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    “A mulher no século XX”: Plínio Salgado e a idealização feminina na ação integralista brasileira
    (2024-02-28) Silva, Maria Eduarda Nascimento da; Silva, Giselda Brito; http://lattes.cnpq.br/2327404253426354; http://lattes.cnpq.br/1418185806600516
    Este trabalho historiográfico busca entender a visão do chefe integralista Plínio Salgado sobre a questão da mulher dentro do contexto da AIB a partir da obra “A Mulher no Século XX” (publicada em 1949) levando em consideração o papel feminino na sociedade da década de 1930, marcado pela ideia de mulher como mãe e esposa, sob a lente metodológica da Análise do Discurso. Ainda, buscaremos comparar a idealização feita na obra de 1949 com a presença feminina no documento fundador do movimento (Manifesto de Outubro de 1932) e a atuação das mulheres na Ação Integralista Brasileira a partir da análise jornalística do Jornal A Offensiva. Esperamos, a partir dessa pesquisa, confirmar a influência da Igreja e dos ideais conservadores, tanto nos preceitos aos quais Plínio Salgado utiliza como base quando funda o Movimento Integralista Brasileiro, quanto na própria atuação das mulheres integralistas, também conhecidas como blusas-verdes ou plinianas.
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    Papel das mulheres na ação integralista (1932 – 1937)
    (2018-08-17) Melo, Gildete Pereira Tavares de; Silva, Giselda Brito; http://lattes.cnpq.br/2327404253426354
    Em 1932 surge no Brasil o movimento integralista, sob a liderança de Plínio Salgado, que se pautava em três conceitos: “Deus, Pátria e Família”. A proposta deste movimento consistia em uma sociedade baseada no Estado integral. O grupo tinha como objeto norteador a concepção de que o Estado não deve ser somente o governo, a administração de um país, mas, antes de tudo, um povo unido pela língua e religião, logo, a nação e o Estado devem se integrar para um mesmo fim, caracterizando um movimento nacionalista, típico da primeira metade do século XX. Este trabalho tem como objetivo destacar o papel das mulheres no movimento, no estado de Pernambuco, entre os anos de 1932 a 1937, e suas ações assistencialistas e na educação em Pernambuco. Em nossa perspectiva, procuramos mostrar que as mulheres integralistas tiveram um tipo de atuação política e social, dentro dos objetivos do movimento de cunho familiar e tradicional. Enquanto movimento conservador e tradicional, entendemos que o Integralismo abriu algum espaço para atuação das mulheres na vida política do país, se considerarmos que nos anos 1930 as mulheres ainda lutavam para ter participação política. Neste sentido, podemos dizer que Plínio Salgado esteve à frente de seu tempo, ainda que estas mulheres fossem à vida política para defender os ideais conservadores da época. O Integralismo possibilitou que as mulheres educassem para a participação política, quando atuaram na alfabetização para o povo, obviamente em defesa de Plínio Salgado. Aqui não estamos questionando suas ideologias, mas, o espaço que a AIB abriu para a mulher na vida política dos anos 1930, quando elas ainda nem podiam votar.
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