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    As transgressões dos valores sociais no Brasil colonial: reflexões sobre a mulher no romance Os Rios Turvos de Luzilá Gonçalves
    (2023-09-20) Melo, Marliane da Silva; Almeida, Sherry Morgana Justino de; http://lattes.cnpq.br/5332850255576710; http://lattes.cnpq.br/9231558942685188
    O presente trabalho propõe uma reflexão acerca da mulher no contexto social e os valores que são construídos na Inquisição e no Brasil Colônia em Os Rios Turvos (1993) da escritora e pesquisadora pernambucana Luzilá Gonçalves Ferreira. A análise focaliza a personagem Filipa Raposa, considerando os posicionamentos que foram impostos pela sociedade patriarcal, os quais são descritos nos eventos que aconteceram ao decorrer da narrativa. Analisa-se também o personagem Bento Teixeira, especulando os atos que legitimam e propagam o sistema patriarcal. Como principal resultado, percebemos que a personagem Filipa Raposa se comporta de maneira contrária à época. Para tal análise, usamos como base teórica o pensamento de Carr (1976), Tynianov (1976), Souza (2006), Gonçalves (1995), Ricoeur (2010), Brait (1990), Del Priore (2011), Araújo (2011) e Hanner (2003)
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    Entre a fé e a heresia: o jogo dúbio do padre Manoel de Moraes preso pela Inquisição Portuguesa no século XVII
    (2023-04-15) Santos, Rafaela Silva dos; Abril, Victor Hugo; http://lattes.cnpq.br/7978574619584394; http://lattes.cnpq.br/0104430823138126
    Este artigo propõe evidenciar a trajetória de vida do Padre Manoel de Moraes através dos caminhos opostos seguidos por ele. Diante da análise do seu processo, transcrito e localizado na Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro, busca-se compreender como as atitudes dele contribuíram para que fosse expulso da Companhia de Jesus e preso pela Inquisição Portuguesa. Destaca-se a relevância dos arquivos inquisitoriais para se ter conhecimento sobre Moraes e as atividades desempenhadas por ele enquanto vivia entre a Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e as províncias dos Países Baixos no século XVII. Além disso, reconhecer a relevância dos arquivos inquisitoriais para entender como estava estruturado o funcionamento da Inquisição Portuguesa, quem eram os indivíduos processados e como eles se relacionavam com a fé e a heresia.
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    Produto didático: Jogo Sinfonia da Inquisição - o RPG como ferramenta empática no ensino de História
    (2019-12-16) Silva, Rodrigo Sousa da; Barbosa, Lúcia Falcão; http://lattes.cnpq.br/5667594441132627; http://lattes.cnpq.br/3143685649199466
    O trabalho de conclusão de curso em questão trata-se de um produto didático: Sinfonia da Inquisição: o RPG como ferramenta empática no ensino de História. Nosso objetivo foi produzir um jogo sobre a inquisição no Pernambuco quinhentista, especificamente o caso de Felicia Tourinho e, a partir dele, estimular a empatia histórica (LEE, 2006). Nesse caso, o uso do RPG como linguagem alternativa para o ensino de história visou trazer para mais perto dos estudantes temáticas e assuntos que são considerados por eles tão distantes de sua realidade. Ao invés da história fixa, acabada e inalcançável – fruto das aulas marcadamente verbalistas ainda muito presentes no cotidiano escolar, através de uma linguagem lúdica, visamos estimular a imersão dos estudantes na História, ao se travestirem de personagens históricos. E, desta forma, aproximar alunos e professores do tema que estão estudando, colocando em suas mãos o poder de decisão e escolha de quais atitudes tomar, vivendo, por uma aula, os dramas históricos vividos pelas personagens que, de outra forma, pareciam tão longínquas.
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