Navegando por Assunto "Língua Portuguesa - Estudo e ensino"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item O eixo oralidade no livro didático de língua portuguesa do ensino médio(2025-01-24) Melo, Maria de Lourdes Félix Correia de; Silva, Silvio Profirio da; http://lattes.cnpq.br/5845735905741597; http://lattes.cnpq.br/3178663388404436Este estudo tem como objetivo geral investigar o tratamento dado ao eixo oralidade no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Como objetivos específicos, pretendemos: (I) conhecer o espaço dado ao eixo oralidade no livro didático Multiversos: Língua Portuguesa – Ensino Médio; (II) identificar o tratamento dado aos gêneros orais nesse livro didático. Para realização deste estudo, recorremos à pesquisa documental, tendo como procedimentos metodológicos: a revisão de literatura, a análise documental e a descrição das informações. Os resultados apontam que o livro didático analisado carece de atividades que instiguem a reflexão do alunado em relação às especificidades e particularidades da modalidade oral da linguagem, como: aspectos prosódicos, entonação, turnos de fala, tópicos discursivos, marcadores conversacionais, entre outros. Além disso, tal livro didático apresenta poucos exemplares de gêneros orais. Ou seja, uma pequena quantidade de gêneros orais é contemplada nesse manual.Item Os gêneros textuais e o ensino de língua portuguesa: desafios e possibilidades pedagógicas. Mapeamento sistemático de literatura(2024-12-20) Estevam Sobrinho, Jucilene; Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo; http://lattes.cnpq.br/5560834728346049; http://lattes.cnpq.br/1593451484692816O presente artigo é resultado de um Mapeamento Sistemático de Literatura, que analisou trabalhos científicos produzidos em Língua Portuguesa, referente ao tema: gêneros textuais, os desafios e as possibilidades para o ensino da Língua Portuguesa. Para tanto, realizamos um roteiro de busca com critérios de inclusão e exclusão, por meio de um mapeamento bibliográfico em dois repositórios científicos digitais específicos: Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD – Brasil), SciELO – Brasil (Scientific Electronic Library Online). O artigo buscou compreender quais são as perspectivas teórico-metodológicas que os autores têm sobre gêneros textuais e como eles – “os gêneros” - podem contribuir para o ensino da Língua Portuguesa. Desta forma, foi intuito deste artigo, realizar toda uma pesquisa investigativa por meio do MSL sobre o gêneros textuais, que são ricos objetos de ensino, bem como proporcionar um estudo reflexivo que auxilie os professores a estudarem e aperfeiçoarem sua ação docente para um ensino de Língua Materna que amplie e aperfeiçoe a competência comunicativa dos estudantes.
