentre outras, nas ideias de autores como J.J. Wilson (2008); Brown (1994); Lopes (1996); Oliveira (2014); Goh (2003), que discorrem sobre as possibilidades de tornar o ensino da compreensão auditiva em inglês, um processo mais produtivo, prazeroso, eficiente e eficaz. A metodologia de trabalho, eleita para implementação do projeto, constituiu-se em uma oficina teórico-prática para o aperfeiçoamento da habilidade do ensino da compreensão auditiva na língua-alvo, voltado para um grupo de voluntários, licenciandos em Letras (Português-Inglês), pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG). Trata-se, pois, de uma pesquisa de cunho fundamentalmente qualitativo, vinculada à área da linguística aplicada ao ensino de línguas estrangeiras. Os resultados da pesquisa nos levaram a acreditar que, devido ao fato de que o processo de ensino-aprendizagem da habilidade de compreensão auditiva seja frequentemente negligenciado ou, até mesmo, ignorado por parte de alguns docentes de inglês, os professores em formação nos cursos de Letras deveriam ser contemplados com uma grade curricular, na qual também fosse objetivada a efetiva prática de ensino da referida habilidade na língua-alvo.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão